A saúde mental na velhice, especialmente entre mulheres, é o tema central do novo romance Ela Vai Queimar Se Ficar Aí, da jornalista e escritora Bruna de Lara. Publicado pela Editora Patuá, a obra tem como ponto de partida a história real da avó da autora, que morreu após um episódio grave de depressão não diagnosticada durante a pandemia.
A narrativa se constrói a partir da trajetória da personagem Cármen Corrêa, acompanhando sua vida desde a juventude até a velhice, e revelando os impactos psicológicos acumulados ao longo de décadas por meio das perspectivas de seis familiares. Ao trazer o tema à ficção, a autora pretende contribuir para o debate sobre saúde mental em uma faixa etária frequentemente negligenciada nas políticas públicas e nas representações literárias.
Segundo dados mencionados no material de divulgação do livro, a taxa de suicídio entre idosos no Brasil é 47% maior do que a média da população geral. Ainda assim, segundo a autora, as idosas seguem à margem das discussões sobre sofrimento psíquico. Entre os obstáculos estão a resistência ao diagnóstico da depressão como doença, a minimização dos sintomas por familiares e a confusão entre sinais depressivos e quadros neurocognitivos.

“Reconstruir sua história acentuou como o acúmulo de uma vida inteira de micro e macroagressões machistas pode nos levar ao colapso. Sou jornalista e cubro questões de gênero há anos, mas isso nunca havia ficado tão claro para mim – assim como o fato de conhecermos tão pouco as mulheres que ousamos tratar apenas como avós”, declarou Bruna de Lara.
A autora relata que o processo de escrita do romance surgiu como uma forma de lidar com o luto após a morte da avó. “Preenchi os espaços em branco da sua trajetória com o que estava ao meu alcance: a ficção”, afirmou. A história narrada na obra é baseada em um episódio ocorrido durante a pandemia, quando sua avó, aos 75 anos, tirou a própria vida utilizando uma arma antiga do marido. A mulher não teria lembrança do incidente e faleceu no hospital poucas horas após uma cirurgia.
A edição conta com 192 páginas e traz um texto de orelha assinado por Camila Maccari, autora premiada pelos romances Dias de se fazer silêncio e Infinita, publicados pela Autêntica Contemporânea.
Compre: Amazon.
Este post contém links de afiliados. Comprando através dos links podemos receber comissões pelas vendas. Isto ajuda a manter o site no ar.


