O Bote de Teatro dará início à temporada de acessibilidade em 2024 com a peça Salto, que será apresentada no Teatro Hermilo Borba Filho, no centro do Recife, nos dias 6 e 7 de agosto, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteira do teatro uma hora antes das apresentações ou online via Sympla.
Para garantir a inclusão, 10% dos ingressos são reservados para a comunidade do Pilar e 10% para pessoas trans. A classificação etária é a partir de 16 anos, devido ao uso de entorpecentes, nudez e linguagem imprópria.
A peça contará com tradução em Libras, atividade sensorial e autodescrição a partir das 19h, e assistência de profissionais especializados. A infraestrutura do teatro inclui banheiros acessíveis e rampas, além de uma parceria com o programa Pernambuco Conduz para oferecer transporte adaptado para pessoas com deficiência. O PE Conduz disponibiliza veículos adaptados e acessíveis, garantindo uma locomoção tranquila para o público com comprometimento da mobilidade. As inscrições para o transporte acessível podem ser feitas pelo formulário online.
Priscila Siqueira, coordenadora de acessibilidade do projeto e fundadora da Vale PCD, destacou a importância da inclusão: “Estamos proporcionando uma experiência imersiva para deficientes visuais, com visitas guiadas onde pessoas cegas e de baixa visão podem explorar as texturas, temperaturas das luzes, figurinos, conhecer o elenco e o espaço cênico por meio do tato, assim como disponibilizamos transporte acessível para buscar as pessoas com deficiência, com acompanhamento profissional neste ponto de encontro, facilitando o acesso ao teatro e possibilitando uma vivência tranquila e segura”.
“Nosso compromisso é criar um ambiente inclusivo onde todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, possam desfrutar plenamente de nossas produções. Acreditamos que a acessibilidade não é apenas uma série de ações, mas uma parte essencial da nossa missão, sendo uma responsabilidade contínua. O que estamos fazendo é um progresso e continuaremos buscando maneiras de melhorar e expandir nossas práticas de acessibilidade”, afirma Pedro Toscano, membro do Bote de Teatro.
- Leia também: O teatro em plena expansão da companhia Bote
A peça Salto é uma adaptação do clássico Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, e aborda temas de rompimento com a opressão e busca por uma nova realidade. A produção é financiada pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio da Prefeitura do Recife. A trilha sonora original é de IDLIBRA, com operação ao vivo da DJ Nadejda Maciel.
Inês Maia, integrante do elenco, enfatizou a importância da diversidade: “Como um grupo teatral LGBTQIAPN+, nos esforçamos para criar um ambiente onde todas as identidades e experiências são respeitadas e celebradas. Nosso compromisso com a inclusão é um reflexo da composição do elenco, que inclui profissionais de diversas origens e identidades”.
Desde sua estreia em 2021, Salto tem circulado nacionalmente, incluindo apresentações no Recife e em Belo Horizonte.
Serviço:
Salto com acessibilidades | Bote de Teatro
Datas: 6 e 7 de agosto de 2024
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Horário: 20h
Classificação etária: 16 anos de idade
Gratuito (Retire o ingresso online | via Sympla)
Observação: 10% dos ingressos são para pessoas da comunidade do Pilar, no centro recifense, e 10% para pessoas trans