Björk defende independência da Groenlândia após ameaças de Trump

Em publicação nas redes sociais, cantora liga apoio à emancipação do território a comentários do presidente dos EUA sobre anexação

bjork
Foto: Santiago Felipe/Divulgação.

A cantora islandesa Björk publicou na última segunda (5) um texto em sua conta no Instagram em que manifesta apoio à independência da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, em resposta a declarações recentes do presidente Donald Trump sobre a possibilidade de anexação pelo Estados Unidos.

Trump voltou a ameaçar invadir a Groelândia após o sequestro de Nicolás Maduro por forças militares estadunidenses no último sábado (3). O presidente dos EUA disse que existe um “interesse estratégico”, como citado pela The Atlantic. “Precisamos da Groelândia, com certeza. Precisamos [dela] para defesa”.

Na postagem, Björk escreveu que deseja “toda a bênção aos groenlandeses em sua luta pela independência” e afirmou que a ideia de ir “de um colonizador cruel para outro” é “brutal demais para até imaginar”, conectando o posicionamento à história de colonização do território pelos dinamarqueses.

Björk também citou o exemplo da Islândia, que conquistou sua independência da Dinamarca em 1944, e mencionou casos históricos envolvendo políticas dinamarquesas que afetaram a população groenlandesa.

O primeiro-ministro groenlandês e a primeira-ministra da Dinamarca responderam aos comentários de Trump rejeitando qualquer ideia de venda ou anexação do território, afirmando que a Groenlândia não está “à venda” e que os direitos do povo groenlandês devem ser respeitados.