O escritor Pedro de Luna prepara o lançamento de sua nona biografia, desta vez abordando os 40 anos da banda Mundo Livre S/A, ícone do manguebeat. O livro tem como intenção traçar toda a trajetória do grupo, desde suas origens até os dias atuais, destacando viagens, clipes, conquistas, desavenças e o contexto da cena musical.
A banda, formada por Pedro e os irmãos Fabio (baixo) e Tony (bateria), celebra também em setembro os 30 anos do lançamento de seu primeiro disco, Samba Esquema Noise, lançado em 1994 pela Banguela Records, gravadora independente dos Titãs na Warner, com produção de Carlos Eduardo Miranda e Charles Gavin.
Originária de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, o Mundo Livre S/A foi pioneiro em difundir a música mangue, ao lado de Chico Science e Nação Zumbi. As duas bandas estrearam em disco no mesmo ano e se apresentaram juntas em Nova Iorque, em 1996. Após a morte de Chico, a parceria entre elas continuou em projetos como a Orquestra Manguefônica e no álbum Mundo Livre S/A vs Nação Zumbi.
Ao longo de quatro décadas, o Mundo Livre S/A conquistou dois prêmios Troféu APCA e foi eleito Melhor Grupo na 23ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Suas letras engajadas marcaram presença desde os primórdios, destacando-se por posicionamentos políticos e sociais.
O autor Pedro de Luna realizou 75 entrevistas para a biografia, incluindo ex-integrantes e atuais membros da banda, bem como outros músicos e figuras importantes do cenário musical. Entre os entrevistados estão Otto, China, Cannibal, Karina Buhr, Fabio Trummer, Mario Caldato Jr, entre outros.
A biografia está em fase final de produção e será lançada de forma independente pela Ilustre Editora. Para viabilizar o projeto, Pedro de Luna lançou uma campanha de financiamento coletivo. Todos os leitores que adquirirem a biografia através dela receberão um exemplar com direito ao seu próprio nome nos agradecimentos.
O lançamento está previsto para o início de setembro, com o primeiro evento acontecendo em São Paulo.