Bel Medula lança novo disco e livro de poemas

O livro reúne poemas e reflexões sobre o processo artístico

bel medula Credito Nathalia Striebel 0213 1
Foto: Nathalia Striebel/Divulgação.

A cantora, compositora e pianista Bel Medula lança o álbum Fermentação, terceiro ato de sua tetralogia dedicada à canção e à palavra. O disco é acompanhado pelo livro Metodologia do Encantamento, publicado pela editora Dec Studio, com poemas e exercícios criativos.

Com doze faixas, o álbum foi gravado em Porto Alegre no estúdio Pimenta Caseira, com voz e piano captados simultaneamente, sem cortes. A produção é assinada por Bel, Diogo Brochman e Luciano Zanatta (LucZan). A música de trabalho é “Tempo pra Bailinho”, parceria com Dionísio Souza, acompanhada de visualizer dirigido por Sofia Vidor.

O projeto surgiu como um show solo em 2024, dirigido por Paola Kirst. As faixas combinam improvisos vocais, releituras e composições inéditas, explorando elementos como silêncio e respiração. Participam do disco Tania Melo Neiva (cello), Nando Peters, Dionísio Souza e Kelvin Machado (contrabaixo), Sara Oliveira (voz) e LucZan (sax barítono).

A obra literária dialoga com o disco ao propor uma escuta sensível e práticas de criação. O livro reúne poemas e reflexões sobre o processo artístico.

Os lançamentos serão celebrados em eventos em Pelotas, Porto Alegre e Salvador. No dia 17 de outubro, às 19h, ocorre o lançamento do livro na Livraria Vanguarda, em Pelotas. No dia 28, a Rádio Agulha recebe a audição do álbum com participação de convidados. No dia 30, Bel apresenta o livro na Livraria Baleia, em Porto Alegre.

Em novembro, o show de lançamento do disco acontece no dia 13, às 18h, no Centro Cultural da UFRGS, com entrada gratuita. No dia 24, o livro será apresentado no Museu de Arte da Bahia, em Salvador, às 16h, em roda de conversa com Flavia Goulart Roza e Claudia Sisan.

Fermentação sucede os EPs Manifesto e Grão da Escuta, lançados em agosto de 2025, e antecipa o quarto álbum previsto para 2026. As obras reforçam a pesquisa da artista sobre a relação entre som, palavra e performance.