A Batalha da Escadaria inaugura nesta sexta-feira (11), às 18h30, a placa comemorativa em homenagem ao título de Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A iniciativa é da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), autora do projeto de lei que reconheceu a importância da manifestação para a cidade. A placa será fixada na esquina da Rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista. A data também marca os 50 anos do Movimento Hip Hop.
O movimento acontece no mesmo local onde será instalada a placa há 15 anos, reunindo artistas da periferia e oferecendo um espaço de expressão artística, discussões políticas e inclusão social.
- Leia também: Batalha da Escadaria: a força periférica do mais novo Patrimônio Cultural Imaterial do Recife
Para prestigiar a inauguração o evento, diversos artistas estarão presentes, entre eles Canibal, da banda Devotos, Roger de Renor, Zé Brow, Dj Charles, Dj Beto, Gustavo Pontual, Fabi Donas, Ozi Mc, Sofio e Dj Kbs.
Logo após a cerimônia, acontecerá uma edição especial da Batalha da Escadaria dentro da programação da abertura da “EXPO Colorindo – Arte Urbana e Conexões Territoriais”, às 20h, na Casa Zero (Rua do Bom Jesus, 227 – Recife Antigo). A exposição é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife e também será em homenagem aos 50 anos do Movimento Hip Hop. A iniciativa reúne obras marcantes de artistas do Graffiti e ficará disponível para a população até o dia 17 de agosto.