Barbarize lança filme-show “Becos da Realeza” em Recife com exibições gratuitas

Exibições acontecerão no Cine Coliseu e na Fundação Joaquim Nabuco, destacando a cultura afropernambucana e performances de artistas locais

Copia de Imagem post padrao 2 9
Foto: Ingrid Veloso/Divulgação.

O grupo Barbarize, liderado por Bárbara Vitória e YuriLumin, realizará o lançamento do filme-show Becos da Realeza, um audiovisual afropernambucano que se destaca por sua abordagem autoral e periférica. As exibições ocorrerão em duas datas: na terça-feira, 22 de outubro, às 20h, no Cine Coliseu (Sesc Casa Amarela), e na sexta-feira, 25 de outubro, às 19h30, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)/Porto Digital. A entrada é gratuita, sujeita à lotação dos respectivos espaços.

O filme, que tem duração de 53 minutos e é dirigido por Victor Limar, combina elementos de show e documentário, apresentando uma narrativa que valoriza a cultura e a história da comunidade do Bode, no bairro do Pina. Durante a obra, Barbarize performa canções inéditas e músicas do EP SobreVivências Periféricas (2021).

A artista Bárbara Vitória, também conhecida como Babi, explica que “Pelas ruas da comunidade do Bode, uma criança preta é guiada por uma figura mística para descobrir seus próprios talentos e história”. Ela destaca que o filme-show é “mais do que um registro visual”, enfatizando a mensagem de resistência e valorização social que permeia a obra.

“O que sai de dentro de um beco? Essência, pertencimento e resistência! Dos becos saem rainhas e reis, formando assim a realeza artística. É legado. Nesse sentido, Barbarize – Becos da Realeza evidencia o protagonismo do povo preto a partir da própria história. Acreditamos que pautar a raça como elemento central é primordial para poder ajudar, de fato, a resolver as questões no Brasil, até porque a maioria das pessoas do país é negra”, enfatiza o artista YuriLumin.

Becos da Realeza credito Ingrid Veloso
Foto: Ingrid Veloso/Divulgação.

Além das exibições, o filme ficará disponível no canal da Barbarize no YouTube. A produção conta com a participação de diversos artistas pernambucanos, como Ciel Santos, Jéssica Caitano e Amun Há, que representam a diversidade cultural da região.

“São muitos e muitas artistas se juntando para criar, de fato, algo autêntico e novo, sem o interesse de mostrar as mazelas que existem dentro de todas as comunidades. O foco é falar que as comunidades florescem de uma forma diferente no dia a dia, enquanto o poder público diminui e negligencia as comunidades”, comenta o diretor do filme-show, Victor Limar.

Serviço:
Barbarize em filme-show | Becos da Realeza
22 de outubro (terça-feira)
Local: Cine Coliseu – Sesc Casa Amarela (Avenida Norte, Rod. Gov. Miguel Arraes de Alencar, nº 1190 – bairro Mangabeira)
Horário: 20h
Entrada gratuita (sujeito à lotação do espaço)
25 de outubro (sexta-feira)
Local: Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)/Porto Digital (Cais do Apolo, nº 222 – 16º andar, Bairro do Recife)
Horário: 19h30
Entrada gratuita (sujeito à lotação do espaço)