O projeto Encontros do Cinema Pernambucano, sediado pelo Bar Super8, no Centro do Recife, recebe nesta terça-feira (14/01), às 20h, uma sessão de cinema especial dedicada ao gênero videoclipe. Cinco clipes de artistas emergentes da cena pernambucana serão exibidos, celebrando o encontro entre audiovisual e música.
A programação conta com a exibição de estreia do videoclipe “Comparsa”, single mais recente do cantor e compositor recifense Milton Raulino. Dirigido pelas cineastas Thaíse Moura e Ilana Costa, o videoclipe reúne cenas gravadas no Hotel Central e narra uma história de amor fantasiosa ao som de elementos musicais com influência de bolero, MPB e brega.
A sessão também abre espaço para artistas que transitam entre o Rap e o Hip Hop. Serão exibidos os clipes “Prêmio”, de Soninho, em caráter de pré-estreia; “Mangueboy”, de FARIAS; e “Turtle Style”, de Laeü. Com direção de Madson, os projetos abordam vivências urbanas no Recife e propõem experimentos audiovisuais interligando a estética do VHS e do digital contemporâneo.
Ainda na noite será exibido o EP visual De Pés, de Dom Santana, cantore e compositore não-binário de Pernambuco. Com direção assinada por Cora Fagundes, a obra apresenta uma narrativa que evoca vivências afetivas e a ancestralidade negra em cenários no Cabo de Santo Agostinho. A obra é embalada por três músicas do EP homônimo que Dom lançou em março de 2024.
Após as exibições, os artistas participam de um bate-papo com o público falando sobre seus clipes, com mediação do cineasta Leo Leite. O projeto Encontros do Cinema Pernambucano é idealizado por Thor Neukranz e produzido por Vinícius Costa e Wandryu Figueiredo. Desde 2024, o projeto já realizou mais de 125 sessões no Recife, além de 8 sessões na Europa, abrindo espaço para a difusão de obras audiovisuais gratuitamente.
Encontros do Cinema Pernambucano – Sessão especial de videoclipes
Com clipes de Milton Raulino, Soninho, FARIAS, Laeü e Dom Santana
Terça-feira, 14 de janeiro, às 20h
Bar Super8 (Rua Mamede Simões, 144 – Santo Amaro)
Entrada gratuita