O Bar Super 8, no centro do Recife, recebe nesta quinta-feira (24), às 20h, uma edição especial do Encontros do Cinema Pernambucano, com programação dedicada ao debate sobre Cannabis Medicinal. O evento gratuito reúne exibição de documentários e uma roda de conversa com médicos, ativistas, juristas e pacientes que atuam na defesa do uso terapêutico da substância.
- Leia também: “SERTÃO 2138” é o primeiro curta pernambucano indicado ao Prêmio ABC em categoria estudantil
Na programação, estão dois filmes documentais. O primeiro é Dirijo (2008), de Raoni Valle, que apresenta a relação do povo indígena Mura, da Amazônia, com a Cannabis, destacando os impactos negativos da criminalização a partir dos relatos dos mais velhos. O segundo é Mãeconheiras (2020), resultado do projeto de formação audiovisual Documentando, idealizado por Marlom Meirelles. Com direção coletiva, o filme retrata a luta de mães pernambucanas para garantir acesso ao óleo de cannabis como alternativa terapêutica para filhos com doenças raras.

Após as exibições, haverá debate com a presença do médico Wilson Freire; da ativista Ingrid Farias; de Hélida Lacerda, mãe de paciente e presidente da Aliança Medicinal; de Sergio Urt, presidente da Comissão de Direito da Cannabis e Medicinal da OAB/PE; e de Bernardo Jungmann, paciente com deficiência, consultor canábico e cultivador há duas décadas.
De acordo com Thor Neukranz, idealizador e curador do projeto, a proposta é trazer o tema para o espaço público com responsabilidade e abertura ao diálogo. “Esta noite foi sonhada desde o início do nosso projeto. É uma pauta urgente que é negligenciada, muitas vezes por puro preconceito. Trazer o tema para o debate na rua com pessoas capacitadas e sérias é o nosso objetivo para avançar enquanto sociedade. O público está convidado não só para ouvir, mas também falar e tirar dúvidas com quem entende do assunto”, afirmou.
Com mais de 140 atividades realizadas desde janeiro de 2024, o Encontros do Cinema Pernambucano é um projeto independente com produção de Vinícius Costa e Wandryu Figuerêdo. O Bar Super 8, localizado na Rua Mamede Simões, vem se consolidando como espaço de exibição e discussão de obras audiovisuais no Recife, com enfoque em temáticas sociais e culturais.

