Bar Super 8 realiza sessões com foco no corpo e na memória no cinema pernambucano

Programação gratuita acontece nesta quarta (23) e quinta-feira (24), com debates ao final das exibições

Copia de Imagem post padrao 23
Foto: Duda Coutinho/Divulgação.

O cineclube de rua Bar Super 8, localizado no bairro de Santo Amaro, no Recife, realiza nesta quarta (23) e quinta-feira (24) mais duas sessões do projeto Encontros do Cinema Pernambucano, com exibições gratuitas seguidas de debates com os realizadores. As sessões têm como temas Corpos em Cena e Memória & Afeto, reunindo obras que exploram o corpo como linguagem e as múltiplas formas de narrar o tempo, o território e a identidade.

Na quarta-feira (23), a programação apresenta os filmes NADA OBSTA (2021), de Foster Costa, e Corpo dessa Praia (2025), de Marcos Teófilo. O debate será mediado por Lara França, pesquisadora, produtora cultural e realizadora independente.

“Mediar esse debate no Super 8 tem um significado especial pra mim, que sou realizadora do cinema independente e ativista da cultura. Neste momento político, exibir filmes que narram com tamanha sensibilidade a relação entre memória, identidade e território através do corpo possue uma potência peculiar e necessária, eu diria também, revolucionária! É uma alegria enorme ocupar esse espaço de escuta e troca com o público, no meio da rua”, afirmou Lara França.

Na quinta-feira (24), o tema Memória & Afeto será abordado a partir dos filmes Argemira (2019) e INA (2021), de Bosco da Costa, e Não Tem Só Mandacaru (2015), dirigido por Tauana Uchôa. As produções destacam narrativas que transitam por temporalidades, afetos e experiências que nem sempre encontram espaço nas representações tradicionais do cinema.

O projeto, idealizado por Thor Neukranz, já realizou mais de 150 atividades desde janeiro de 2024, reunindo realizadores de diferentes origens, linguagens e gerações em um esforço de construção coletiva de escuta e debate.

“A gente precisa construir debates mais diversos, com diferentes perspectivas e vozes. É isso que faz o cinema ser vivo e transformador”, destacou Neukranz.

Serviço:
Encontros do Cinema Pernambucano no Bar Super 8
Rua Mamede Simões, 174, Santo Amaro, Recife – PE
Entrada gratuita
Informações: @barsuper8 | @encontrosdocinema

Quarta-feira (23/07), às 19h
Sessão: Corpos em Cena
Filmes: NADA OBSTA (Foster Costa) e Corpo dessa Praia (Marcos Teófilo)
Mediação: Lara França

Quinta-feira (24/07), às 19h
Sessão: Memória & Afeto
Filmes: Argemira (Bosco da Costa), INA (Bosco da Costa) e Não Tem Só Mandacaru (Tauana Uchôa)
Debate com realizadores e público