“Banquete de Amor e Falta” será apresentado gratuitamente em unidades do COMPAZ no Recife

Espetáculo do Acupe Grupo de Dança percorre cinco comunidades em agosto e setembro

Copia de Imagem post padrao 13
Foto: Rogério Alves/Divulgação.

O Acupe Grupo de Dança, companhia de dança contemporânea com 18 anos de atuação em Pernambuco, realiza apresentações gratuitas do espetáculo Banquete de Amor e Falta nas unidades do Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) no Recife, entre agosto e setembro. As exibições serão seguidas de uma conversa com o público sobre o processo criativo.

Inspirado no livro O Banquete, de Platão, o trabalho utiliza a poesia como base para a linguagem corporal, representando figuras topológicas como Toro, Fita de Moebius e Garrafa de Klein. A dramaturgia é assinada pela poeta pernambucana Flávia Gomes, dialogando com os corpos dos intérpretes para imprimir sentimentos associados ao amor, como euforia, agonia, sagrado e profano.

Cópia de IMG 20220725 WA0040
Foto: Rogério Alves/Divulgação.

Segundo o diretor Paulo Henrique Ferreira, a criação é fruto de uma trajetória contínua de pesquisa e de experimentações sensoriais. “Há 18 anos, o Acupe Grupo de Dança tem levado emoção e reflexão aos palcos de Pernambuco. Em Banquete de Amor e Falta, convidamos o público a explorar, por meio de movimentos sensoriais e imagens topológicas, o vínculo entre desejo e pertencimento — e é justamente essa trajetória de quase duas décadas que alimenta a nossa criação”, afirmou.

O espetáculo foi construído a partir de estudos sobre o Sistema Laban, com a abordagem “Conexão Corpo-Espaço” e influências teóricas do psicanalista Jacques Lacan, para quem a topologia do sujeito e do amor envolve uma “segunda volta” sobre si mesmo e uma estrutura cognitiva de linguagem. A montagem recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em 2020, e conta com incentivo do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife, Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura.

Em cena, participam os intérpretes-criadores Mieja Chang, Breno Liberato, Rodrigo Gomes, Silas Samarky e Valéria Barros, com direção de Paulo Henrique Ferreira.

Serviço:
Espetáculo Banquete de Amor e Falta – Acupe Grupo de Dança

12/08 (terça), 16h – Compaz Dom Helder Câmara (Joana Bezerra)

14/08 (quinta), 14h – Compaz Paulo Freire (Ibura)

18/08 (segunda), 17h – Compaz Miguel Arraes (Madalena)

20/08 (quarta), 10h30 – Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro)

03/09 (quarta), 14h30 – Compaz Eduardo Campos (Linha do Tiro)

Entrada gratuita. Todos os espaços contam com rampas de acesso e intérprete de Libras.