Nesta segunda-feira (19), o governo do Estado divulgou o balanço econômico do Carnaval 2024. Dados foram divulgados e apresentados por Daniel Coelho, secretário de Turismo e Lazer, Cacau de Paula, secretária de Cultura e Mariana Melo, secretária da Mulher. A coletiva de divulgação do Carnaval aconteceu no Centro de Artesanato de Pernambuco, bairro do Recife.
Cultura popular como foco de investimento
O orçamento deste ano para investimentos no Carnaval foi de R$ 20 milhões, o dobro de 2023, tendo como destino a contratação de 1.038 artistas, 40% destes sendo artistas de cultura popular pernambucana. As contratações foram feitas através da Empetur e da Fundarpe. De acordo com o governo, as contratações foram pensadas com foco nas manifestações culturais de cada localidade.
Outra estratégia do governo com foco nas particularidades culturais foram as apresentações nas escolas públicas, um total de 50, por todas as regiões de Pernambuco.
Nos outros investimentos, 750 mil leques de papel distribuídos, além das tatuagens temporárias, que também eram parte da ação de conscientização da violência contra a mulher e episódios de assédio.
Leia também:
- Carnaval do Recife 2024 atraiu mais 3 milhões de foliões e teve programação com frevo, brega e rock; Veja nosso balanço
- Carnaval do Recife poderá ter ainda mais dias de folia, em 2025
Turismo
Os dados sobre a circulação turística apontam que Pernambuco recebeu 2,35 milhões de visitantes no ciclo carnavalesco, movimentado R$ 3,05 bilhões – um aumento de 9% em relação a 2023. O número de turistas foi capaz de ocupar 95% da rede hoteleira do Estado, lembrando que esses 2,35 milhões são compostos de visitantes brasileiros, internacionais e pernambucanos, que se deslocaram de região.
Os turistas estrangeiros representam 2,6%, com Portugal sendo o país que mais importou foliões. Entre os visitantes brasileiros, os pernambucanos foram os que mais deslocaram (46, 62%), seguidos por São Paulo (12,15%).