O filme Baby, do diretor mineiro radicado em São Paulo Marcelo Caetano (Corpo Elétrico), foi selecionado para a 63a Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes 2024. É a estreia mundial do longa-metragem, que é o segundo dirigido por Caetano.
Organizada pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema, a mostra competitiva reúne sete filmes de diretores de primeiro e segundo longa, escolhidos entre mais de 1000 inscritos. Este é o segundo filme brasileiro anunciado em Cannes este ano depois de Motel Destino, de Karim Aïnouz, que compete na Seleção Oficial.
Depois de estrear seu primeiro filme, Corpo Elétrico, no Festival de Roterdã, Marcelo Caetano comemora a seleção para a Semana da Crítica, em Cannes. “Baby não poderia nascer em melhor lugar. A Semana da Crítica é a mostra dedicada aos diretores em primeiro e segundo longa. É um espaço para um cinema de invenção, para novas temáticas e linguagens. Alguns dos cineastas que mais me influenciaram foram descobertos pela Semana”, disse Caetano, por e-mail.
Baby conta a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros. “Os personagens principais se conhecem em um momento de abandono e formam uma nova família. Apesar das diferenças e dos atritos, eles se agarram um ao outro. É difícil dar um nome para a relação deles, é uma paixão meio doida, é também uma amizade cheia de desencontros. No fundo, os dois lutam para pôr fim à solidão que a vida impõe sobre eles”, revela Marcelo Caetano.
No elenco principal estão João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro que também conta com Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Patrick Coelho, Kyra Reis, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins e Kelly Campello.
Festival de Cannes 2024
O Festival de Cannes acontece entre os dias 14 e 25 de maio. Além de Motel Destino, estão na competição oficial pela Palma de Ouro nomes como Coralie Fargeat, Jia Zhang-Ke, David Cronenberg, Sean Baker, Jacques Audiard, Andrea Arnold e Paolo Sorrentino.
A Semana da Crítica traz ainda nomes como Constance Tsang, Antoine Chevrollier, Federico Luis, KEFF, Leonardo Van Dijil e a dupla Nada Riyadgh e Ayman El Amir.