Foi cancelada a vinda dos autores da HQ O Paraíso de Zahra. Os autores Amir e Khalil iriam autografar e contar o processo de produção e fabricação da obra iraniana. A informação foi dada pela assessoria de imprensa da editora Leya. Os motivos não foram divulgado.
Veja o comunicado da editora.
A editora LeYa lamenta informar que os eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro com os autores da graphic novel “O Paraíso de Zahra”, Amir e Khalil, serão adiados. Os autores adiaram temporariamente a vinda ao Brasil, e lamentam não poderem conhecer seus fãs brasileiros. Novas datas estão em negociação e em breve Amir e Khalil anunciarão novas datas no Brasil.
Com isso, as sessões de autógrafos e o debate mediado por Flávio Rassekh, que aconteceria no Itaú Cultural esta semana, foram cancelados.
A história narra a trajetória de Zahra, uma viúva iraniana que após os protestos de 2009 inicia uma busca desesperada pelo filho Mehdi, que acredita ter sido vitima da repressão mortal dos Aiatolás. A obra foi lançada em 125 países e traduzida em 14 idiomas.
A história trata da fracassada “primavera persa” que começa em 2009 após as contestadas eleições que levaram o Pres. Ahmadinejad ao seu segundo mandato