O projeto Atelier Risco! retorna à programação cultural do Recife nesta quarta-feira (2), com sessões de modelo vivo e performances gratuitas no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). O evento, que acontece das 19h às 21h, marca a retomada do grupo após uma pausa de um ano. A primeira sessão contará com a performance Equilíbrio Precário, realizada pela multiartista Vi Brasil, e trilha sonora de D Mingus. Em seguida, será promovido um debate com o desenhista e pesquisador Philipe Sidartha.
O Atelier Risco! tem como objetivo democratizar a prática do modelo vivo, uma técnica artística que tradicionalmente foca na representação da figura humana. Criado em 2013, o projeto visa expandir os limites do desenho, incorporando elementos performáticos e propondo novas abordagens estéticas para o corpo.
Bruna Rafaella Ferrer, proponente e diretora artística do Atelier Risco!, afirma: “Desde o início da trajetória do Risco! entendemos que existia uma demanda de investigação do corpo, que não estava só no desenho, na pintura e na fotografia, mas na performance do corpo que traz consigo uma investigação ilimitada de estar no mundo, ligada também a outras linguagens e outras formas de se colocar no mundo. Transformações no corpo como lugar de investigação estética passou a ser um dos objetos de estudo da prática do Modelo Vivo. Esta é a única novidade possível”.
O projeto foi contemplado pelo edital do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura), na categoria Manutenção de Coletivo de Produção Artística. A programação prevê 16 sessões até 2025, sendo dez realizadas em 2024 e seis no ano seguinte. Além das sessões, estão previstos debates, formações e uma exposição ao final do ciclo. Todas as atividades serão transmitidas por videoconferência, visando ampliar o acesso.
A diretora do MAMAM, Mabel Medeiros, destaca a importância do Atelier Risco! para o desenvolvimento artístico na cidade. “Há mais de uma década, o Risco! vem movimentando o
pensamento sobre o desenho e sobre o performar para o desenho em modelo vivo no
Recife. E também promovendo discussões enriquecedoras para as artes visuais, sobretudo o
desenho. Somos um museu que trabalha com arte contemporânea e, como todo museu,
tem interesse em formação, discussões e debates acerca das artes visuais de forma ampla”.
Os encontros do Atelier Risco! não exigem pré-requisitos técnicos nem inscrição prévia, e estão abertos a todos os interessados. Os participantes devem levar seu próprio material artístico para as sessões, que serão realizadas no jardim do MAMAM, com entrada pela Rua da União, 88, Boa Vista, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h. A classificação indicativa é 16 anos.
- Leia também: Lourival Cuquinha traz ao Recife “Transição de Fase”, projeto que desenvolve com imigrantes camelôs
Serviço:
Retorno do Atelier Risco!
Local: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (entrada pela Rua da União, 88, Boa
Vista)
Datas: Quartas-feiras, a partir de 2 de outubro
Horário: 19h às 21h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos.
Mais informações: @riscoexperimental