O espetáculo QUEÑUAL – TRAJETÓRIA E CRIAÇÃO, da Cia. Pé no Mundo, reflete sobre a diáspora africana e a relação com os povos originários nas questões ambientais da América Latina. A estreia da montagem acontece no Teatro Paulo Eiró, em São Paulo, de 24 a 26 de fevereiro.
Inspirada pelo texto teatral homônimo, originalmente criado para a companhia, do dramaturgo Gabriel Cândido, a peça também acende o protagonismo das culturas afro-indígenas frente às soluções climáticas. O roteiro é um texto-dança conduzido por dois personagens que se imaginam numa história contada por um mestre ancião. A jornada da dupla lhes leva questionar o porquê de serem brasileiros e se colocarem distantes de noções de identidade sul-americana, latino-americana, amefricana.
“Enquanto artistas negros, estamos partindo de nossas próprias vivências, observações e inquietações de mundos, para criar e contar novas histórias, horizontes e imaginários intimamente relacionados às noções de diásporas, cultura, identidade, identificação, resistência e pertencimento”, comentou o bailarino Roges Doglas.
Depois de São Paulo, QUEÑUAL passa em março pelos teatros Sérgio Cardoso, em 8 e 9, Alfredo Mesquita, nos dias 10, 11 e 12, finalizando no Flávio Império, em 17 e 18. Os ingressos são gratuitos.
SERVIÇO
QUEÑUAL – TRAJETÓRIA E CRIAÇÃO
Teatro Paulo Eiró
(Av. Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP)
Dias 24, 25 e 26 de fevereiro.
Sexta e sábado, às 21h; domingos, às 19h.
Ingressos gratuitos.
Teatro Sérgio Cardoso (Sala Paschoal Magno)
(R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP)
8 e 9 de março.
Quarta e quinta-feira, às 19h.
Ingressos gratuitos aqui.
Teatro Alfredo Mesquita
(Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP)
10, 11 e 12 de março.
Sexta e sábado, às 21h; domingos, às 19h.
Ingressos gratuitos.
Teatro Flávio Império
(Rua Professor Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP)
17 e 18 de março.
Sexta e sábado, às 20h.
Ingressos gratuitos.