O Instituto S.O.S. Pantanal lançou recentemente a música Oh, Pantanal, uma nova iniciativa voltada para a conscientização e preservação do Pantanal. A canção conta com a colaboração de artistas como Letícia Sabatella, Tetê Espíndola, Maria Gadú, Dani Black, Gabriel Sater, Vanessa Moreno, Adriana Sanchez, Malu Rodrigues, Chico César, Guilherme Rondon, Paulinho Moska e Celito Espíndola. A música é de autoria de Carlos Rennó, Tetê Espíndola e Guilherme Rondon, com produção musical a cargo de Big Rabello.
O videoclipe da música, dirigido pelo premiado Estúdio Bijari, apresenta uma combinação de animações gráficas com filmagens dos artistas em estúdio e imagens do Pantanal. As imagens do bioma foram fornecidas pelos fotógrafos Lalo de Almeida, Luciano Candisani e João Farkas.
“A ideia deste projeto é chamar atenção das pessoas sobre a gravidade do que está acontecendo no Pantanal. Esses artistas, excelentes por sinal, se sensibilizaram com a causa e toparam participar para dar mais voz a essa causa. Para que mais pessoas possam se comover, se conscientizar das causas mais profundas da destruição do bioma e cobrar as autoridades e os atores com poder para reverter essa situação”, comentou Carlos Rennó, que já foi responsável por outras iniciativas musicais ativistas, como a Canção pra Amazônia.
Gustavo Figuerôa, diretor de comunicação do S.O.S. Pantanal, também comentou sobre o projeto: “Para o SOS Pantanal é de um simbolismo bastante rico o bioma receber uma homenagem dessa magnitude. Tantos artistas talentosos e reconhecidos que mostram que estão olhando para o Pantanal, tão importante e único, mas que está tão ameaçado ao mesmo tempo. Unir a arte e cultura com causas ambientais é de suma importância para sensibilizar as pessoas quanto à urgência da situação”.
A gravação da canção e a produção do videoclipe foram realizadas pela Circus Produções, com direção de Guto Ruocco, parceiro de Carlos Rennó em Hino ao Inominável. A direção criativa do videoclipe foi conduzida por Rodrigo Araujo. A gravação contou com os serviços de Big Rabello e Victor Neri em São Paulo, William Luna no Rio de Janeiro e Gilson Espíndola em Campo Grande. A mixagem foi realizada por Big Rabello, e a masterização ficou a cargo de Maurício Gurgel.