A cerimônia do Globo de Ouro, que aconteceu neste domingo (13) confirmou o favoritismo da série de TV Girls e surpreendeu o público ao premiar Argo nos prêmios de melhor filme de drama e diretor para Ben Affleck. A noite ainda deu espaço para Virada de Jogo, produção da HBO estrelada por Julianne Moore sobre a candidatura de Sarah Palin.
Os Miseráveis levou três prêmios: melho filme de comédia ou musical, melhor ator de comédia ou musical para Hugh Jackman e melhor atriz coadjuvante para Anne Hathaway. Já Lincoln, que era um dos favoritos e foi indicado em sete categorias, venceu apenas como melho ator. O prêmio é entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.
Amor, de Michael Haneke venceu melhor filme estrangeiro. Sylvester Stallone e Arnold Swarchenegger, entregaram o prêmio ao diretor, em um dos momentos mais engraçados e surreais da noite.
A vitória de Argo reafirma a personalidade própria do prêmio e o afasta ainda mais a pecha de “termômetro para o Oscar”. O filme dirigido por Ben Affleck compete como melhor filme na premiação da Academia, mas foi esnobado nas categorias de melhor diretor e melhor ator. Já o Globo, premiou o longa nas duas categorias mais nobres. Veja lista de indicados abaixo.
Tina e Amy afiadas
A escolha das comediantes Tina Fey e Amy Poehler como apresentadoras do prêmio mostrou-se uma escolha acertada. Elas tiveram bom ritmo e conseguiram fazer graça além do puro constrangimento, como era a proposta do anterior, Ricky Gervais. Elas, já de saída, fizeram chacota com James Cameron. Fazendo referência às polêmicas envolvendo o filme A Hora Mais Escura, de Kathryn Bigelow, por uma suposta apologia à tortura, Amy soltou: “em relação à tortura, eu fico com a mulher que foi casada três anos com Cameron”.
Elas ainda concorriam como melhor atriz de série de comédia e apareceram “disfarçadas” entre a plateia na hora em que foram anunciadas. Outras celebridades que foram motivos de piada das duas foram James Franco, Anne Hathaway (relembrando a apresentação do Oscar feita pelos dois), George Clooney e Meryl Streep, que não estava na festa, pois estava com gripe. “Tenho certeza que ela está ótima nessa gripe, ela sente a gripe”, tirando onda com a entrega da atriz em qualquer interpretação.
Jodie e a privacidade
A atriz Jodie Foster ganhou o prêmio Cecil B. De Mille por sua contribuição artística. Um clipe lembrou que Jodie está nas telas desde criança e lembrou trabalhos clássicos como Nell, Silêncio dos Inocentes e Taxi Driver. Aos 50 anos, ela fez um discurso bastante comentado, citando a dificuldade da privacidade nos dias de hoje, sexualidade e fama. Para encerrar a premiação, Amy e Tina relembraram o agradecimento, dizendo que iriam com Jodie para casa.
Sem números musicais, clipes ou apresentações especiais, o Globo de Ouro foi objetivo na entrega dos prêmios e concentrou a festa no trabalho dos apresentadores, responsável por praticamente todo o entretenimento. Além de Amy e Tina, outro destaque foi a dupla Kristen Stewart e Will Ferrel, que fingiam ter visto os filmes que estavam apresentando.
Veja os vencedores.
CINEMA
Melhor filme de drama
Argo
Melhor filme de comédia ou musical
Os Miseráveis
Melhor ator de drama
Melhor atriz de drama
Jessica Chastain – A Hora Mais Escura
Melhor ator de comédia ou musical
Hugh Jackman – Os Miseráveis
Melhor atriz de comédia ou musical
Jennifer Lawrence – O Lado Bom da Vida
Melhor atriz coadjuvante
Anne Hathaway – Os Miseráveis
Melhor ator coadjuvante
Christopher Waltz – “Django Livre”
Melhor trilha sonora original
Mychael Dana – As Aventuras de Pi
Melhor canção original
“Skyfall”, Adele – 007 Skyfall
Melhor roteiro
Quentin Tarantino – Django Livre
Melhor filme estrangeiro
Amor, de Michael Haneke
Melhor diretor
Ben Affleck – Argo
Melhor animação
Valente
Prêmio Cecil B. De Mille
Jodie Foster
TV
Melhor série de TV de drama
Homeland
Melhor série de TV de comédia
Girls
Melhor atriz de série de drama
Claire Danes – Homeland
Melhor ator de série de TV
Damien Lewis – Homeland
Melhor ator de série de comédia
Don Cheadle – House Of Lies
Melhor atriz de série de comédia
Lena Dunham – Girls
Melhor telefilme ou minissérie de TV
Virada de Jogo
Melhor atriz telefilme ou minissérie para TV
Julianne Moore – Virada de Jogo
Melhor atriz coadjuvante por minissérie para TV
Maggie Smith – “Downton Abbey”
Melhor ator telefilme ou minissérie de TV
Kevin Costner – Hatfields & McCoys
Melhor ator coadjuvante por telefilme ou minissérie de TV
Ed Harris – Virada de Jogo