“Ara Ti o Jo, corpos que dançam” promove intercâmbio cultural entre Brasil e Colômbia

Espetáculo tem direção de Alisson Lima e parceria de Andrea Bonilla, com apoio do Iberescena e da Funarte

Copia de Imagem post padrao 2 2
Foto: Daisy Serena/Divulgação.

Brasil e Colômbia compartilham uma herança marcada pela diáspora africana, presente em diferentes manifestações culturais nos dois países. No Brasil, a capoeira, o maracatu e o samba são alguns exemplos; na Colômbia, destacam-se a marimba, as danças do Pacífico e os cantos tradicionais.

Em São Paulo, a presença da comunidade afrocolombiana tem ampliado a circulação de festivais, coletivos e projetos culturais, estabelecendo diálogos com tradições brasileiras. É nesse contexto que será apresentado o espetáculo Ara Ti o Jo, corpos que dançam, com temporada entre setembro e novembro de 2025 no Brasil e na Colômbia.

A obra tem direção de Alisson Lima, artista recifense com mais de 20 anos de atuação como bailarino, músico e professor, atualmente no Instituto Brincante, em São Paulo. Ele divide a criação com a bailarina afrocolombiana Andrea Bonilla. O espetáculo conta ainda com música ao vivo de Filpo Ribeiro (rabeca, Brasil) e Hugo Farley (marimba, Colômbia).

Foto de Daisy Serena MG 8059
Foto: Daisy Serena/Divulgação.

“O reconhecimento mútuo entre povos afrodescendentes da América Latina é um ato de resistência e conexão que desafia a lógica excludente da indústria cultural de massa”, afirmou Andrea Bonilla.

O projeto foi contemplado pela Convocatória de Apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas do Iberescena e conta também com apoio da Funarte, do Instituto Brincante e da Pontifícia Universidad Javeriana de Cali.

Serviço:
Espetáculo Ara Ti o Jo, corpos que dançam
Data: 12 e 13 de setembro de 2025
Local: Teatro Brincante
Endereço: Rua Purpurina, 412 – Vila Madalena – São Paulo
Horário: 21h (12/09 – sexta-feira) / 20h (13/09 – sábado)
Entrada gratuita | Lotação máxima: 100 pessoas