Uma nova antologia poética dedicada ao cantor e compositor Sérgio Sampaio relembra os 30 anos da morte do artista, conhecido por sua contribuição à música popular brasileira. Intitulada Faça um Samba Enquanto o Bicho Não Vem: Poemas para Sérgio Sampaio (Telaranha, 2024), a obra reúne poemas de 35 artistas, entre poetas e músicos.
A coletânea foi organizada pelos poetas Leonardo Gandolfi e Jhenifer Silva, que buscaram compor uma homenagem à obra de Sampaio, destacando sua fusão de estilos musicais e a profundidade de suas letras. Segundo Gandolfi, a ideia de reunir poetas em torno da figura de Sampaio surgiu da relação direta entre a música e a poesia presentes em suas composições.
“No fundo, acho, toda canção é poética. Mas o caso de Sampaio ia além. A própria poesia e a figura do poeta eram temas de algumas de suas principais canções”, afirma o organizador. Ele explica que o projeto foi concebido como uma forma de “retorno ou volta do boomerang”, já que Sampaio frequentemente dialogava com a poesia em suas músicas.
Jhenifer Silva lamenta o fato de que a obra do cantor capixaba tem ainda hoje poucos ouvintes. “Me tornei espécie de pregadora de seu nome, virou até piada. Destacar o poeta que era, os poemas que escreveu que, para nossa sorte, tornaram-se canções que podem embalar a nossa vida é imperativo para mim”, pontua a organizadora.
O processo de criação da antologia envolveu convites a poetas e músicos que têm uma relação afetiva com Sérgio Sampaio ou que se interessam pela intersecção entre música e poesia. De acordo com Jhenifer Silva, a escolha desses colaboradores visava garantir uma abordagem íntima na homenagem ao artista, uma vez que a intensidade e a profundidade são marcas de sua obra. A maioria dos poemas presentes na coletânea são inéditos, com exceção de trabalhos de Sergio Natureza, Paulo Henriques Britto e dos próprios organizadores.
Faça um Samba Enquanto o Bicho Não Vem: Poemas para Sérgio Sampaio tem 104 páginas e custa R$ 65.
Compre: Amazon.