“Anora”, de Sean Baker, vence a Palma de Ouro no Festival de Cannes

O júri ainda concedeu um prêmio especial para o iraniano Mohammad Rasoulof, que fugiu de seu país após a decretação de prisão

anora
Cena de Anora. (Foto: Divulgação).

O longa norte-americano Anora, de Sean Baker, foi o vencedor da Palma de Ouro, do Festival de Cannes. O anúncio foi feito na noite desse sábado (25), em uma cerimônia que revelou ainda as outras escolhas do júri presidido por Greta Gerwig (Barbie). Motel Destino, do brasileiro Karim Aïnouz, que estava na competição, não foi contemplado.

All We Imagine As Light, de Payal Kapadia, foi o vencedor do Grand Prix, espécie de segundo lugar da premiação. Este é o primeiro filme indiano a integrar a seleção oficial em 30 anos.

O júri ainda concedeu um prêmio especial para o iraniano Mohammad Rasoulof, de The Seed Of The Sacred Fig. O cineasta fugiu de seu país após a decretação da sentença de oito anos de prisão por ter agido “contra a segurança nacional” ao filmar seu projeto.

Jesse Plemons, de Tipos de Gentileza, levou como melhor ator. O conjunto de atrizes Selena Gomez, Zoe Saldaña, Adriana Paz e Karla Sofía Gascón levaram a Palma de melhor atriz por Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard (O Profeta). Audiard também ganhou o Prêmio Especial do Júri, o terceiro prêmio mais importante.

O melhor roteiro foi para The Substance, de Coralie Fargeat e o de direção foi para o português Miguel Gomes, por Grand Tour. A Câmera de Ouro, voltado para um cineasta em seu primeiro filme, foi vencido por Armand, de Halfdan Ullmann Tondel (filho de Ingmar Bergman e a atriz Liv Ullmann).