Animage anuncia programação completa da 14ª edição, com entradas gratuitas

Entre os destaques estão a Mostra Cubana, o documentário "Miyazaki, L'Esprit de la Nature" e a cópia restaurada de "Akira"

BG2J Portapotty
Cena de "Boys Go To Jupiter", estreia do Animage. (Divulgação).

O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco divulgou a programação completa de sua 14ª edição. O evento acontece de 1º a 6 de outubro, no Recife no Teatro do Parque, Cinema da Fundação Derby, Cinema da UFPE, Parque da Macaxeira e Praça da Lagoa do Araçá, sempre com entradas gratuitas. Entre os destaques deste ano estão a mostra que celebra 100 anos da animação portuguesa, uma mostra de filmes cubanos, uma mostra pernambucana, a exibição do clássico Akira (1988) em cópia restaurada e a estreia latino-americana de Miyazaki, L’Esprit de la Nature , de Léo Favier, que abre o festival.

O Animage traz ainda o longa El Sueño de la Sultana, aclamada produção espanhola de Isabel Herguera. O festival traz outras duas estreias marcantes no Brasil: de Boys Go to Jupiter de Julian Glander, e Four Souls of Coyote, longa premiado do húngaro Áron Gauder.

A programação exibe produções em curtas e longas-metragens, com destaque para a Mostra Competitiva de Curtas, que distribui prêmios em nove categorias. Há ainda mostras especiais de curtas e longas e atividades externas para o compartilhamento de conhecimento, como workshops, masterclasses e bate-papos com realizações nacionais e internacionais.

Akira Still V3
Akira chega em cópia restaurada. (Divulgação).

As mostras especiais deste ano apresentam temas inéditos, como a celebração dos 100 anos da Animação Portuguesa, a Mostra Cubana, a Mostra Andreas Hykade e a Mostra Pernambuco. Juntam-se às já consagradas Mostra Africana, Mostra Brasil e Mostra Erótica, além do retorno da Mostra Parque, que volta a oferecer sessões ao ar livre, em espaços públicos e periféricos da cidade.

O Animage traz em sua programação um total de 138 filmes, sendo 5 longas e 133 curtas-metragens, de 43 países, das quais 21 produções são brasileiras. O festival exibe um total de 45 sessões, em cinco locais da cidade.

Os curtas são distribuídos pela Mostra competitiva e em mais 9 mostras especiais. A Mostra Competitiva soma 71 filmes em competição, de 32 países, sendo 9 brasileiros, com 8 selecionados para o público adulto e 2 para o infantil. As atividades formativas trazem 1 masterclass, 5 bate-papos e 3 oficinas.

Mergulhao Juliana Soares e Rogi Silva BRA PE
Mergulhão, de Rogi Silva e Juliana Soares. (Divulgação).

Mostra Pernambuco

Nos últimos anos, o cinema de animação pernambucano tem comprovado sua importância ao representar o estado e o Brasil nos mais concorridos festivais de cinema do mundo. A Mostra Pernambuco reúne alguns dos curtas que mais se destacaram na temporada. Com curadoria de Júlio Cavani, a exibição dos filmes contará com a presença dos artistas responsáveis.

Os curtas deste ano são: Alguma Coisa Com Plutônio, de Raoni Assis; Mergulhão, de Juliana Soares e Rogi Silva, baseada na HQ homônima; A Menina e o Pote, de Valentina Homem e Hoje Eu Só Volto Amanhã, de Diego Lacerda e codireção de Luan Hilton, Chia Beloto, Marila Cantuária, Juliette Perrey, Marcelo Vaz e Yuri Shmakov, Raul Souza, Gio Guimarães, Gabriel de Moura e Rubens Caetano.