Começa nesta semana o maior festival de animação do Recife, o Animage. A proposta do festival é fazer um panorama de artistas autorais em todo o mundo. Há desde nomes reconhecidos do setor, como o britânico Phill Mulloy, que ganha retrospectiva, até filmes mais experimentais. Toda a programação é gratuita.
O Animage – Festival de Animação de Pernambuco começa nesta terça (24) e vai até domingo (29). Na Caixa Cultural Recife e no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco acontecem sessões da Mostra Competitiva e da Mostra Competitiva Infantil, com 76 curtas-metragens de animação, de 30 países, divididos em dez blocos, além de sessões do longas-metragem Couleur de Peau: Miel, de Jung Laurent Boileau, e do documentário brasileiro Luz, Anima, Ação, de Eduardo Calvet.
No Cine São Luiz, há sessões diárias, às 19h30: na quarta (25), será exibido o longa-metragem It’ Such a Beautiful Day; na quinta (26), Mostra Phil Mulloy, com a presença do diretor; na sexta (27), Mostra de Terror Anim’est; no sábado (28), Mostra Erótica. No domingo (29), às 18h, ocorre a premiação de curtas que concorrem a troféus Animage e a R$ 13 mil em prêmios, além da exibição dos filmes vencedores.
No sábado (28) e no domingo (29), a programação se volta para as crianças nas sessões da Mostra Parque, no Parque Dona Lindu e na Praça do Carmo em Olinda, com filmes escolhidos para pais e filhos aproveitarem juntos. O fim de semana tem ainda sessões da Mostra Competitiva Infantil no Cinema da Fundação e na Caixa Cultural.
A arte bruta de Phill Mulloy
O Animage presta homenagem este ano para Phill Mulloy, um dos nomes mais importantes da animação autoral mundial. Ele é conhecido pelo seu traço rústico e histórias cheias de sarcasmo. Mulloy vem ao festival como parte do júri da mostra competitiva. Na quinta (26) serão exibidos 11 curtas de sua carreira.
Na sexta (27), é a vez da Mostra de Terror Anim’est, com oito curtas do gênero, selecionados pelo curador Mihai Mitrica, do festival de animação romeno Anim’est. Mitrica também faz parte do júri do ANIMAGE e apresentará a sessão, explicando a curadoria.
Repetindo o sucesso de 2012, no sábado (28), o Cine São Luiz recebe a Mostra Erótica do ANIMAGE, com quatorze curtas com tema erótico. Destaque para a série Teat Beat of Sex, de Signe Baumane, que integra a mostra com cinco episódios sobre o sexo do ponto de vista feminino.
os longas deste ano
Além da abertura, The Pain and The Pity, de Phil Mulloy, o Animage exibe ainda mais três longas. Na quarta-feira (25), o Cine São Luiz estreia nacionalmente It’s such a Beautiful Day, do diretor americano nomeado ao Oscar Don Hertzfeld. Ele juntou três de seus curtas para criar um épico tragicômico.
Couleur de Peau: Miel, filme que foi destaque em diversos festivais internacionais, será exibido. Conta a história do diretor Jung Laurent Boileau, coreano adotado por pais belgas. Inspirado em fatos reais e em uma história em quadrinhos escrita pelo próprio Jung, o longa terá sessões no Cinema da Fundação quarta (25) às 19h e domingo (29) às 18h.
Outro destaque é Luz, Anima, Ação, um documentário sobre a quase centenária história da animação brasileira. O filme terá sessões no Cinema da Fundação quarta (25) às 20h30 e domingo, na Caixa Cultural Recife, às 17h20. Veja programação completa.