A animação brasileira Nimuendajú, dirigida por Tania Anaya, foi selecionada para integrar a programação oficial do Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, que acontece entre os dias 8 e 14 de junho. Considerado o principal evento mundial dedicado ao cinema de animação, o festival escolheu 21 longas-metragens entre os 130 inscritos nesta edição.
- Leia também: O Melhor do Streaming de Maio com “Nove Desconhecidos”, “Big Mouth” e documentário sobre Rita Lee
Distribuído pela O2 Play, o filme é uma cinebiografia animada em 2D que narra a trajetória do etnólogo Curt Unckel, alemão que chegou ao Brasil no início do século XX e viveu por quatro décadas entre diversos povos indígenas. Em 1906, foi batizado pelos Guarani como Nimuendajú, nome que significa “aquele que encontrou seu lugar no mundo”.
Ao longo de sua vida, desenvolveu importantes estudos sobre as culturas indígenas brasileiras, tornando-se uma das principais referências da etnologia no país.
A produção é assinada pela Anaya Produções Culturais, com coprodução da Apus Animation, do Peru. A estreia do longa no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano. Confira o trailer:

