A notícia de que Allan Sieber está lançando uma HQ infantil pode soar surpreendente para quem conhece seu trabalho, permeado por um humor ácido que não respeita limites nem delicadezas. Mas, como teoriza o quadrinista Fabio Zimbres, a paternidade pode estar amolecendo o coração do desenhista ogro. “De certa forma, ele está dando ao filho um livro que nasceu dos dois”. E, assim, nasce As Sete Vidas do Gato Jouralbo, HQ baseada nas brincadeiras de Allan com seu filho Max, de 10 anos.
Pensada para os pequenos a partir dos 5 anos, a história traz, ao longo de 80 páginas, valores essenciais, como amizade, lealdade, bondade e empatia. O lançamento acontece neste sábado (1º), às 17h30, no Espaço de Convivência do Sesc Pompeia, em São Paulo, com as presenças de Sieber, da editora Bebel Abreu e do artista Fábio Zimbres, que escreveu o posfácio do livro.
“Espero que as crianças que tenham acesso ao livro entrem no mundo de pai e filho e se divirtam nesse universo tanto quanto nós”, conta o autor, que não abre mão do humor, elemento tão marcante em seu trabalho.
O quadrinho, publicado em parceria entre as editoras Mandacaru e Bebel Books, acompanha Jouralbo, um bichano à procura de um lar confortável e afetuoso. Ao longo de oito capítulos, o gatinho vai parar em lugares inusitados, como um circo, um barco pesqueiro e uma ilha (quase) deserta, e de repente acontecem coisas bizarras que acabam com sua vida.
Mas isso não é motivo para pessimismo. Jouralbo é um felino sempre disposto a recomeçar e, como qualquer gato, carrega a vantagem de ter sete vidas, o que lhe dá a oportunidade de recomeçar sempre que as coisas dão errado, até que, eventualmente, dêem certo.