Aline Feitosa apresenta nova coleção “Passaredo” na Fenearte

Peças em cerâmica inspiradas em aves brasileiras e símbolos do Recife marcam a participação da artista

Copia de Imagem post padrao 5 1
Foto: Tell Aragão/Divulgação.

A artista visual Aline Feitosa estreia a coleção Passaredo na 25ª edição da Fenearte, que ocorre de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Em sua quarta participação na feira, Aline ocupa o stand 3 da Rua 1, apresentando peças inéditas ao lado de criações já conhecidas do público.

A nova coleção tem como tema central a imagem de pássaros pousados no dedo indicador de uma mão, inspirada na frase do educador Rubem Alves: “Amar é ter um pássaro pousado no dedo”. As obras são produzidas em cerâmica, com acabamento manual e uso de cores variadas, e podem ser exibidas tanto na vertical quanto na horizontal.

Entre as espécies retratadas estão beija-flor, bem-te-vi, canário, pardal, pintassilgo, tico-tico e sabiá. As peças podem ser adquiridas em versões padrão ou por encomenda. Além dos novos trabalhos, a artista leva à feira itens que já fazem parte de seu repertório, como La Ursas, Tubaronas, Espadas de São Jorge, fachadas de casas e casarões, barcos e representações de símbolos da cultura recifense, a exemplo do Teatro do Parque e do Cinema São Luiz. Algumas dessas obras aparecem com novas paletas de cores, incluindo tons terrosos, verde, bege, amarelo e azul anil.

A produção é realizada no Pequeno Ateliê, localizado no bairro do Espinheiro, com a participação da equipe formada por Nana, Mouse, e Camila. Segundo a artista, a Fenearte representa uma oportunidade importante para a difusão e comercialização de trabalhos autorais. “É uma força tarefa. São dias de muito trabalho, trocas bem importantes e muitas vendas. A Fenearte impulsiona bastante o negócio da arte. É fundamental para muitos empreendedores, de todos os portes. Justamente por ser essa vitrine tão estratégica, confirma-se um retrato muito fiel da produção artística pernambucana”, afirma.

Formada em Jornalismo, Aline Feitosa atuou como repórter de cultura e produtora artística antes de iniciar seu trabalho com cerâmica, que resultou na fundação do ateliê em 2019. Natural do Rio de Janeiro e residente entre Recife e Olinda desde os anos 1990, a artista soma mais de 10 mil peças vendidas. Entre seus clientes está o cantor Alceu Valença, para quem produziu uma réplica da casa grande da Fazenda Riachão, em São Bento do Una.

De acordo com a artista, suas criações buscam estabelecer vínculos com a memória afetiva local. “Mas a maioria dos meus clientes é recifense mesmo, todo mundo bairrista feito eu, que se emociona logo com a Tubarona cheia de dente ou com a fachada do Teatro do Parque”, diz. “São peças que confirmam nossa história, nossas lutas e até nossos lutos. Para mim, a cultura é exatamente isso: o barro que nos esculpe o povo e a memória que somos e partilhamos.”

Serviço:
Pequeno Ateliê, de Aline Feitosa, na Fenearte
Data: 9 a 20 de julho
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Stand: 3, Rua 1
Instagram: @pequeno.atelie