Alexandre María é um cantor, compositor e guitarrista, lançando seu primeiro álbum de estúdio completo chamado Da Tristeza à Fúria, em 30 de maio de 2024. O projeto Alexandre María é o pseudônimo de Igor Holanda, que desde 2016 assume a persona na mesma tradição performática de artistas como Alice Cooper ou David Bowie, produzindo uma jornada sonora que mergulha nas profundezas das dicotomias do mundo contemporâneo, vistas através da lente afiada de María, capaz de escrever uma poesia ácida, madura e eloquente sobre o mundo, através de sua ampla experiencia com a literatura, filosofia e antropologia.
- Leia também: Hermeto Pascoal faz uma carta de amor em música e anuncia disco de inéditas “Pra você, Ilza”
Possuindo inúmeras formações desde 2017, a atual formação na banda de Alexandre María é composta por Dário Santos na bateria, Aquiles Albino no baixo e Danilo Galindo a guitarra base. Juntos, eles dão vida as ideias, histórias e mundos sonoros de Alexandre María, muito influenciado pelo som do rock alternativo de bandas como Hüsker Dü, Sonic Youth, Pixies, Dinossaur Jr., Cocteau Twins e My Bloody Valentine, mas transitando por canções mais leves e acústicas, sempre acompanhadas da poesia das letras que refletem as influências de Leonard Cohen, Nick Cave, Bill Callahan, Kevin Ayers sempre cantadas em português. A escolha do nome do projeto, inclusive, se dá pela tentativa de pensar em um nome que fosse muito difícil de ser americanizado em sua pronúncia, e também é uma homenagem ao estilista Alexander McQueen e María, com acento agudo, do escritor espanhol Javier Marías.
O álbum Da Tristeza à Fúria é a culminância de anos de gravações realizadas no estúdio Galho Seco Produções, sempre em parceria com o produtor Bernardo Guimarães. A amizade e colaboração entre María e Guimarães desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do álbum e no crescimento do projeto como um todo. O próprio processo de finalização do disco passou por várias revisões, entre mudanças de títulos de faixas, na ordem das canções e até mesmo na retirada e substituição de uma música por outra.
O primeiro single do álbum, “Sem Medo”, foi lançado em abril, preparando o terreno para a experiência sonora expansiva que aguarda os ouvintes em Da Tristeza à Fúria. O lançamento foi acompanhado por um show no bar Provinha.