“Ainda Estou Aqui” vence Oscar de Melhor Filme Internacional com torcidas em pleno Carnaval

Multidões acompanham premiação em meio à folia pelo país

Copia de Imagem post padrao 1
Longa-metragem venceu a categoria "Melhor Filme Internacional" no Oscar (Foto: Reprodução/Twitter)

O Brasil conquistou, na noite deste domingo (2), o Oscar de Melhor Filme Internacional com Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. O longa, que retrata a trajetória de Eunice Paiva diante do desaparecimento de seu marido, o engenheiro Rubens Paiva, durante a ditadura militar, superou produções da França (Emilia Pérez), Irã (A Semente do Fruto Sagrado), Letônia (Flow) e Dinamarca (A Garota da Agulha). O prêmio foi entregue pela atriz espanhola Penélope Cruz.

Durante seu discurso, Walter Salles dedicou a vitória a Eunice Paiva e às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretaram a protagonista em diferentes fases da vida. “Isso vai para uma mulher que teve uma perda tão grande. Esse prêmio vai para ela, Eunice Paiva, e para as mulheres extraordinárias que deram vida a ela, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, declarou o diretor.

A premiação foi acompanhada em diversas partes do Brasil, com transmissões públicas realizadas em meio às festividades do Carnaval. No Marco Zero, em Recife, um dos principais polos da folia, a cantora Alcione subiu ao palco para anunciar a vitória do filme brasileiro. Telões também exibiram a cerimônia em outras cidades do país, reunindo foliões e cinéfilos.

Além da conquista brasileira, a cerimônia também premiou Mikey Madison, de Anora, na categoria de Melhor Atriz. Fernanda Torres, que concorria pela atuação em Ainda Estou Aqui, não levou a estatueta. Anora, que narra o romance entre uma stripper de Nova York e o filho de um oligarca russo, também venceu na categoria de Melhor Filme.

Esta foi a primeira vitória do Brasil no Oscar de Melhor Filme Internacional, após cinco indicações anteriores.