A Academia Britânica de Cinema e Televisão anunciou, nesta sexta-feira (3), a pré-lista de indicados ao BAFTA 2025, considerada uma das premiações mais importantes do cinema britânico. O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi incluído na categoria Filme em Língua Não-Inglesa, estando entre os 10 finalistas que concorrem a cinco vagas na lista final de indicados.
Entretanto, o filme não conseguiu emplacar a indicação de sua protagonista, Fernanda Torres, na categoria Melhor Atriz, o que gerou surpresa, uma vez que a atriz era amplamente cotada para a premiação, tanto por sua atuação no longa quanto pelo reconhecimento internacional. Torres, que interpreta a personagem principal do filme, se manifestou sobre a inclusão do longa na pré-lista, comemorando a conquista, mas não fez menção sobre sua ausência na disputa individual.
A pré-lista de 10 filmes foi selecionada por votantes da Academia Britânica, que escolheram os longas de um total de 40 possíveis candidatos. A segunda rodada de votação terá início nesta terça-feira (7) e se encerrará no dia 10 de janeiro. Os cinco filmes mais votados serão anunciados no dia 15 de janeiro, durante uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da premiação. A votação final acontecerá entre os dias 22 de janeiro e 11 de fevereiro, e a cerimônia de premiação ocorrerá em 16 de fevereiro.
Além de Ainda Estou Aqui, outros títulos foram selecionados para a categoria Filme em Não-Língua Inglesa, incluindo produções de diferentes países, como Tudo Que Imaginamos Como Luz (Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo e Itália), Black Dog (China) e The Count of Monte Cristo (França), entre outros.
Ainda Estou Aqui tem se destacado internacionalmente, acumulando prêmios em diversos festivais de cinema. O filme foi agraciado com o Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza e recebeu quatro prêmios de Melhor Filme do Júri Popular em festivais como o de Vancouver, no Canadá, e o Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos.
Além disso, o longa está entre os finalistas ao Globo de Ouro 2025 nas categorias Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres. Também foi indicado ao Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, uma das principais premiações do cinema espanhol. O filme figura ainda entre os 20 melhores filmes do ano de 2024 na lista da BBC e foi reconhecido pela Hollywood Reporter como um dos dez melhores filmes do ano.