Estão abertas as inscrições para as oficinas deste ano do No Ar: Coquetel Molotov. A cada semana serão abertas inscrições para as oficinas da semana posterior. Trata-se de uma oportunidade incrível para bandas, artistas, amantes da área musical, produtores e técnicos se especializarem e aprenderem novos conhecimentos que serão usados em suas profissões. Por tanto, fiquem bem ligados. As oficinas são voltadas à formação, aperfeiçoamento técnico e reflexão no trabalho desenvolvido no mercado musical.
As oficinas e seminários desta primeira semana acontecem no Centro Tecnológico de Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos, entre os dias 3 e 7 de outubro, sempre às 14h. Cada pessoa pode se inscrever em quantas oficinas quiser, mas é preciso confirmar o email enviado pela produção do festival em até 24h para garantir sua vaga. São conferidos certificados para cada um dos inscritos.
As inscrições acontecem pelo site do Coquetel Molotov. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas para as quatro oficinas oferecidas. Mas no caso de não-comparecimento para alguma delas, as reservas seguintes serão canceladas.
Seguem mais detalhes das oficinas.
03/10 – 14h – Seminário: Orientações e cuidados na carreira musical
Com Arthur Dossa (Nuda) e Diogo Guedes (A Banda de Joseph Tourton)
Através do depoimento e do bate-papo com músicos e empreendedores em atividade no mercado recifense, queremos mostrar como é possível para os iniciantes neste setor progredir em suas carreiras. Arthur e Diogo, em suas bandas, já passaram por várias etapas, indo da gravação aos grandes palcos, podendo compartilhar estas experiências com os inscritos de forma didática tirando dúvidas, explicando os principais problemas e solulções e orientando novas bandas a se estabelecerem de forma mais profissional.
04/10 – 14h – Oficina: Press-Kits e divulgação artística
Com Raul Luna e Paulo Floro (Fundador da Revista O Grito e repórter do NE10)
Com a quantidade de novos produtos que são lançados no “mercado da música” diariamente, fica cada vez mais difícil de se destacar neste meio. E percebemos que os mais bem sucedidos nesta área são os artistas que efetivamente encontram seu público e que ganham respaldo com uma boa divulgação. Neste contexto, a Internet surge para facilitar este encontro entre artistas e público. Torna-se fundamental hoje saber trabalhar com sua própria imagem e ter um material de divulgação eficiente e atrativo. Raul Luna, designer, e Paulo Floro, jornalista, irão promover uma oficina para compartilhar suas experiências na área de divulgação da música para novos artistas com ações e materiais que chamem a atenção com baixo custo.
05/10 – 14h – Seminário: Novas tecnologias para utilização musical
Com DJ Justino Passos (Magia Negra) e Antônio Marques (Criador do Software iFunk-se)
Aplicativos de música tem surgido a todo instante aguçando a curiosidade dos curiosos e dos músicos profissionais em melhor explorar estas possibilidades. Ao mesmo tempo que os aplicativos tem se desenvolvido, as redes sociais estão se revelando excelentes meios para difusão destas tecnologias e suas experiências. O DJ Justino e o programador Antonio Marques vão debater e apresentar ao público as novas tecnologias empregadas em shows ao vivo, discotecagens, criação em estúdios caseiros e computadores pessoais. Neste balanço entre softwares e dispositivos portáteis, os convidados irão demonstrar a importância do que as tecnologias atuais tem representado na evolução musical para os artistas.
07/10 – 14h – Oficina: Utilização e criação de samplers em estúdio
Com Ed Staudinger (Multi-instrumentista e Produtor)
O multi-instrumentista, arranjador e produtor Ed Staudinger é graduado em Produção Fonográfica pela AESO e está concluindo curso de Pós-graduação em metodologia do ensino da música no IBPEX. Sempre interessado por novas sonoridades, desde o final da década de 90, vem se dedicando ao estudo de ferramentas tecnológicas e suas possibilidades sonoras. Para a oficina proposta, Ed irá falar sobre o potencial do uso de sampler na música. Durante o início da oficina irá abordar temas sobre a origem e a tecnologia empregada nesta técnica recorrente na música contemporânea mostrando vários exemplos que se utilizaram dessa ferramenta técnico-composicional. E em companhia dos alunos, irá construir novos exemplos práticos utilizando a poética e os conceitos vistos anteriormente.