O escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak toma posse hoje (5) na Academia Brasileira de Letras e passa a ocupar a cadeira número 5, anteriormente ocupada pelo cientista político e historiador José Murilo de Carvalho, que faleceu em agosto de 2023. A cerimônia de posse será transmitido no canal do Youtube da ABL a partir das 20h. Krenak faz história como o primeiro indígena a ocupar um lugar na Academia Brasileira de Letras.
Krenak foi eleito por 23 votos ainda em outubro do ano passado. Além dele, a historiadora Mary Del Priori e o escritor e filósofo indígena Daniel Munduruku também eram candidatos à vaga. O escritor receberá o colar de imortal por Fernando Montenegro e a espada pelo acadêmico Arnaldo Niskier.
Ailton já trabalhou como produtor gráfico e jornalista, mas na década de 1980 passou a se dedicar exclusivamente aos movimentos sociais, fundando o Núcleo de Cultura Indígena em 1985. Participou ativamente na elaboração da Constituição de 1988 e discursou na Assembleia Nacional Constituinte, onde protestou contra os retrocessos nos direitos dos povos indígenas pintando o rosto com tinta de jenipapo.
Seu primeiro livro “O lugar onde a terra descansa” saiu em 2000, e desde então ele tem lançado obras focadas em questões ambientais e o uso da filosofia de vida dos povos originários como alternativa ao capitalismo destrutivo, como em “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”.