Agenda Cultural – Especial Carnaval: Recife e Olinda vão fervilhar com Rec-Beat, Noite do Brega e muitas troças e blocos: se programe

Tem ainda shows de Caetano Veloso, Alceu Valença, Marina Sena, Emicida, Pabllo Vittar e mais

agenda22
Blocos e troças até umas horas. (Foto: Marcos Pastich/PCR),

Agora, sim! Chegou a hora de matar a saudade. Ao longo dos próximos dias, Recife e Olinda vão respirar Carnaval. A folia já dá o ponta pé inicial nesta quinta-feira (16) com os espetáculos Ubuntu, encontro dos Afoxés, e Tumaraca, encontro das Nações de Maracatu, no Recife, e a abertura oficial do Carnaval de Olinda com shows de Elba Ramanho, Alceu Valença e muito mais. Enquanto isso, a abertura da festa recifense vai trazer Caetano Veloso, Geraldo Azevedo e Duda Beat na sexta (17). Tem também Rec-Beat, Galo da Madrugada, Noite do Brega e Manguefonia com Nação Zumbi e convidados. Mombojó, Ave Sangria, Mundo Livre S/A, Mestre Ambrósio, Chico César, Academia da Berlinda e Otto são alguns dos artistas com shows agendados em ambas cidades. Tá imperdível.

Marco Zero. Depois de dois anos sem Carnaval, Recife promete uma grande festa. Só no palco montado na Praça do Marco Zero, serão mais de 25 shows. A programação, que já começa nesta quinta (16), com os encontros Ubuntu, dos Afoxés, e Tumaraca, das Nações de Maracatu, vai até a terça-feira (21). Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Pabllo Vittar, Emicida, João Gomes e Alceu Valença estão entre algumas das apresentações mais aguardadas.
Da quinta, 16 de fevereiro, até a terça-feira, 21, a partir das 16h, na Praça do Marco Zero. Avenida Alfredo Lisboa, Recife. Gratuito. Confira a programação completa.

Rec-Beat. Um dos mais importantes festivais independentes do país está de volta ao Carnaval do Recife. Com uma programação que abarca artistas de diferentes partes de Pernambuco, do Brasil e do mundo, o Rec-Beat é uma oportunidade única para conhecer, durante os dias de folia, novos sons e talentos. Bala Desejo (RJ), Mestre Ambrósio (PE), Getúlio Abelha (CE), Deize Tigrona e Mu540 (RJ/SP) e Conde Só Brega (PE) são alguns dos destaques desta 27ª edição que levará mais de 20 atrações ao Cais da Alfândega.
Do sábado, 18 de fevereiro, até a terça-feira, 21, a partir das 19h, no Cais da Alfândega, Recife. Gratuito. Confira a programação de cada dia.

Polos centralizados, descentralizados e comunitários. O folião e a foliã que for brincar Carnaval na capital pernambucana poderá também desfrutar de outros 44 polos espalhados pelo Recife Antigo e demais bairros da cidade. Além de bandas e artistas nacionais, como Marina Sena, Emicida, Mestre Ambrósio, Anavitória, Mundo Livre S/A, Nação Zumbi e Chico César, destacam-se as manifestações populares locais como troças, caboclinhos, bois, ursos, escolas de samba, clubes de frevo, blocos líricos e maracatus.
Do sábado, 18 de fevereiro, até a terça-feira, 21, a partir das 15h. Gratuito. Consulte a programação completa por polo.

Olinda. Enquanto no Recife a abertura oficial das festividades está marcada para esta sexta (17), a vizinha, Olinda, inaugura seu Carnaval já nesta quinta-feira (16) com o cortejo do Homem da Meia Noite, TCM Mulher do Dia e TCM O Menino da Tarde, além de shows da Família Salustiano, Elba Ramalho e Alceu Valença, na Praça do Carmo. Priscila Senna, Cordel do Fogo Encantado, Almério, Siba, Lia de Itamaracá, Mombojó e Ave Sangria são algumas das atrações que se apresentam até a Quarta de Cinzas.
Da quinta-feira, 16 de fevereiro, até a quarta-feira, 21, a partir das 17h. Gratuito. Veja a programação de cada palco.


Agendão.

52633762478 16b2c799e5 k
Bloco da Saudade desfila em Olinda, no domingo (19), e no Recife, na segunda (20) e na terça-feira (21). (Foto: PCR Imagem/Acervo).

Quinta da Diversidade. Apresentações de Lia Moraes, Alan K, Márcia Sampaio, Mylena Dantas, além de performances de Drags e Transformistas com o DJ João Guerra. Quinta-feira, 16 de fevereiro, a partir das 18h, na Rua da Moeda, Recife. Gratuito.

Boi Marinho. Levante do Boi com cortejo no Recife Antigo, na sexta-feira (17), e morte e ressureição com cortejo pelo Sítio Histórico de Olinda, na Quarta-feira de Cinzas (22). Concentração na Rua da Moeda, às 15h, na sexta, 17 de fevereiro, e concentração em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, às 15h, na quarta-feira, 22. Gratuito.

Pitombeira dos Quatro Cantos. Serão três desfiles: cortejo em celebração aos 76 anos da Troça Carnavalesca na sexta (17), saída oficial na segunda (20) e um último cortejo na terça-feira (21). Concentração na Sede da Pitombeira, às 19h30, na sexta, 17 de fevereiro; na segunda, 20, concentração também na Sede, às 10h; e na terça-feira, 21, o ponto de saída é o Largo do Amparo, em Olinda, também às 10h. Gratuito.

Boi da Macuca. Serão dois cortejos: a saída oficial na segunda de Carnaval (20) e o desfile, na sexta-feira (17), para festejar os 69 anos de Zé da Macuca e os 34 anos do Boi. Concentração na Praça Laura Nigro, em frente à Casa Criatura, às 20h, da sexta, 17 de fevereiro. Já na segunda, 20, a concentração acontece no Largo do Amparo, a partir das 16h. Gratuito.

Noite do Brega. Shows de Banda Labaredas, Dany Myler, Conde Só Brega, Banda Sentimentos, Raphaela Santos e Priscila Senna. Sexta-feira, 17 de fevereiro, a partir das 16h30, na Praça do Carmo, Olinda. Gratuito.

Galo da Madrugada. O maior bloco de Carnaval do mundo chega à 44ª edição com seis carros alegóricos, 30 trios elétricos e apresentações de Pabllo Vittar, Juliette, Fafá de Belém, Spok, Michelle Melo e muito mais. Sábado, 18 de fevereiro, a partir das 9h, com saída do Forte das Cinco Pontas. Praça das Cinco Pontas, São José, Recife. Gratuito.

Sábado da Diversidade. Programação inteiramente dedicada a artistas e público LGBTQIA+, com Banda Santroppê, Andreia Luiza, Banda Delikada, Xuxinha e Bandalê, Banda Sentimentos, Eduarda Alves, Márcia Sampaio e Romero Ferro e convidados. Sábado, 18 de fevereiro, a partir das 9h, no Pátio de São Pedro, Recife. Gratuito.

Inês Brasil. A panterona se apresenta no sábado de Carnaval na Boate Metrópole cantando vários hits da carreira. A noite tem ainda Rainha do Recife e Wirdney Petros. Sábado, 18 de fevereiro, 22h. Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Soledade. Ingressos a partir de R$ 30.

Homem da Meia-Noite. O boneco gigante mais antigo do Carnaval volta a desfilar nas ladeiras de Olinda à meia-noite do sábado de Zé Pereira e domingo de Momo. Sábado, 18 de fevereiro, pontualmente à meia-noite, com saída da sede da agremiação. Estrada do Bonsucesso, 132, Bonsucesso, Olinda. Gratuito.

Carnaval Parador. Com shows de Gloria Groove, Luísa Sonza, Silva, Duda Beat, Banda Eddie, Nação Zumbi, Marcelo Falcão, Mestre Ambrósio, Academia da Berlinda e Àttooxxá, além de discotecagem do DJ 440. Do domingo, 19 de fevereiro, até a terça-feira, 21, a partir das 17h, no Parador. Avenida Alfredo Lisboa, 05, Recife Antigo. Ingressos a partir de R$ 230 no Recife Ingressos.

Eu Acho É Pouco. O dragão vai arrastar os foliões e foliãs no Sábado de Zé Pereira e na Terça-feira Gorda. Sábado, 18 de fevereiro, e terça, 21, a partir das 9h. Locais ainda não divulgados.

Elefante de Olinda. 72º desfile do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda com a Orquestra do Maestro Oséas. Domingo, 19 de fevereiro, a partir das 17h, com concentração no Largo do Bonsucesso, em frente à sede do Homem da Meia-noite, em Olinda. Gratuito.

Cariri Olindense. O Cariri volta às ruas com a chave que abre simbolicamente a folia em Olinda, às 4h da manhã do domingo de Carnaval. O cortejo é gratuito, mas, para aproveitar a festa completa, que começa à meia-noite, é preciso adquirir ingresso. Domingo, 19 de fevereiro, a partir da meia-noite, na sede da agremiação. Rua Cândida Luísa, Guadalupe, Olinda. Mais informações no Instagram da Troça Carnavalesca.

Bloco da Saudade. Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, o Bloco da Saudade faz um desfile em Olinda, no domingo (19) e dois no Recife, na segunda (20) e na terça (21). No domingo, 19 de fevereiro, a concentração acontece às 16h, na Praça 12 de Março, em Olinda. Na segunda, 20, e na terça-feira, 21, o ponto de saída é a Praça Maciel Pinheiro rumo ao Marco Zero do Recife. Gratuito.

Bloco do Nada. Cortejo pelas ruas por onde Nada passa, com Orquestra Botelho Frevo e Folia. Segunda-feira, 20 de fevereiro, às 13h, com concentração no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, Recife. Gratuito.

Amantes de Glória. Saída oficial do tradicional bloco recifense. Segunda-feira, 20 de fevereiro, às 16h, com saída da Rua da Guia, no Recife Antigo. Gratuito.

Manguefonia. Nação Zumbi reúne Cannibal, Fabio Trummer, Fred 04, Jorge Du Peixe, Louise, Dengue, Gustavo da Lua, Marcos Matias, Neilton, Toca Ogan e Vivi. Quarta-feira, 22 de fevereiro, às 21h10, na Praça do Carmo, Olinda. Gratuito.