Neste fim de semana chega ao fim a 22ª edição do Festival Recife de Teatro Nacional, depois de 10 dias de programação espalhada pelos palcos da cidade. Entre as montagens de encerramento, o espetáculo “A.N.J.O.S”, voltado ao público infantil, mistura diversas linguagens artísticas para demonstrar a importância do ato de brincar na infância. Já o musical “Tatuagem”, é a adaptação homônima do filme de Hilton Lacerda, que faz dez anos de lançamento neste ano. A peça fecha a programação do festival no Teatro do Parque.
O Festival La Folie chega na sua segunda edição neste final de semana (25), com nomes já veteranos como Pabllo Vittar, Glória Groove e Luiza Sonza, e outros que estreiam no palco do festival: Urias, Getúlio Abelha, e Melanie C – integrante das Spice Girls – que é a atração internacional do evento.
Nas festas, alguns nomes chegam com a intenção de levar o público de volta ao passado. A festa The Retrô pretende relembrar a noite recifense nas últimas décadas do século 20 e o início dos anos 2000, com sets de djs atuantes durante o período. Já o Clube das Pás realiza o “Baile dos Anos 60” e transporte o clube para os anos 1960 com os maiores sucessos da época e adaptações de algumas canções pela Orquestra das Pás.
No cinema, a Sessão Chama Curtas volta com a exibição de três produções do coletivo Surto & Deslumbramento, que estreiam nas salas pernambucanas neste sábado (25), e o Festival Verouvindo chega a sua segunda semana com a exibição acessível de Paloma (2022), na sala de exibição do Museu, na Fundaj. Confira isso e muito mais na agenda desta semana.
Agenda Cultural do Recife – Navegue por aqui
Festas e Shows
Sexta, 24
36º Encontro das Baianas do Samba
O 36º Encontro das Baianas do Samba se dedica à fé e à tradição. É promovido pela Escola Gigantes do Samba, e visa celebrar as mulheres negras e periféricas, que, historicamente, têm atuado na preservação do samba de terreiro, samba partido-alto e o samba-enredo. O encontro também vai receber apresentação cultural especial do Afoxé Aféfé Lagbará. A festa acontece nesta sexta (24), às 20h, na Rua das Crianças, 63, Bomba do Hemetério.Evento é aberto ao público.
Julia Mestre em “Arrepiada”
A cantora e compositora Julia Mestre traz pela primeira vez ao Recife o show do seu novo álbum, Arrepiada, lançado em Abril deste ano. O show da integrante do quarteto Bala Desejo, acontece nesta sexta (24), às 19h, no Frege. Av. Rio Branco, 155, Bairro do Recife. Ingressos pelo Sympla.
CLUBX
A 2ª edição da festa CLUBX chega neste final semana e explora a o gênero da house music como Eletro-House, Future-House, Tropical-House, entre outras. No line up, nomes como Sanni Est, EMMXISS, Wesiley e Écio. A festa acontece nesta sexta (24), às 21h, no Rockstar Pub. Av. Dezessete de Agosto, 1780, Casa Forte. Ingressos disponíveis no Sympla.
Hora do Frevo
César Michiles, flautista pernambucano e figura proeminente na cena musical, convida o virtuoso pianista Romero Medeiros para formar o emocionante Duo Frevo, atração do projeto Hora do Frevo. Com apresentação aberta ao público, ao meio-dia, no térreo do museu, a união da flauta de César com o piano de Romero promete uma jornada musical que honra a tradição do ritmo, ao mesmo tempo em que o reinventa com um toque contemporâneo. Sexta-feira, 24 de novembro, às 12h, no Paço do Frevo. Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. Entrada gratuita.
Sábado, 25
Festival La Folie
Com a proposta de celebrar a cultura da comunidade LGBTQIA+, o La Folie reúne nomes do pop nacional pela segunda vez. Pabllo Vittar, Luiza Sonza e Glória Groove voltam ao palco do festival, mais uma vez como atrações principais. A britânica Melanie C – integrante da girlband Spice Girls – é anunciada como atração internacional, e se junta a outros artistas como Urias, Lexa, Getúlio Abelha e Priscilla. O La Folia acontece neste sábado (25), a partir das 16h, na área externa do Centro de Convenções. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho. Ingressos disponíveis pela plataforma Bilheteria Digital.
Festa The Retrô
A The Retrô recupera a memória das boates nas décadas de 80, 90 e início de 2000. A festa convida os DJs Markyloire, André Navarro e Kilder Dantas, todos experts e pesquisadores dos hits que rolavam nas ex-boates Misty, Butterfly, Over Point, entre outras que funcionaram no Recife. A festa acontece neste sábado (25), a partir das 22h, no Pajubar. Rua Manoel Borba, 693, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Baile do Anos 60 – Clube das Pás
O Clube das Pás realiza o Baile dos Anos 60, uma festa temática com direito a fantasia e hits da ‘Era de Ouro’. Além das músicas do anos 1960, o baile conta com os maiores sucessos de época na interpretação da tradicional Orquestra das Pás. A festa acontece neste sábado (25), às 20h, no Clube Carnavalesco Misto das Pás. Rua Odorico Mendes, 263, Campo Grande. Os ingressos estão sendo vendidos por R$20,00 na bilheteria do clube.
Baile da Conveniência Ano II
o Baile da Conveniência ano II vai celebrar o segundo aniversário da casa com shows de Dunas do Barato, Sasquatman e convidados, além da banda paraibana Seu Pereira e Coletivo 401 e DJ Gilson Martins. A festa acontece às 21h neste sábado (25) no Clube Atlântico. Av. Sigismundo Gonçalves, 1002, Carmo, Olinda. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla.
Domingo, 26
Mostra Veredas na MauMau Galeria
A Mostra Veredas reúne os artistas Adalberto, Álefe Passarin, Nathália Tenório e Zé Barreto de Assis na MauMau Galeria integrando o projeto Som na MauMau. A mostra tem o intuito de demonstrar as sonoridades desenvolvidas hoje no agreste de Pernambuco. A Mostra Veredas acontece neste domingo (26), a partir das 16h na MauMau Galeria. Rua Nicarágua, 173, Espinheiro. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo Sympla.
Cinema
Sessão Chama Curtas
A Sessão Chama Curtas retorna às salas de exibição do Cinema da Fundação com obras da iniciativa audiovisual independente Surto & Deslumbramento. O coletivo leva ao público três obras que inéditas aos cinemas recifenses: Sonhos (2022), O Nascimento de Helena (2021) e Vênus de Nyke (2021). Após a sessão, os realizadores Chico Lacerda e André Antônio irão conversar com o público sobre as obras e a história do coletivo. Sessão acontece neste sábado (25), a partir das 16h30, no cinema do Porto. Cais do Apolo, 222, 16º andar, Bairro do Recife. Entrada é gratuita.
O Festival Verouvindo chega à sua 8ª edição e promove uma experiência inclusiva no audiovisual brasileiro. A programação apresenta uma seleção de filmes de curta e de longa-metragem, todos apresentados com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Nesta semana, o festival exibe o longa-metragem Paloma (2022), de Marcelo Gomes. Sessão acontece neste domingo (26), na sala de exibição do Museu. Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte. A entrada é gratuita
Frevo Michiles
O Paço do Frevo vai virar cinema com a exibição especial do filme Frevo Michiles, de Helder Lopes. A sessão faz parte do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que chega ao Recife após 15 anos em São Paulo. Na sequência, haverá ainda um debate com o diretor do documentário, o homenageado Jota Michiles e o pesquisador e escritor Amilcar Bezerra. Quinta-feira, 23 de novembro, às 19h, no Paço do Frevo. Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. Entrada gratuita.
Teatro e Dança
Espetáculo A.N.J.O.S
A Cia Cênica Nau de Ícaros traz ao Recife, através do 22º Festival Recife de Teatro Nacional, o espetáculo A.N.J.O.S, uma mistura de arte circense, dança e canto que usa a linguagem lúdica para explicar a importância do ato de brincar na primeira infância. As duas sessões, no sábado (25) e domingo (26), acontecem às 11h e às 17h, respectivamente, no Teatro Luiz Mendonça. Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem. Entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento, os ingressos são liberados na bilheteria 1 hora antes da sessão.
Espetáculo Tatuagem
O espetáculo da Cia Revista traz uma adaptação do filme pernambucano de Hilton Lacerda, que passa nos anos 1970, durante o regime militar, e tem a cena do teatro recifense como pano de fundo. A peça terá duas sessões, no sábado (25) e no domingo (26), ambas às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Entrada gratuita mediante doação de 1kg de alimento, os ingressos são liberados na bilheteria 1 hora antes da sessão.
Orixás para Criança
O projeto Orixás para Criança apresenta uma programação volta a apresentar de maneira lúdica as religiões de matriz africana para o público infantil. Oficinas de música, contação de histórias e produção de materiais lúdicos estão nas atividades do projeto, voltado principalmente a crianças de 5 a 12 anos, com o objetivo de desmistificar e promover a tolerância religiosa. O evento acontece neste sábado (25), a partir das 15h, no Parque das Graças e é aberto ao público.