Agenda Cultural do Recife: sessão de cinema palestino e temporada de espetáculos da CAIXA Cultural na programação da semana

CAIXA Cultural do Recife também recebe novo espetáculo musical "Caetanas" e a 25ª edição do Festival Virtuosi apresenta concertos no Teatro Santa Isabel

Copia de Post Noticias Padrao
O grupo promove lançamento de seu novo single (Foto: Luan Cardoso/ Divulgação)

Nesta semana, os eventos da agenda começam já na quinta-feira (7) por conta do feriado. O Grupo Mombojó realiza nesta quinta o show de pré-lançamento de “O Amor que Vai”, 2º single do projeto da banda que rende homenagem a Alceu Valença. O show acontece na Casa Estação da Luz e a banda vai performar todas as canções do disco que reinterpreta o cancioneiro de Alceu Valença, previsto pra ser lançamento em 2024.

Nas salas de exibição, a Sessão Chama Curtas volta ao Cinema da Fundação com uma sessão destacando as produções de cineasta palestina Larissa Sansour. Quatro títulos de Sansour serão exibidos e após a exibição, a pesquisadora e professora Carol Almeida mediará uma conversa com o público sobre as obras exibidas.

No teatro, a CAIXA Cultural traz dois espetáculos que chegam nesta semana e na próxima. O musical Caetanas chega aos palcos com a direção de Ariza Torquato e costura a história de quatro protagonistas mulheres que lutam contra a especulação imobiliária no litoral do Ceará, isso tudo costurado por canções de Caetano Veloso. Já Leci Brandão – Eu Sou o Samba celebra os 50 anos da cantora, um dos maiores nomes da história do samba nacional, com um repertório de clássicos do ritmo.

Neste final semana algumas feiras culturais também animam o centro da cidade. A Brasilidades Feira Criativa reúne empreendedores do setor de economia criativa, além de apresentações artísticas e DJ set. O Mercado Capitão segue na mesma proposta e também aproxima empreendedores do artesanato, moda independente e ainda convida a artista plástica espanhola Valeria Rey Soto, que vive em Olinda há 15 anos e se inspira em Pernambuco para sua produção artística.

Festas e Shows

Quinta, 7

Copia de Post Noticias Padrao
(Foto: Luan Cardoso/ Divulgação)

Show de lançamento de “Amor que Vai” – Mombojó

O grupo Mombojó lança “Amor que Vai”, 2º single de seu projeto em homenagem a Alceu Valença, sucedendo “Estação da Luz”. Embora o álbum completo esteja previsto para janeiro, o grupo vai montar o show único de pré-lançamento na Casa Estação da Luz, em Olinda, com a setlist inteira ao vivo. A banda, com mais de 20 anos de carreira, apresenta seu primeiro disco não-autoral, recriando o espírito jovial da música original de Alceu Valença lançada em 1994. O show de pré-lançamento acontece na quinta (7), às 20h, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313 Carmo. Ingressos disponíveis no Sympla

Sexta, 8

Som na MauMau – Bruna Nascimento e Milton Raulino

Os multiartistas pernambucanos Bruna Nascimento e Milton Raulino apresentarão ao vivo seus novos singles, oferecendo amostras dos trabalhos mais recentes de ambos. Milton Raulino inaugura o evento com o show “Quem é do mar, ama”, celebrando o lançamento de Suave. Em seguida, Bruna Nascimento lança o EP Cada início é só continuação, com os singles “Acaso / Coincidência” e “Sinto que não quero mais”. Uma noite promissora para quem gosta de música. As apresentações fazem parte do projeto “Som na MauMau”, que foca em dar espaço a artistas pernambucanos independentes. Os shows acontecem nesta sexta (8), às 20h, na MauMau Galeria.  Rua Nicarágua, 173, Espinheiro. Ingressos disponíveis no Sympla.

DIP

A festa DIP reúne nomes em ascensão da cena eletrônica alternativa e aproxima estilos como funk, house, techno e hyperfunk. Nesta edição, a DIP traz, além de nomes pernambucanos, o DJ e produtor carioca Evehive e a maranhense Eva de LC. A DIP acontece nesta sexta (8), a partir das 22h, na Casa Malassombro. Rua do Apolo, 219, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis na plataforma Shotgun.

Sábado, 9

Festa Pra Sempre Cringe

A festa Pra Sempre Cringe revive o melhor das músicas das décadas 1980, 1990 e 2000, com foco em nomes como Britney Spears, Green Day, Rebelde, Panic At The Disco e mais. A festa promete uma noite de diversão com distribuição de doces dos anos 90. A festa acontece neste sábado (9), às 22h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis no Sympla.

Brasilidades Feira Criativa

A Brasilidades Feira Criativa reúne empreendedores do setor da economia criativa no centro do Recife com mais de 30 marcas expondo seus produtos, além de apresentações do ator Tomé, Arte Drag e set do DJ Caio Lavor. A feira começa no sábado (9) a partir das 14h, no Armazém do Campo. Av. Martins de Barros, 387, Santo Antônio. Entrada gratuita.

Domingo, 10

33ª Mercado Capitão

o Mercado Capitão realiza sua 33ª edição apresentando a artista plástica e ilustradora Valeria Rey Soto como convidada especial. Residente em Olinda há mais de 15 anos, Valeria combina o figurativo com a abstração em suas obras, inspiradas por suas viagens em meio a tradições culturais. Além disso, o mercado oferece produtos únicos, gastronomia diferenciada e um ambiente propício para troca de ideias e inspiração. O Mercado Capitão acontece neste domingo (10), a partir das 10h, no restaurante Casa Capitão. Rua Capitão Lima, 124, Boa Vista. Entrada gratuita.


Cinema

Exodo Espacial
Um Êxodo Espacial reescreve a história do pouso na lua pela perspectiva palestina. (Foto: Divulgação)

A Sessão Chama Curtas traz o programa “Palestinas possíveis: o cinema de Larissa Sansour“, apresentando quatro obras inéditas da cineasta palestina em Recife. Após a exibição, a pesquisadora e professora Carol Almeida conduzirá uma conversa com o público sobre os filmes. A iniciativa é uma parceria com a Mostra de Cinema Árabe Feminino, cuja convidada é curadora. Os filmes exibidos incluem Um Êxodo Espacial (2008), Patrimônio Nacional (2013), In Vitro (2019) e No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana (2015). A sessão acontece neste sábado (9), às 16h, no Cinema da Fundação Derby. Rua Henrique Dias, 609, Derby. Entrada gratuita. 


Teatro e Dança

Espetáculo De repente tô aí…

Toinho Mendes, poeta, ator e repentista, fará sua estreia teatral com o espetáculo “De repente tô aí…” em Recife. O evento contará com a participação de estudantes de escolas públicas, envolvendo jovens da Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre e do curso de design da Escola Técnica Estadual Miguel Batista na produção visual. Toinho busca compartilhar suas histórias de infância no sertão nordestino, misturando humor, poesia e música. O artista espera criar uma rede de esperanças e celebrar a cultura nordestina, contando com o apoio da comunidade e entidades estaduais. As apresentações acontecem na segunda e na terça-feira (12 e 13), às 20h, no Museu Cais do Sertão. Av. Alfredo Lisboa, s/n, Recife Antigo. Os ingressos da segunda e da terça estão disponíveis no Sympla. 

Copia de Post Noticias Padrao 1 1
(Foto: Mateus Montenegro/ Divulgação)

Musical Caetanas

A CAIXA Cultural Recife apresenta o musical Caetanas, contando a história de quatro mulheres enfrentando a especulação imobiliária no litoral cearense. O enredo, costurado por clássicos de Caetano Veloso, terá cinco apresentações. Com sessões acessíveis e bate-papo, a obra escrita por André Ximenes e dirigida por Ariza Torquato destaca a força das mulheres protagonistas, interpretadas por Adna Oliveira, Fabíola Líper, Muriel Cruz e Aretha Karen. As apresentações começam nesta quinta (7) e encerram no sábado (9), na CAIXA Cultural do Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Horários de cada sessão e ingressos à venda no site da Caixa Cultural

Festival Virtuosi

O Virtuosi celebra 25 edições no Teatro de Santa Isabel com apresentações do duo Flûte Transcriptions formado pela flautista brasileira Raquele Magalhães e pela pianista francesa Marie-Josèphe Jude e do concerto Celebração da Viola com a Orquestra Jovem de Pernambuco. O festival homenageia Leda Alves, atriz e gestora pública falecida em novembro. As apresentações acontecem nesta quinta (7) e nesta sexta (8), às 20h, no Teatro Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do evento.