Neste final de semana, o Recife terá palcos agitados, com espetáculos para todos os públicos. O Festival Recife de Teatro Nacional volta depois de três anos com uma programação voltada para assuntos atuais e faz uso da urgência na dramaturgia para falar sobre teatro e democracia. O musical Viva o povo brasileiro, baseado na obra de João Ubaldo Ribeiro, abre a programação do festival e dá o tom de toda a programação. A peça Sueño faz referência à ditadura chilena e reflete sobre os perigos do autoritarismo.
Novembro também é o Mês da Consciência Negra, e eventos celebram a cultura afrobrasileira do Recife, nos museus, boates e ruas. A festa BODA – Baile Africano traz dois DJs angolanos, juntos à DJ Makeda, representante pernambucana para uma noite de ritmos africanos contemporâneos. O Museu do Homem do Nordeste inaugura sua semana da Consciência Negra com apresentação do Balé da Cultura Negra do Recife com o espetáculo “Nações Africanas”. Além disso, o Afoxé Povo de Ogunté promove a 12ª Festa de Tambores, um festejo que presta homenagem ao povo de santo e as religiões de matriz africana.
Agenda Cultural do Recife: navegue por aqui
Festas e Shows
Sexta, 17
Festa Let’s Go Indies
Repertório feito para quem gosta de indie rock e indie pop, a festa vai tocar músicas de nomes como Arctic Monkeys, Lana Del Rey, Vampire Weekend, MGMT, Banda do Mar, Muse e mais. A Let’s Go Indies acontece nesta sexta (17), às 22h, no Estelista. Rua Saturnino de Brito, 385 Cabanga. Ingressos disponíveis no Sympla.
Sábado, 18
Com foco em potencializar a juventude periférica, o 6º Festival das Juventudes do Recife promove uma série de atividades e shows. Antes das atrações, às 17h, uma feirinha de variedades acontece. Com nomes como Karol Conká e Joyce Alane entre os shows ao vivo; já DJ Venenosa, Afrobitch, DJ Lippe e outros nomes, comandam a mesa de mixagem entre uma atração e outra. O evento acontece neste sábado (18), às 18h, no Cais da Alfândega. Entrada gratuita.
Tesão
A festa Tesão, na sua última edição deste, mistura pop e funk proibidão na mesma medida. O line up é composto pelos DJs Rainha de Recife, Thiago Rocha e Hydra. A festa acontece neste sábado (18), às 22h, no Loba Pub. Rua Quarenta e Oito, 197, Espinheiro. Ingressos pelo Sympla.
Baile Africano – BODA
Celebrando o Mês da Consciência Negra, a festa BODA promove uma noite somente de ritmos eletrônicos africanos. No line up, os DJs angolanos Algi e GEO são acompanhados pela recifense Makeda. Entre os ritmos da noite: kizomba, amapiano, afro beat, kuduro, entre outros. A festa acontece neste sábado (18), às 21h, na Pop House Bar. Avenida Manoel Borba, 786, Boa vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Domingo, 19
A 12ª Festa de Tambores celebra a cultura do povo de santo em Pernambuco, além de homenagear Mãe Elza de Iemanjá e Maestro Forró. A festa é promovida pelo Afoxé Povo de Ogunté, que também se apresenta na celebração. Além do Afoxé, o Maracatu Raízes de Pai Adão, a Escola Gigante do Samba e outros nomes estarão presentes. O evento acontece neste domingo (19), e começa a concentração às 14h em frente ao Sítio de Pai Adão. Estr. Velha de Água Fria, 1644, Água Fria. A entrada é gratuita.
Samba pra Cima
A festa Samba pra Cima celebra os nomes clássicos do samba e abre a roda no centro do Recife, com canções de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Fundo de quintal, Ivone Lara e Beth Carvalho no repertório, além das músicas autorais de José Demóstenes, uma das atrações da tarde ao lado de Daniel Coimbra, Hilson Batucada, Helder Leite e mais. O evento acontece neste domingo (19), a partir das 16h30, na casa Malassombro. Rua do Apolo, 219, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Cinema
8ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo
Para quem procura um programa caseiro, a 8ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo oferece uma lista de títulos completamente online e gratuita. A programação de oito filmes, disponíveis entre os dias 15 e 30 de novembro, traz o mais recente da produção audiovisual chinesa, e todos disponíveis com exclusividade pela plataforma Spcine Play. A programação navega do documentário à comédia de ficção científica. Confira a programação completa.
Teatro e Dança
Espetáculo “Cabaré Coragem”
A peça percorre todo o universo do gênero do cabaré e é composta de número de canto, dança e fragmentos textuais da obra de Brecht. O enredo apresenta um grupo de artistas decadentes que, apesar dos problemas, segue com firmeza na dramaturgia. O espetáculo acontece neste sábado e domingo (18 e 19), às 18h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem. A entrada é gratuita, os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início da peça.
Espetáculo “De Tempos Somos – um sarau do Grupo Galpão”
Os integrantes do Grupo recapitulam as quatro décadas de atividade da companhia com uma seleção de 25 canções que marcaram sua trajetória. As músicas são de encenações já conhecidas, como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990); e de workshops trabalhados internamente entre os integrantes, ou seja, chegam ao público pela primeira vez agora. O espetáculo acontece nesta sexta (17), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem. A entrada é gratuita, os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início da peça.
Espetáculo “A Cara do Pai”
O espetáculo é uma autoficção do ator Tatto Medinni, que explora os significados que atravessam a figura paterna enquanto o protagonista reflete sobre quem foi seu próprio pai, qual o seu legado e qual sentido ele deixou na criação do filho, que também cresceu rodeado de mulheres fortes. O espetáculo tem sessões nesta sexta (17), às 19h, na Escola Municipal Antonio Heráclio. R. Manoel Silva, 134, Água Fria. Entrada gratuita.
Espetáculo “Viva o Povo Brasileiro”
Releitura da obra de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), o musical abre a programação do 22º Festival Recife de Teatro Nacional. Com direção de André Paes Leme, a peça conta a história do Brasil pela perspectiva do povo preto. Com um elenco formado por 10 atores fixos e estudantes de teatro do Recife, a peça traz 30 canções compostas por Chico César. A peça acontece nesta sexta (17), às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início da peça na bilheteria do teatro.
Sueño
Com enredo que se passa nos anos 1970, durante a ditadura chilena, um casal de atores militantes é separado pelo governo de Pinochet enquanto ensaiam a montagem de “Um Sonho de Uma Noite de Verão”. Vine, o marido, é exilado e separado de sua esposa, que está grávida. Ao retornar ao Chile já na década de 1990, o protagonista pretende montar a peça mais uma vez e descobre como o autoritarismo ainda vive em seu país. A peça terá duas sessões, neste sábado (18) e neste domingo (19), às 20h e às 16h, respectivamente. Ambas as sessões serão no teatro de Santa Isabel. Praça da República, Santo Antônio. A entrada é gratuita e os ingressos ficarão disponíveis uma hora antes das sessões.
Museus e Exposições
Conexão Museu
O evento Conexão Museu, apresenta uma série de atividades que incluem recreação infantil, gastronomia, uma feirinha de produtos, além de apresentações musicais de forró, chorinho e frevo. O evento também tem como intuito impulsionar o empreendedorismo de mulheres. O Conexão Museu acontece neste domingo (19), a partir das 9h, no Museu do Estado de Pernambuco. Av. Rui Barbosa, 960, Graças. A entrada é gratuita.
Semana da Consciência Negra – Museu do Homem do Nordeste
O Museu do Homem do Nordeste inaugura a Semana da Consciência Negra neste final de semana. Com uma programação voltada ao reforço de uma educação antirracista, as atividades iniciam com uma apresentação do Balé da Cultura Negra do Recife – Bacnaré, que apresenta o espetáculo “Nações Africanas”. O grupo é composto por bailarinos, músicos e cantores de música e dança africanas. A apresentação acontece neste sábado (19), no jardim do Museu. Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte. A entrada é gratuita.