Nesta semana, os shows locais, nacionais e internacionais chegam ao Recife. O cantor pernambucano PC Silva ocupa a CAIXA Cultural do Recife neste final de semana com o show Eu Vou Ganhar o Mundo, montado a partir de seu segundo álbum de estúdio, que sai ainda este ano. O grupo Forfun e o cantor Jorge Vercillo também se apresentam no Recife neste final de semana com turnês de comemoração de sua trajetória artística. Já nos shows internacionais, Andy Summers, da banda The Police, se junta a Rodrigo Santos (Barão Vermelho) e João Barone (Paralamas do Sucesso) na formação do Call The Police, projeto que une os três artistas e viaja entre seus três repertórios.
Programação ainda traz sessões especiais de cinema que ocupam as três salas de exibição do Cinema da Fundação. Na sala Derby, o projeto Transformações dos Médicos Sem Fronteiras mostra as perspectivas e lutas do povo palestino na guerra contra Israel; No Museu, o Prêmio Grande Otelo leva os filmes finalistas de todas as categorias do prêmio e, por fim, a sala Porto recebe o IV Fórum do Movimento das Imagens debate a crise climática a partir do cinema experimental.
No teatro, Cláudia Abreu, chega ao Teatro do Parque com o monólogo Virginia, que se aprofunda na obra de Virginia Woolf, um dos nomes mais celebrados da literatura contemporânea pela sua escrita e pelos significados de sua obra para a literatura feminista e lésbica. Confira!
Shows e Festas
Quinta, 01
Andy Summers, Rodrigo Santos e João Barone, reconhecidos pela trajetória nos seus grupos de origem (The Police, Barão Vermelho e Paralamas do Sucesso, respectivamente, trazem para o Recife a turnê do trio, que baseia seu repertório em clássicos do The Police como “So Lonely”, “Every Breath You Take”, “Message in a Bottle”, “Driven To Tears” e “Roxanne”. O show acontece nesta quinta (01), às 21h, no Teatro Guararapes. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda. Ingressos disponíveis no Cecon Tickets.
PC Silva em Eu Vou Ganhar O Mundo
PC Silva no show Eu vou ganhar o mundo, que traz no repertório algumas das novas músicas escolhidas para seu próximo álbum, que ainda não teve título nem data de lançamento revelados. Estarão no repertório a já anunciada “Lambada exuberante” “Me dê notícias do universo” e “De Nova Orleans até Taperoá”, além de canções dos seus trabalhos anteriores. O show tem apresentações a partir desta quinta (01) até o sábado (03), às 20h, na CAIXA Cultural do Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Sexta, 02
Baile do Ramemes
Umas maiores revelações do funk nacional nos últimos anos, Ramemes, o Destruidor do Funk, traz para Recife o seu baile. Além do DJ paulista, os DJs Jaca Beats e Lobinho também estão confirmados. O Baile do Ramemes acontece nesta sexta (02), às 23h, na Concha Acústica da UFPE, no Centro de Convenções da UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Ingressos disponíveis no Sympla.
Forfun – Turnê Nós
Após nove anos, o Forfun volta marcada a Pernambuco com a turnê Nós, projeto que celebra a trajetória do grupo carioca, que encerrou as atividades em 2015. Com quatro álbuns lançados, a setlist do show reúne hits como “História de Verão”, “Hidropônica” e “Sol ou Chuva”. Show acontece nesta sexta (02), às 23h, no Classic Hall. Av. Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho. Ingressos disponíveis na plataforma Eventin.
Sábado, 03
The Fevers – Do Vinil ao Digital
Comemorando 58 anos de carreira, The Fevers comemora a trajetória com a turnê turnê Do Vinil ao Digital, que revisita o repertório da manda nas quase seis décadas de estrada e traz hits como “Mar de rosas” e “Vem me ajudar” na setlist do show. O evento acontece neste sábado (03), às 20h, no Teatro Riomar. Av. República do Líbano, 251. Pina. Ingressos disponíveis no Uhuu.
Jorge Vercillo – JV30
Jorge Vercillo, um dos nomes mais emblemáticos da cena brasileira, celebra as três décadas de carreiras com uma turnê de maiores sucessos de sua discografia. Faixas como “Que Nem Maré“, “Homem Aranha“, “Monalisa“, “Final Feliz“, “Encontro das águas”, “Fênix“, “Sensível Demais“, “Ela Une Todas as Coisas” são algumas das levas pelo cantor carioca ao palco. O show acontece neste sábado (03), às 21h, no Teatro Guararapes. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda. Ingressos disponíveis no Cecon Tickets.
Domingo, 04
Arrastão do Frevo
O Arrastão do Frevo retorna nesta semana com participação do Carnaval de Zé Puluca, bloco de bonecos gigantes de Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco, que estará acompanhado da Orquestra Paranampuká. A programação ainda traz o Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. O Arrastão acontece neste domingo (04), com concentração às 15h30, no Paço do Frevo. Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife. O evento é gratuito.
Cinema
Mostra de Finalistas do Prêmio Grande Otelo
A Academia Brasileira de Cinema realiza a 8ª Mostra de Filmes Finalistas do Prêmio Grande Otelo 2024 em Recife durante esta semana. Ao todo serão exibidos 16 filmes que concorrem ao prêmio Grande Otelo de Melhor Filme do Júri Popular, nas três categorias que recebem votos do público: longas de ficção, longas de comédia e documentários. Entre os títulos estão Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho; O Sequestro do Voo 375, de Marcus Baldini e Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina, de Ana Rieper. As sessões acontecem a partir de hoje (01) até a próxima quarta-feira (07) na Sala Museu do Cinema da Fundação. Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte. A entrada é gratuita.
Projeto Transformações – Sessão de documentários
Sessão de cinema do Projeto Transformações, promovida pelo Médicos Sem Fronteiras, apresenta dois documentários com perspectivas palestinas da invasão de Israel, seguida de debate. O primeiro, Gaza: juventude sob ocupação (2022), retrata a vida dos adolescentes na Faixa de Gaza, que nasceram durante o período de bloqueios, conflitos e escassez de itens essenciais, o segundo é Gaza antes de 7 de outubro, filmado em maio de 2023, e mostra alguns dos muitos desafios para se viver na região sitiada por Israel antes dos ataques de 7 de outubro. A exibição acontece nesta sexta (02), às 19h, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Rua Henrique Dias, 609, Derby. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Sympla.
IV Fórum do Movimento das Imagens
O Fórum aborda questões climáticas através de obras do cinema experimental e da videoarte realizados desde a década de 1970. Além das exibições, no dia 03 de agosto, também haverá uma mesa redonda com a participação do curador e videasta Yann Beauvais, o artista Edson Barrus Atikum, a professora e pesquisadora Angela Phryston. O Forúm do Movimento de Imagens acontece desta quinta (01) a sábado (03) na Sala Porto do Cinema da Fundação. Cais do Apolo, 222, 16º Andar, Bairro do Recife. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria 1 hora antes de cada sessão.
Teatro e Dança
Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuno
Espetáculo é baseado no cordel de Ariano Suassuna que adapta a escrita de William Shakespeare à cultural sertaneja e os elementos do Movimento Armorial. Dividia em dois momentos, a peça – que estrela Aramis Trindade -, tem declamações do cordel e outro momento em que Aramis incorpora o próprio Ariano explicando os personagens e contexto da história de Romeu e Julieto. A peça terá apresentação única neste domingo (04), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça. Parque Dona Lindu, s/n, Boa Viagem. Ingressos disponíveis no Sympla.
Virginia
Claudia Abreu apresenta o monólogo, que foi idealizado e escrito por ela a partir da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941). Em cena, a atriz interpreta a escritora inglesa, marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. O espetáculo tem sessões durante todo o fim de semana: sexta (02) e sábado (03) às 20h, e no domingo (04) às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos divulgados no Sympla.
Literatura
Lançamento Vidas Secas em Cordel
Adaptação do clássico de Graciliano Ramos, Vida Secas em cordel nasce da colaboração entre o escritor, poeta e cordelista Josué Limeira e do designer Vladimir Barros e é publicado pela editora Yellowfante. O livro modifica a estrutura narrativa do clássico e coloca história de Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho, o filho mais novo e a cadela Baleia nos versos e ilustrações. O lançamento do livro e um bate-papo com os autores acontece neste sábado (03), às 15h, na Livraria Jaqueira. Rua Madre de Deus, 110, Bairro do Recife. Entrada gratuita.