Agenda Cultural do Recife com shows de Nation Beat e Natiruts, “Autobiografia Autorizada” de Paulo Betti e Mostra Palestina Livre

Programação dessa semana ainda traz comédia de Marina Orth e Tânia Bondezin, lançamento literário e exposições de arte

Copia de Copia de Post Noticias 5 1
Exposição "Histórias da Terra" de Marlene Almeida (Foto: Danilo Galvão/ Divulgação)

Este final turnês nacionais e internacionais chegam ao Recife. O grupo norte-americano Nation Beat se apresenta em Olinda com o show Archaic Humans – com participação de Maciel Salú – e a banda Natiruts traz a turnês de despedida do grupo, Leve com Você, para o Classic Hall. Já a banda Camarones se apresenta no domingo (28) no Maldita Pub com a turnê do grupo pelo nordeste.

No cinema, o Cinema UFPE tem sessões especiais nesta sexta (26) e na próxima segunda (29). A primeira, em parceria com o projeto Tinha Que Ser Negro, traz os curtas do cineasta Luiz Apolinário: NONADA e TRAVESSIA, que terá sua estreia nesta edição. Já na próxima semana, a Mostra Palestina Livre pauta a luta do povo palestino contra o imperialismo de Israel através de documentários.

No teatro, espetáculos diversos chegam aos palcos do Recife: O monólogo Autobiografia Autorizada, escrito e interpretado por Paulo Betti; Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada, comédia com Marisa Orth e Tânia Bondezan; a performance Ije Ara Okan, da artista Artia, que esta na programação da Ocupação Espaço O Poste.

Programação dessa semana ainda traz exposições de artes que encerram sua exibição neste final de semana e lançamento do primeiro romance da escritora pernambucana Clarice Freire, confira!

Shows e Festas

Quinta, 25

Nation Beat

O grupo norte-americano Nation Beat chega em Olinda para uma apresentação única após passagens por New Jersey, New York City e Ottawa. O grupo traz a Pernambuco a turnê de lançamento do álbum Archaic Humans, lançado em março pelo selo Ropeadope. O show também terá participação especial do artista pernambucano Maciel Salú. A apresentação acontece nesta quinta (25), às 19h, no Teatro Fernando Santa Cruz. Av. Doutor Joaquim Nabuco, Varadouro, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sábado, 27

Natiruts – Turnê Leve com Você

Após quase 30 anos de carreira, a banda Natiruts chega ao Recife com a turnê de despedida “Leve com Você”. O repertório incluirá músicas antigas, lados B, hits e elementos surpresa, prometendo uma celebração restauradora para o público. O show acontece neste sábado (27), às 19h, no Classic Hall.  Av. Gov. Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho. Os ingressos estarão à venda no site Eventim.

The RETRÔ homenageia a Butterfly Show Dance

A The RETRÔ homenageia a Butterfly Show Dance, boate icônica de Boa Viagem que marcou os anos 90 e início dos 2000, conhecida carinhosamente como “Butter” ou “manteiga”. A festa promete reviver a essência sonora e a atmosfera da época com os DJs Barreto, Junior Bomba e Markyloire. O evento será neste sábado (27), a partir das 22h, no PAJUBAR. Av. Manoel Borba, 693, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Reverse na Rua

Selo de música eletrônica recifense traz para o Recife dois dos maiores nomes da cena nacional: L_cio, conhecido pela incorporação da flauta transversal nos seus sets, e Renato Cohen, pioneiro do techno no Brasil. Line-up também traz atrações locais como Pedro Afonso e Eleva. A Reverse acontece neste sábado (27), às 16h, no Complexo de Convenções Eventos e Entretenimento da UFPE. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na plataforma Ingresse.

Domingo, 28

Camarones Convida e Toca Junto

O grupo instrumental potiguar Camarones Orquestra Guitarrística chega ao Recife com a turnê “Camarones Convida e Toca Junto”, que faz parte de um projeto maior da própria banda no qual os grupos locais Sonika e Dosepara se juntam ao evento com uma programação diversificada e enriquecedora. O show acontece nesse domingo (28), às 17h, no Maldita Pub. Av. Marquês de Olinda, 302, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis para compra no Sympla.


Cinema

Exibição Nonada + Travessia

O Cinema UFPE, em parceria com o projeto Tinha Que Ser Negro, exibe os dois curtas do cineasta Luiz Apolinário. O primeiro, NONADA (2022), reflete sobre a primitividade no contemporâneo, e será seguido pela estreia de TRAVESSIA, que revisita os elementos da produção anterior para questionar os condicionamentos do século XXI. Após as exibições, haverá um debate com a equipe de TRAVESSIA, incluindo o diretor, o ator Roby Nascimento e César Seco, produtor musical. A sessão acontece nesta sexta (26), às 14h10 no Cinema UFPE, que fica dentro do Centro de Convenções da UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Ingressos disponíveis no Sympla ao meio dia da sexta.

Mostra Palestina Livre – II Ciclo de Debates do NUDOC

A Mostra Palestina Livre, parte do II Ciclo de Debates do NUDOC, exibe produções que trazem a perspectiva do povo palestino e sua luta pelo reconhecimento da sua nação contra o imperialsimo de Israel. O Lobby (2017), dirigido por Clayton Swisher , abre a sessão e é seguido de um debate com o jornalista James Kleinfeld, e em sequência será apresentada a sessão Palestina Possível, com curtas-metragens da diretora palestina Larissa Sansour: Um Êxodo Espacia (2008), Patrimônio Nacional (2013), In Vitro (2019) e No Futuro Eles Comiam da Melhor Porcelana (2015). As sessões acontece na próxima segunda (29), com início às 14h, no Cinema UFPE, que fica dentro do Centro de Convenções da UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Inscrições gratuitas através do formulário online.

Acervo do Vídeo Popular

Projeto que digitaliza vídeos populares pernambucanos antigos será lançado nesta sexta-feira (26/7). Debruçado sobre material do MST, do SOS Corpo e da TV Viva, o Acervo do Vídeo Popular recuperou quase 200 fitas das décadas de 1980 e 1990. O lançamento acontece no Centro de Cultura Luiz Freire, a partir das 18h. Rua 27 de Janeiro, 181 – Carmo, Olinda. Entrada gratuita.


Teatro e Dança

Copia de Copia de Post Noticias 1 7
(Foto: Mauro Khouri/ Divulgação)

Espetáculo Autobiografia Autorizada

O monólogo Autobiografia Autorizada, com texto e atuação de Paulo Betti, e direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi, é uma peça autobiográfica, baseada em textos da adolescência de Betti e artigos escritos ao longo de trinta anos. Aos 71 anos, Paulo Betti revisita sua trajetória de superação, desde um contexto rural até o sucesso na carreira artística. As apresentações começaram nesta terça (23) e vão até a quinta (25) sempre às 20h, na CAIXA Cultural Recife. Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.

Performance Ije Ara Okan

A 2ª edição do projeto Ìtàn do Jovem Preto, onde jovens artistas negros do Recife compartilham suas histórias por meio de intervenções artísticas, apresenta a performance Ije Ara Okan com a bailarina e performer Artia. Fortalecida pelo ẹjẹ (sangue) de suas trancestrais, explodidas pelas bocas de canhões, perseguidas por suas vestimentas e queimadas vivas, ela, a travesti, renasce em seu ara (corpo). A apresentação acontece neste sábado (27), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. A entrada é gratuita, com retirada de ingresso antecipada pelo Sympla.

Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada

Espetáculo protagonizado por Marisa Orth e Tânia Bondezan acompanha duas cuidadoras que descobrem a morte de sua empregadora, uma idosa chamada Radojka, e decidem encontrar alguma maneira de oculta a morte da senhora para garantir seus empregos. O espetáculo tem sessões às 20h, na sexta e no sábado, e no domingo (28), às 17h, no Teatro de Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. Ingressos disponíveis no Sympla.

Trilogia Grande Sertão: Veredas – 1ª e 2ª Parte

A Livraria do Jardim recebe o espetáculo Grande Sertão: Veredas, baseado no clássico de Guimarães Rosa. Gilson de Barros, sob a direção de Amir Haddad, encena duas partes do espetáculo: a 1ª é Riobaldo, que mergulha no personagem e nos romances que guiam sua evolução ao longo do romance. A segunda parte, O Diabo na Rua, No Meio do Redemunho, se volta para as questões filosóficas do bem e do mal para Riobaldo e sua relação com o Diabo e o suposto acordo feito pelo protagonista. As peças acontecem neste final de semana, a 1ª parte no sábado (27), às 19h, e a segunda no domingo (28), às 18h, na Livraria do Jardim. Avenida Manoel Borba, 292, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.


Literatura

Copia de Imagem post padrao 3 8
Foto: Divulgação.

Lançamento Para Não Acabar Tão Cedo

A escritora e publicitária Clarice Freire comemora 10 anos de carreira literária com o lançamento de seu novo livro Para Não Acabar Tão Cedo (Ed. Record). Freire, que já foi finalista do prêmio Jabuti na categoria Ilustração em 2017, tem outros dois trabalhos publicados: Pó de Lua (2014) e Pó de Lua nas Noites em Claro (2016), ambos focados em poemas, o que faz de Para Não Acabar Tão Cedo a estreia da escritora nos romances. Além do lançamento do livro, também haverá um bate-papo com a mediação da jornalista Bianka Carvalho. O evento acontece neste domingo (28), às 17h, na Livraria Jaqueira. Livraria Jaqueira do Recife Antigo, Recife, PE.


Exposições e Museus

Exposição Histórias da Terra

A artista visual paraibana Marlene Almeida desenvolve um projeto de pesquisa baseado no reconhecimento, catalogação e uso de fragmentos minerais de diferentes regiões do Brasil como pigmentos naturais para suas pinturas. Parte de sua produção recente compõe a exposição individual Histórias da Terra, que tem curadoria de Tereza de Arruda. A amostra fica em exibição até este sábado (27), a partir das 10h, na Galeria Marco Zero. Av. Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem. Entrada gratuita.

Mostra Hora, Substantivo Feminino

A mostra Hora, Substantivo Feminino, que é uma expansão da programação da Feira ART.PE, traz seis esculturas emblemáticas de Abelardo da Hora, todas focadas na temática do poder e presença do feminino. O escultor, que faria 100 anos de vida em 2024, se destacou como um dos grandes escultores brasileiros do século 20, influenciado pelo movimento expressionista. A exposição fica aberta até este domingo (28), com visitações das 14h às 20h, no Quintal da Iron House. R. João Francisco Lisboa, 385, Várzea.

Exposição Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrela

A exposição Territórios Pina: Dois Olhares que Se Entrelaçam apresenta uma cartografia visual única e não oficial do Pina, bairro onde está localizada a galeria, a partir dos olhares dos artistas Max Motta e Whittney de Araújo. Os artistas exploraram o cotidiano da comunidade, observando aspectos exteriores e interiores, gestos, olhares e modos de vida dos moradores, cada um representando a realidade de maneira distinta. A exposição está aberta ao público até este sábado (27), a partir das 10h, na Christal Galeria de Artes. Rua Estudante Jeremias Barros, 266, Pina. Entrada gratuita.