Agenda Cultural do Recife com shows de Academia da Berlinda, Cátia de França e sessões do Cine PE

Programação ainda traz reinterpretações de clássicos gregos no teatro e despedida temporária de IDLIBRA das pistas pernambucanas

Copia de Post Noticias Padrao 75
Cantora celebra meio século de carreira neste disco (Foto: Murilo Alvesso/ Divulgação)

Nesta semana o audiovisual pernambucano ganha espaço na programação da 28ª edição do Cine PE. O festival traz 28 produções com duas mostras voltadas às produções locais e uma dedicada aos filmes nacionais. As sessões se dividem entre o Cinema do Teatro do Parque, na Boa Vista, e a Sala Porto do Cinema da Fundação, no Bairro do Recife. Além das mostras, o festival ainda promove debates sobre os filmes que serão exibidos com realizados ou produtores.

Essa semana os shows também ganham força. Academia da Berlinda celebra os 20 anos na turnê especial que passou pelo Rio de Janeiro e agora chega ao Recife com uma apresentação no Clube Bela Vista. Cátia de França também celebra a carreira, mais precisamente meio século dela, com o show baseado em seu álbum mais recente, No Rastro da Catarina.

Terezinha do Acordeon, pioneira da participação feminina na música pernambucana, também celebra a carreira de 60 anos. Já IDLIBRA comemora sua partida para a turnê no verão europeu e se despede temporariamente das pistas pernambucanas com um evento que convida outros nomes da cena eletrônica alternativa de Pernambuco. Isso e mais na agenda, confira!

Shows e Festas

Sexta, 07

Academia da Berlinda 20 anos

Entre os eventos de celebração das duas décadas de atividade, a Academia da Berlinda traz para Recife a turnê comemorativa, ainda com participação do DJ Valdir Português. O show acontece nesta sexta (07), às 22h, no Clube Bela Vista. Rua Aníbal Benévolo, 636, Água Fria. Ingressos disponíveis no Sympla.

Cátia de França – No Rastro da Catarina

Em celebração aos 50 anos de carreira e o lançamento do aclamado No Rastro da Catarina, Cátia de França traz o show para Casa Estação da Luz. Assim como o álbum, o show tem um celebratório em torno do legado e história de Cátia. O show acontece nesse sábado (07), a partir das 20h, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.

Soda Club

Com a estética do aguardado brat, a Soda Pop volta em uma edição especial com um som voltado para música pop, claro. No line up, Gabnaja, Parayso, Lohan, Cuzzy (PB) e Gibran. A festa acontece nessa sexta (07), às 22h, no Frege. Av. Rio Branco, 155, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis na plataforma Shotgun.

Sábado, 08

IDLIBRA Convida no Armazém

Antes de partir para turnê europeia IDLIBRA se junta com a Brota Produtora e reúne outros DJs para se despedir temporariamente das pistas pernambucanas. Entre os nomes, GENI, Pedro Afonso, Vands e um B2B entre Yvri e Gabnaja. A festa acontece neste sábado (08), às 22h, no Armazém do Campo. Av. Martins de Barros, 387, Santo Antônio. Ingressos disponíveis no Sympla.

Terezinha do Arcodeon – 60 anos

Terezinha do Acordeon, primeira cantora e compositora a tocar uma sanfona em Pernambuco, comemorará 60 anos de uma carreira repleta de conquistas e pioneirismos. O show ainda faz parte de uma campanha de ajuda às vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul e solicita que o público leve um item de higiene pessoal para pagar meia entrada. O show acontece neste sábado (08), às 18h30, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.

Domingo, 09

Acústico Sunset

O Acústico Sunset com tributos a Natiruts por Sérgio Ribeiro & banda e Charlie Brown Jr. por Bob Tayson, trazendo sucessos como “Quero ser feliz também”, “Andei Só”, “Zóio de Lula” e “Só Por Uma Noite”. A discotecagem será comandada por Fish Marques, com um set de reggae, dub e brasilidades. Além disso, haverá uma feirinha com exposições e produtos. O Acústico Sunset acontece neste domingo (09) a partir das 16h no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, no Cabanga. Ingressos no Sympla.


Cinema

Estacao Janga Credito Mateus Sa 2
“Estação Janga-Lua” terá estreia no sábado do Cine PE (Divulgação)

Cine PE – 28ª Edição

O Festival Cine PE volta para mais um ano de exibições com obras estaduais em nacionais, com uma programação de 28 produções divididas entre a Mostra Competitiva de Longas-Metragens, a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais. O festival começa nesta quinta-feira (06) e vai até a próxima terça (11), com sessões variadas entre a Sala Porto do Cinema da Fundação e o Cinema do Teatro do Parque, além dos debates sobre os filmes. A programação completa com horários e locais pode ser conferida no site do Festival.


Teatro e Dança

Fragmentos Nº 2 é a mostra de workshops do processo pedagógico do curso de teatro da Cênicas Cia de Repertório 2024. O trabalho reúne esquetes construídos com clássicos da dramaturgia grega: Édipo, Medeia e Antígona, construídos nas aulas de história do teatro. Os fragmentos serão encenados neste sábado (08), às 20h, no Espaço Cênicas. Rua Vigário Tenório, 199, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.


Museus e Exposições

Copia de Estudio PP
(Divulgação)

 A exposição Pernambuco Percussivo explora o acervo do Abílio Sobral e reúne mais de 30 instrumentos de percussão ligados às manifestações da cultura popular pernambucana confeccionados por ele. O evento ainda terá apresentação grupo de capoeira Volta que o Mundo Dá. A abertura é nesta sexta (07), às 16h, no Palácio da Cultura, s/n, Centro, Cabo de Santo Agostinho. A exposição ficará aberta para visitações até o dia 14 de junho. A entrada é franca.