Agenda Cultural do Recife com show de JOCA e Uana, mostra de cinema espanhol e exposição de Lula Cardoso Ayres

Programação ainda inclui lançamento do novo livro de poesia de Manoella Valadares e início da Ocupação Espaço O Poste com o Sarau das Pretas

Copia de Copia de Post Noticias 12
"Bichos imaginários", de Lula Cardoso Ayres (Divulgação)

Nesta semana a Galeria Marco Zero celebra a obra de Lula Cardoso Ayres com a exposição Caminhos de Ida, Caminhos de Volta, que faz uma panorâmica no trabalho do artista visual com telas de diferentes momentos de sua vida, incluindo o trabalho interrompido pela morte de Ayres.

Nos shows, o artista JOCA, um dos nomes de destaque da cena alternativa nacional chega a Recife em apresentação dividida com a cantora pernambucana Uana, nome em ascendência do pop nacional. Ambos conhecidos pela união de referências de gêneros brasileiros com toques e estilos da música internacional. O duo Repercuti também se apresenta neste final de semana com o show O Som das Baquetas Convida, uma reunião dos instrumentos percussivos sinfônicos de Emerson Coelho e Emerson Rodrigues com o som de outros músicos pernambucanos.

Nos cinemas, a Sessão Chama Curtas de agosto – que acontece na Sala Derby do Cinema da Fundação – exibe seis curtas da produtora carioca MBVideo, reconhecida como impulsionadora de cineastas alternativos, e uma conversa com o cofundador da produtora, o cineasta João Pedro Faro. Já na próxima terça-feira (13), a Mostra Geografía Humana segue com a programação voltada para cinema espanhol contemporâneo no Cineteatro do Parque. Confira!

Shows e Festas

Quinta, 08

O Som das Baquetas Convida

Os músicos pernambucanos Emerson Coelho e Emerson Rodrigues, integrantes do duo Repercuti, se juntam aos artistas Henrique Albino, Filipe de Lima e Silva Barros na segunda sessão do show O Som das Baquetas Convida, uma fusão de instrumentos como a marimba e o vibrafone bateria, o contrabaixo, o acordeom e o sax. O show acontece nesta quinta (08), às 19h30, no Teatro Hermilo Borba Filho. Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife. Ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do show.

Sexta, 09

JOCA & Uana

JOCA é compositor, MC, instrumentista e produtor musical e já colaborou com Ana Frango Elétrico, Tuyo, Sain e A Banca 021, com um estilo que une referência do rap, jazz, ritmos da diáspora e música eletrônica. Uana é um dos nomes de protagonismo na cena recifense e nacional. No final de 2023, foi vencedora do prêmio de artista Revelação da última edição do Women’s Music Event e está programada para lançar seu primeiro álbum ainda este ano. Show acontece nesta sexta (09), às 21h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sábado, 10

Moon Stories

A 1ª edição do Moon Stories traz um repertório que vai dos clássicos como Metallica, Iron Maiden e Gojira, até o que há de melhor no post-punk e rock russo, com Ic3peak, Three Days of Rain e Killing Eva. As atrações são DJ Roco de Sena, Sem Guitarra, Klem, Iskimo, Yarin e Night Howl. O Moon Stories acontece neste sábado (10), às 16h, no Purgatório das Artes. Rua Estudante Jeremias Bastos, 124, Pina. Ingressos disponíveis no Sympla.

ClubX na rua

O ClubX promove gratuitamente uma festa na rua com um sets que variam entre House music, Groove, Afro beat,  Techno, Synth pop, Disco music e suas vertentes. AUGUXTO, HB, Pedro Afonso, Wesiley formam as atrações do evento. O ClubX na rua acontece neste sábado (10), a partir das 15h, na área externa do Babylon Station – Recife Antigo. Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cinema

Mostra Geografía Humana

a mostra de cinema Geografía Humana retrata a diversidade social e a pluralidade de povos e culturas que se encontram no território espanhol. Ao longo do mês de agosto serão exibidos seis filmes que abordam a complexidade multicultural da Espanha, inclusive com a perspectiva dos imigrantes, que hoje já formam 10% da população espanhola. A segunda sessão acontece na próxima terça (13), com a exibição de Sica, de Carla Subirana, às 19h, no Cineteatro do Parque.

Sessão Chama Curtas – MBVideo

A sessão Chama Curtas de agosto reúne seis curtas-metragens da produtora independente do Rio de Janeiro MBVideo. Sumi-ê (2022), de Pio Drummond, Teratoma (2023), de Bruno Lisboa, Crisálida (2023), de Hannah Maia, Duna Atacama (2024), de Vinícius Romero, Os Dias Ateus (2024), de João Pedro Faro, e Instruções para o Barco (2024), de Vinícius Dratovsky compõem a programação, que ainda conta com uma conversa com o cofundador da produtora, João Pedro Faro, mediada pelos monitores de programação do cinema, Felipe Karnakis e João Rêgo. A Sessão Chama Curtas acontece neste sábado (10), às 16h, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Rua Henrique Dias, 609, Derby. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados direto na bilheteria.


Teatro e Dança

Sarau das Pretas

Sarau das Pretas reúne seis poetas que potencializam a literatura negra em Pernambuco na atualidade se encontram para declamar e trocar poéticas que tocam existências pretas e periféricas. Crislaine VenceslauElke Falconiere, Inaldete Pinheiro, Joaninha Dias, Odailta AlvesPriscila Ferraz participam das declamações e guiam a conversa. O Sarau acontece nesta sexta (09), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Espetáculo Eu Te Amo

O espetáculo mostra a exposição de um casal, suas diferenças e questionamentos sobre o amor. Protagonizada por Juliana Martins e Sérgio Marone, a peça aborda sentimentos como a atração, o entusiasmo, a volúpia e o abandono afetivo permeados por um humor ácido. O espetáculo tem uma sessão neste sábado (10), às 20h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis para venda no Sympla.

Contação História do Balacobaco

A contação Histórias do Balacobaco, do grupo Tropa do Balacobaco encena a história de um pássaro que se aventura por savanas da África e descobre histórias que evocam contos e cantos tradicionais africanos, propondo o resgate da cultura negra ancestral para os pequenos. O espetáculo acontece neste sábado (10), às 16h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.


Literatura

Credito Edson Rosas 3
(Foto: Edson Rosas/ Divulgação)

Lançamento Ninguém morreu naquele outono

A escritora Manoella Valadares lança seu primeiro livro, Ninguém morreu naquele outono (Telaranha, 2024). A obra é composta de poemas incompletos das falas de três personagens Marli, Alba e Gilda, interagindo entre si ou com desconhecidos, com reflexões sobre a morte, individual ou coletiva. O lançamento ainda convida  Bernardo Bryner e Renata Pimentel. O lançamento acontece nesta quinta (08), às 18h, na Livraria da Praça. Praça de Casa Forte, 454, Casa Forte. O livro estará à venda pelo por R$50,00 e a entrada é gratuita.


Artes visuais

Copia de Copia de Post Noticias 9 1
“Quatro Mulheres” de Lula Cardoso Ayres (Divugação)

Exposição Caminhos de Ida, Caminhos de Volta

Com uma vasta e multifacetada produção, Lula Cardoso Ayres é o artista celebrado na nova exposição da Galeria Marco ZeroCaminhos de Ida, Caminhos de Volta. Com curadoria de Guilherme Moraes, a mostra reúne cerca de 60 obras, desde trabalhos da década de 1940 até a última obra do artista, inacabada, produzida à época da sua morte. A exposição abre para exposição neste sábado (10), com visitas das 10h às 19h nos dias úteis e das 10h às 17h no final de semana, na Galeria Marco Zero. Av. Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem. Entrada gratuita.