O mês de abril segue com uma programação cultural diversa e pulsante no Recife, reunindo música, teatro e literatura em diferentes espaços da cidade. Entre os destaques, estão os shows de Flaira Ferro e Maria, que lançam juntas os espetáculos de seus lançamentos mais recentes: Afeto Radical e Luminosa, respectivamente. Com uma pegada mais intimista, Jonatas Onofre e Nando Zé, que lançam o álbum Olho D’água, também inauguram show no Teatro do Apolo, no Bairro do Recife.
Nos palcos, a atriz Denise Fraga apresenta o espetáculo Eu de Você, entre os dias 9 e 11, no Teatro do Parque, trazendo histórias reais costuradas com música e literatura. O monólogo A Luta, com Amaury Lorenzo, também tem sessão neste no Recife. O espetáculo, inspirado na terceira parte de Os Sertões, de Euclides da Cunha, narra as batalhas entre o exército brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro.
Já no campo literário, a jornalista Daniela Arrais lança seu primeiro livro, Para todas as mulheres que não têm coragem, na Livraria do Jardim, em uma noite de reflexões sobre autoconhecimento e o fenômeno da impostora. Confira!
Agenda Cultural do Recife
Shows e festas

Quinta-feira (10)
Shows de estreia: Afeto Radical de Flaira Ferro e LUMINOSA de Maria
A cantora e dançarina recifense Flaira Ferro estreia neste fim de semana com o show de seu novo álbum, Afeto Radical, que também da início à turnê homônima. O repertório reúne as 11 faixas inéditas do disco, que traz influências de frevo, rock, música eletrônica e capoeira.
Já cantora e compositora paraibana Maria inaugura o show de seu primeiro álbum autoral, Luminosa. O disco de 11 faixas transita entre composições solo e parcerias. Gravado entre Recife e João Pessoa, o disco traz participações especiais de Flaira Ferro, Ylana e Sandra Belê, com canções sobre sonhos, coragem e autodescoberta. Os shows acontecem nesta quinta-feira (10), às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos à venda no Sympla.
Festival Clássicos do Brasil
O Festival Clássicos do Brasil chega à sua terceira edição e acontece pela primeira vez no Nordeste, reunindo grandes nomes da música como Os Paralamas do Sucesso, Alcione, Maria Rita, Vanessa da Mata, Mundo Livre S/A e Raimundos. A programação completa está disponível no Instagram. A programação também inclui a exposição Maracatu Cambinda Brasileira: o baque solto no tempo, de Társio Alves. O Festival começa nesta quinta (10) – que tem entrada gratuita – e vai até o domingo (13) no Classic Hall. Av. Gov. Agamenon Magalhães, S/N, Salgadinho, Olinda. Ingressos disponíveis na Bilheteria Digital.
Sexta-feira (11)
Show Olho D’água – Jonattas Onofre e Nando Zé
Jonatas Onofre e Nando Zé lançam o álbum Olho D’água com show intimista no Bairro do Recife. A apresentação conta com a participação de André Luiz (trompete), Daniel Duarte e Natalício Sales (percussão), Luciano Emerson Leite (sopros) e intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público. O show acontece nesta sexta (11), às 19h30, no Teatro Apolo. Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla e na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.
Sábado (12)
Agridoce
Segunda edição do Agridoce de 2025 traz show do ícone do brega Eliza Mell, da cantora Laís Senna e sets de Allana Marques, Lala K e DJ Sidade. O Agridoce acontece neste sábado (12), a partir das 16h, na Rua do Observatório, no Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Luiz Lins em Recife
O cantor e compositor pernambucano Luiz Lins se apresenta com um show que reúne influências de MPB, rock, R&B, rap, hip-hop, trap e piseiro. Natural de Nazaré da Mata, o artista é um dos nomes em destaque da nova cena musical do Nordeste, conhecido por sua sonoridade diversa e inovadora. O show neste sábado (12), às 20h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Samba do Caboclo
O grupo carioca Samba de Caboclo se apresenta no sábado (12), às 16h, no Cais do Sertão, com um show que mistura tambores, axé e a batucada do partido-alto, celebrando as raízes afro-indígenas da música brasileira. A DJ Boneca comanda os intervalos. Local: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Rotas
A primeira edição da ROTAS em 2025 marca o encontro entre as cenas de música eletrônica underground de Pernambuco e São Paulo. Representando a Tijolo Records, o selo paulistano se apresenta pela primeira vez no Nordeste com os DJs CESRV, Crazed e Suelen Mesmo, com sets que exploram sons experimentais, enquanto a cena recifense estará representada por Holandês, Geni e BJ3. A Rotas acontece neste sábado (12), às 23h, no Estelita. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis no Sympla.
Phenomena Drag
O Phenomena Drag é um brunch dedicado à celebração da arte drag com performances e números de comédia acompanhados comidinhas. Cada queen apresenta um show único que represente uma parte da cena drag do Recife. O elenco é composto por Mia J, Lea Farsaid, Mayven Hoax, Flor de Xarque, Lola Blum e Norman Banks. O Phenomena Drag acontece neste sábado (12), a partir das 16h, no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Gritano Zombieboy Recife
A Gritano produções realiza mais edição de sua festa dessa vez homenageando o novo álbum da Lady Gaga, Mayhem. O público vai dançar ao som de hits como Zombieboy e a sonoridade de um set dark pop. Os encarregados de animar a pista de danças são os DJs locais Brunow, Jeff, Orly. ÓuL, e Lucs. Maldita Pub – Avenida Marquês de Olinda, 302, Recife Antigo. 21h. Ingressos pelo Sympla.
Domingo (13)
Nagulha Sessions
O projeto Nagulha Sessions retorna com discotecagem de vinil gratuita comandada pelos DJs e colecionadores Marco da Lata e Van Pires, do coletivo Nagulha Lab. Além das seleções musicais, haverá venda de discos e espaço para troca de ideias e compartilhamento de acervos. A iniciativa valoriza a cultura do vinil e é ideal para amantes da música e do som analógico. O Nagulha Sessions acontece neste domingo (13), a partir das 15h, no Loa Restô. Rua Esmeraldino Bandeira, 68, Graças. A entrada é gratuita.
Cinema

Onda Nova no Cinema da Fundação
O longa-metragem Onda Nova (1983), dirigido por Ícaro C. Martins e José Antonio Garcia, retorna às telas após processo de restauração em 4K. Censurado integralmente pela ditadura militar, o filme teve sua estreia interrompida logo após ser exibido na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No filme, meninas formam um time no ano em que o futebol feminino foi regulamentado no Brasil. As jogadoras enfrentam os preconceitos dos conservadores e lidam com seus problemas pessoais enquanto se preparam para um jogo internacional. O filme tem sessões na Sala Porto do Cinema da Fundação. Os preços dos ingressos variam entre R$14 (inteira) e R$7 (meia-entrada), à venda na bilheteria e no Sympla. Cais do Apolo, 222, 16º andar, Bairro Recife.
Mostra A propósito de Suape
A mostra A propósito de Suape retoma o debate iniciado em 1975 com a publicação do primeiro artigo crítico ao Porto de Suape, conhecido como “O manifesto dos intelectuais”. Passados 50 anos, a mostra atualiza essa perspectiva ao reunir produções audiovisuais que evidenciam os impactos sociais e ambientais do complexo industrial e portuário nas comunidades afetadas. O último dia da mostra é nesta quinta-feira (10) com sessões às 14h (Lentes da dignidade; A vida além da cerca; Exília e Nanã), às 17h (Piedade); e às 19h, (Brasília Highway e Fim de Semana no Paraíso Selvagem). A mostra acontece no Cinema UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Entrada é gratuita através de ingressos retirados uma hora antes da sessão.
Teatro e Dança

Espetáculo Eu De Você – Com Denise Fraga
O espetáculo Eu de Você, protagonizado por Denise Fraga, costura relatos reais com trechos de textos literários e canções interpretadas ao vivo. Em cena, a atriz compartilha histórias que tratam do cotidiano com emoção e humor. A peça fica em cartaz de quarta (9) a sábado (11), sempre às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro e no Sympla.

Espetáculo A Luta
O ator Amaury Lorenzo apresenta o monólogo A Luta, com direção de Rose Abdallah e dramaturgia de Ivan Jaf. O espetáculo é inspirado na terceira parte do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha, e transforma Lorenzo em um rapsodo que narra, em prosa épica, as batalhas de Canudos, travadas em 1896 entre os sertanejos liderados por Antônio Conselheiro e o exército da recém-proclamada República. A peça tem uma sessão neste domingo (13), às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla ou na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.
Espetáculo Chico e A Flor
O espetáculo Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo, da Cia Biruta de Teatro, celebra dez anos de existência com apresentações gratuitas e exclusivas para estudantes da rede municipal, com sessões acessíveis em Libras. A peça, protagonizada por Antonio Veronaldo e Camila Rodrigues, acompanha os personagens Chico e Flor em uma aventura inspirada nas lendas do rio São Francisco. A última sessão acontece nesta quinta-feira (10), às 19h, no Teatro Dona Amélia. Rua Pacífico da Luz, 618, Centro, Petrolina. A entrada é gratuita.
Livros

Lançamento de Para todas as mulheres que não têm coragem
A jornalista e cofundadora da plataforma Contente, Daniela Arrais, lança, seu primeiro livro, Para todas as mulheres que não têm coragem. A obra reúne relatos pessoais, entrevistas e exercícios de autoconhecimento para refletir sobre o fenômeno da impostora, abordando temas como maternidade, luto, relações e saúde mental. O lançamento acontece nesta quinta-feira (10), às 19h, na Livraria do Jardim. Av. Manoel Borba, 292, Boa Vista. O evento é gratuito e aberto ao público com retirada de ingressos pelo Sympla.
83º encontro Floriterárias
O clube de leitura Floriterárias realiza seu 83º encontro no Recife. Exclusivo para mulheres, o grupo discute o livro Menina Má, de William Mach, que propõe reflexões sobre a natureza humana, moralidade e psicologia infantil. O evento é gratuito e convida as leitoras para uma tarde de troca de ideias e literatura. O encontro do clube acontece neste sábado (12), às 14h30, na Livraria do Jardim. Av. Manoel Borba, 292, Boa Vista. O evento é gratuito e aberto ao público com retirada de ingressos pelo Sympla.
Artes Visuais

Mostra Mukha Dhouti
A exposição Mukha Dhouti, da artista Dayse Pontes, apresenta pinturas que exploram os efeitos da técnica de yoga Mukha Dhouti no sistema nervoso e na liberação de emoções negativas. A mostra fica aberta até dia 1º de junho, com visitas de terça a sexta (10h às 17h), e aos domingos (14h às 18h) no Observatório Cultural Torre Malakoff. Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife. Entrada gratuita.
Exposição Água é Vida
A exposição Água é vida, promovida pela Embaixada dos Países Baixos, está em cartaz com imagens de fotógrafos de 19 países, a mostra chama atenção para a poluição dos rios e oceanos. O Brasil é representado por uma foto do pernambucano José Nunes, que retrata um pescador retirando plásticos do Rio Capibaribe. A exposição fica no hall da sede administrativa da Compesa. Av. Dr. Jayme da Fonte, S/N, Santo Amaro. As visitas poderão ser agendadas pelo telefone (81) 99488-5059.