Neste fim de semana, o duo ÀVUÀ, formado por Bruna Black e Jota.pê, realiza uma apresentação em Recife como parte de sua turnê pelo nordeste, após o sucesso de “Conte Comigo”, que consolidou a parceria entre os artistas. O show acontece nesta sexta-feira (11), às 18h, no Estelita, e deve destacar a fusão de influências musicais dos integrantes, que transitam por gêneros como MPB e soul.
No domingo (13), o Teatro do Parque recebe o monólogo A Luta, dirigido por Rose Abdallah e protagonizado por Amaury Lorenzo. A peça, baseada na terceira parte de Os Sertões, de Euclides da Cunha, aborda as batalhas em Canudos sob uma perspectiva épica e intensa. A narrativa transforma o ator em um contador de histórias, retratando com profundidade e sensibilidade os acontecimentos históricos que marcaram o conflito, com uma abordagem que explora as nuances de resistência e enfrentamento.
Ainda na programação, a Zuada: Mostra de Circo Daqui, organizada pela Cia Devir, destaca o talento da cena circense local, reunindo 30 artistas da Região Metropolitana do Recife em 16 apresentações gratuitas. A mostra, que aconteceu durante essa semana, encerra sua programação no sábado (13), a partir das 15h, no Espaço Devir.
Agenda Cultural – Navegue por aqui
Shows e Festas
Sexta, 11
Àvuà
O duo ÀVUÀ, formado por Bruna Black e Jota.pê, surgiu a partir da união de trajetórias musicais distintas que se complementam. Após o sucesso do single “Conte Comigo” em 2019 a parceria se consolidou e os artistas tem ampliado seus projetos em dupla, um deles sendo a turnê pelo nordeste neste mês de outubro, que também tem datas em Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, a o duo se apresente nesta sexta-feira (11), às 18h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis no Sympla.
Revival Lady gaga
Com o tema Halloween, a Revival mergulha na obra de Lady Gaga passando pelos singles e hits até faixas menos conhecidos dos seus álbuns. No line-up estão Thomas Henry, Óul, Bella Troz, Gabe, Mariah e Lucs. A festa acontece nesta sexta (11), às 22h, no Darkside Studio. Rua Barão de São Borja, 89, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
The Black Barbies
Festa produzida por e para pessoas pretas com um repertório focado em ritmos da música negra global como rap, hip hop, R&B e pop. Hydra, Werthe e Rodrigo formam o line-up como DJs. A festa acontece nesta sexta-feira (11), às 23h, no Loba Pub. Rua Quarenta e Oito, 197, Espinheiro. Entrada gratuita.
Sábado, 12
Khrystal – Um Canto pra Xangô no Tardes Olindenses
A intérprete, atriz e compositora Khrystal traz para Pernambuco o show Canto para Xangô por meio do programa Tardes Olindenses. O show é uma celebração aos 24 anos de carreira da artista, com um repertório que transita entre a MPB e ritmos nordestinos e homenageia nomes como Cátia de França, Eliano Julião, Marinês e Alceu Valença. A edição recifense do projeto traz os convidados Silvério Pessoa, Claudio Rabeca e Almério. A apresentação acontece neste sábado (12), a partir das 17h, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.
Festival TUDOJUNTO
O Festival TUDOJUNTO mistura de ritmos populares com artistas consolidados e emergentes do brega, pagode, samba e eletrônica. No line-up estão Deb Lima, Riana Uchôa, Patusco e Amigas do Brega. O Festival acontece neste sábado (14), às 17h, na Rua do Observatório. Os ingressos gratuitos e pagos estão disponíveis no Evenyx.
Cinema
A Meia-Noite Te Levarei ao Cinema – Sessão Ivan, O TerrirVel
A edição de outubro da Sessão À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema exibe o documentário Ivan, O TerrirVel, de Marcelo Abbade. O filme recupera a memória sobre vida e obra de Ivan Cardoso, cineasta brasileira que é reconhecido como criador do “Terrir”, gênero que mescla terror e comédia. O documentário reúne materiais de arquivo, cenas documentais, animações e reconstruções ficcionais para refletir sobre o legado de Cardoso. Sessão acontece neste sábado (12), às 23h, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Rua Henrique Dias, 609, Derby. 30% dos ingressos, com preços entre R$7,00 e R$14,00, serão vendidos entre às 19h40 e às 20h40 e depois só a partir das 22h59. Compras apenas na bilheteria.
Exibição de O Espírito da Colmeia
O Espírito da Colmeia (1973), de Víctor Erice, é um clássico do cinema espanhol que utiliza a perspectiva infantil para explorar a solidão e a repressão no contexto pós-Guerra Civil. Ambientado em uma pequena aldeia nos anos 1940, o filme acompanha a jovem Ana, que, após assistir a Frankenstein, se torna obcecada pela ideia de vida e morte. Com uma narrativa poética e atmosfera onírica, a obra é um sutil retrato das consequências psicológicas da ditadura franquista. O filme ganhará uma exibição gratuita nesta sexta (11), às 17h, no Cinema UFPE. Centro de Convenções da UFPE, s/n, Cidade Universitária. Ingressos gratuitos podem ser retirados no Sympla.
Teatro e Dança
Espetáculo A Luta
Com direção de Rose Abdallah, dramaturgia de Ivan Jaf e Amaury Lorenzo como protagonista, A Luta é um monólogo teatral baseado na terceira parte do livro Os sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909), que transforma o ator em um rapsodo que conta, em uma longa prosa épica, as batalhas ocorridas em Canudos. O espetáculo terá uma sessão única neste domingo (13), às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.
Espetáculo Sopro D’água
Parte da programação do Festival Entre Ruas, o espetáculo Sopro D’água, que tem encenação de Gabi Holanda, questiona o papel da água na sociedade com uma narrativa que busca desde as memórias ancestrais até o momento de urgência e colapso atual. A peça terá sessão única nesta quinta (10), às 19h, no Sesc Casa Amarela. Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490, Mangabeira. A entrada para as peças é gratuita, respeitando a capacidade dos espaços.
Zuada Mostra de Circo
A Zuada: Mostra de Circo Daqui, idealizada pela Cia Devir, reúne 16 números de 30 artistas da Região Metropolitana do Recife, valorizando a diversidade e criatividade da cena circense local. Com sessões gratuitas, a mostra busca criar um espaço para artistas apresentarem suas criações. O evento contará com performances como Assum Preto, da Cia Devir, e Song To Rosa, de Beatriz Nascimento, além de apresentações inclusivas com tradução em Libras. A programação será encerrada neste sábado (13), a partir das 15h, no Espaço Devir. Rua Olga, 71, Encruzilhada.
Espetáculo Cinderela, a história que sua mãe não contou
O famoso espetáculo de Jeison Wallace celebra 33 anos da estreia, com o retorno de integrantes do elenco original Roberto Costa (Fada Madrinha), Paulo de Pontes (Madrasta), além de outros convidados. Cinderela, a história que sua mãe contou, é uma sátira do clássico infantojuvenil e um dos maiores fenômenos do teatro pernambucano. A comédia tem uma sessão única nesse sábado (12), às 18h30, no Teatro do Parque. Ingressos estão à venda no Sympla.