A programação deste final de semana traz uma série de atividades gratuitas. Na área musical, o Festival das Juventudes reúne neste sábado (23), na Rua da Moeda, três selos de jovens produtores — Baile da Boneka, Reggae pelo Reggae e festa Bafro — em uma celebração gratuita ao ar livre. No mesmo dia, o Festival de Samba do Recife ocupa o Parque Santana com apresentações de artistas como Gerlane Lopes e da Orquestra Recife de Bambas, além de feira criativa e polo gastronômico. Outra atração é o show do cantor IVYSON, no Estelita, nesta sexta-feira (22), com repertório de seu novo álbum, Afinco.
Nos palcos, o 23º Festival Recife do Teatro Nacional inicia a programação de espetáculos com Traidor, com Marco Nanini, no Teatro do Parque. Outros espetáculos como Rei Lear, da Cia. Extemporânea estão na programação. Outro destaque é a peça de bonecos Hoje, Godot Não Vem!, em cartaz na CAIXA Cultural Recife, com uma abordagem reflexiva inspirada na obra de Samuel Beckett. Já a peça Àwọn Irúgbin explora temas de ancestralidade e identidade racial, resultado de um processo formativo desenvolvido pelo Grupo O Poste.
No audiovisual, o documentário Salão de Baile: This is Ballroom terá exibição especial no Cinema São Luiz, seguida por debate com e diretore Juru, e o Festival de Cinema Italiano chega à sala Porto do Cinema da Fundação com uma programação de produções clássicas e contemporâneas. A programação é gratuita.
Shows e Festas
Sexta, 22
IVYSON em Afinco
IVYSON chega ao Recife com a turnê de seu novo álbum AFINCO. No repertório, o cantor e compositor pernambucano apresenta músicas do novo álbum, além de clássicos como “Girassol”, “Sina” e “Moldura”. O show acontece nesta sexta-feira (22), no Estelita, com abertura da casa às 20h30 e início do show às 21h30. Avenida Saturnino de Brito, 385, São José. Ingressos estão à venda pelo Sympla.
Festival Motim
Organizado pelos alunos do Curso de Rádio, TV e Internet na UFPE, o festival Motim combina atividades acadêmicas com apresentações artísticas. Mirela Hazin, Edu Scofi, Grupo Dançando Por Dentro e DJs Geni, Pendrive, Brenda e Lucas se apresentam no encerramento da edição deste ano do festival. As apresentações de encerramento começam às 18h desta sexta-feira (22), no Centro de Artes e Comunicação. Av. da Arquitetura, s/n, Cidade Universitária. Programação é gratuita.
Numanice
Em turnê com o terceiro volume do projeto Numanice, Ludmilla traz o show ao Recife e se apresenta neste sábado (23), a partir das 15h, na área externa do Centro de Convenções. Avenida Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho. Ingressos disponíveis no Sympla.
Sábado, 23
Festival da Juventude
O Festival das Juventudes reúne três selos de produtores jovens do Recife: Baile da Boneka, Reggae pelo Reggae e festa Bafro. O shows acontece neste sábado (23), a partir das 19h, na Rua da Moeda, no Bairro do Recife. O evento é gratuito.
Brasil Grime Show
O Brasil Grime Show DJ Set, liderado pelo residente diniBoy, traz uma seleção de MCs para rimar sobre beats de grime. O projeto, iniciado em 2018, conquistou espaço ao transformar o formato conhecido do YouTube em performances ao vivo. Nas atrações: diniBoy, Zoe Beats, AKA AKF e Pokas Ideias. Evento acontece neste sábado (23), às 21h, no Quintal do Sossego. Rua do Sossego, 1344, Santo Amaro. Ingressos disponíveis no Sympla.
Festival de Samba
Acontece nesta semana a 1ª edição do Festival de Samba do Recife. O evento traz nas atrações o DJ 440, Sambadeiras, a Orquestra Recife de Bambas, a sambista Gerlane Lopes e a escola de samba Gigantes do Samba. Além das atrações musicais, o festival oferece a Feira Criativa Crabolando, com produtos artesanais e um polo gastronômico. O festival acontece neste sábado (23), a partir das 16h, no Parque Santana, no bairro de Santana. Entrada gratuita.
Cinema
Festival de Cinema Italiano
O Festival de Cinema Italiano no Brasil, em sua 19ª edição, chega ao Recife nesta semana. A programação inclui lançamentos inéditos e clássicos de cineastas renomados como Vittorio de Sica e Roberto Benigni, além de exibições online. As exibições começam nesta quinta-feira (21) e vão até a próxima quarta-feira na Sala Porto do Cinema da Fundação. Cais do Apolo, 222, 16º andar, Bairro do Recife. Entrada gratuita.
Pré-estreia Salão de Baile
O documentário Salão de Baile: This is Ballroom terá uma sessão de pré-estreia no Recife nesta semana com a presença de Juru, diretore do longa-metragem. A sessão será seguida por mediado por Kunoichi Yuri, Statement Founding Mother da House of Kunoichi e membro da cena ballroom recifense. O filme explora a cena ballroom do Rio de Janeiro, protagonizada por pessoas negras e LGBTQIAPN+. A exibição acontece no Cinema São Luiz, neste domingo (24), às 19h. Rua da Aurora, 175, Boa Vista. Ingressos disponíveis online e presencialmente.
Mostra Literatura e Movimento
o Sesc Santo Amaro recebe a programação especial da II Mostra Literatura em Movimento, com a exibições de obras do audiovisual pernambucano seguidas de debates com diretores e elenco. Nesta sexta-feira (22), será exibido Recife Assombrado, de Adriano Portela, um thriller sobrenatural que explora lendas urbanas locais. No sábado (23), será apresentado GeoPoesis, videoperformance do Grupo Totem, dirigida por Fred Nascimento e Zé Diniz, que mergulha nas terras indígenas de Pernambuco, destacando a conexão entre corpo, ancestralidade e paisagem. As exibições acontecem no Muafro, às 19h. Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife.
Teatro e Dança
23º Festival Recife do Teatro Nacional
A 23ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN) começa nesta semana com uma programação de 31 espetáculos, incluindo 13 de companhias de outras regiões do Brasil e 18 de grupos locais, além de atividades formativas e debates gratuitos. Destaques da programação incluem Traidor, com Marco Nanini, Rei Lear, da Cia. Extemporânea (PE), e o espetáculo infantojuvenil Hélio, o Balão que não consegue voar. O festival também promoverá apresentações ao ar livre, como o espetáculo As Charlatonas no Parque da Macaxeira, e o segmento OffREC, com oficinas e rodas de diálogo sobre o cenário artístico e questões sociais. Programação completa pode ser vista aqui e inscrições para ações formativas aqui.
Hoje, Godot Não Vem!
A CAIXA Cultural Recife apresenta o espetáculo infantil Hoje, Godot Não Vem!, da Companhia Caravan Maschera Teatro, inspirado em Esperando Godot, de Samuel Beckett. A peça, que utiliza teatro de bonecos, aborda de forma lúdica e reflexiva temas como amadurecimento, solidão e espera, explorando questões existenciais para crianças e adultos. A montagem traz estética surrealista inspirada em René Magritte, com projeções em stop motion. O espetáculo tem sessões de quarta-feira (20) a domingo (24), na Caixa Cultural do Recife. Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Ingressos e horários disponíveis no site da Caixa Cultural.
Àwọn Irúgbin
Àwọn Irúgbin, espetáculo dirigido por Samuel Santos, traz à cena seis jovens negros, interpretando personagens e vivências que abordam temas como transformação social, identidade racial e de gênero, e visibilidade da mulher negra. As histórias se entrelaçam para simbolizar as “sementes ancestrais” presentes no corpo negro. O espetáculo tem sessões nesta sexta-feira (22) e sábado (23), sempre às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla e na bilheteria.
Exposições e Museus
50 Anos Ferreira de Arte
O artista pernambucano José Ferreira de Carvalho, conhecido como Ferreira, inaugura, nesta quinta-feira (21), a exposição 50 Anos Ferreira de Arte, celebrando meio século de produção artística. A mostra, que será realizada em seu ateliê no bairro de Campo Grande, Recife, é a primeira vez que o público tem acesso ao espaço de criação do artista. Com 140 obras, incluindo telas, esculturas em cerâmica e ferro, e representando diversas fases de sua carreira. A visitação será aberta ao público nesta sexta-feira (22), a partir das 14h, no Ateliê e Galeria Ferreira. Rua Catulo da Paixão Cearense, 263, Campo Grande. Entrada gratuita, sendo necessário retirar convites pelo site oficial do evento.