Copia de Copia de Post Noticias 75 1
(Foto: Daniela Escolar/ Divulgação)

Agenda Cultural do Recife com espetáculo argentino “Bílis Negra” e shows de Filipe Catto, Lula Queiroga e Banda Eddie

Programação dessa semana também traz o Festival Mosaico de cinema, o Festival Cena Brasil, que foca na celebração da cultura afrobrasileira, e as festas do final de semana

A programação desta semana traz shows de três nomes bem relevantes da MPB e bastante queridos do público pernambucano. Nome de peso da MPB pernambucana, o cantor e compositor Lula Queiroga chega ao palco do Teatro do Parque nesta quinta-feira (26) com o show de lançamento de último álbum, Capibaribum, lançado neste ano. Além de incluir faixas do álbum, o show também passa por canções mais antigas e clássicas do repertório de Queiroga.

Na sexta (27), a cantora gaúcha Filipe Catto volta a Pernambuco com o show de seu álbum Beleza São Coisas Acesas Por Dentro, que é um tributo a Gal Costa. Dessa voz o show vem no formato voz e violão na Casa Estação da Luz, em Olinda. Encerrando os destaques nos shows está a celebração de 35 anos da Banda Eddie, um dos nomes pioneiros do movimento Manguebeat. O grupo, que está em turnê com esse show pelo Brasil, se apresenta no Clube Atlântico, em Olinda.

Nos teatros, o destaque vai Festival Internacional Cena CumpliCidades, plataforma artística com foco na dança, que chega à sua terceira semana no Recife. O espetáculo dessa semana é a Bílis Negra, produção argentina das companhias Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín e do Teatro Colón.

No cinema, o Cinema da Fundação promove na Sala Derby a Sessão Debate do documentário Assexybilidade, de Daniel Gonçalves – que desconstrói o senso comum que dessexualiza pessoas com deficiência – e a Sessão Chama Curtas, que explora cultura e territórios chineses a partir de produções brasileiras e chinesas. Além disso, o Festival Mosaico exibe quatro mostras diferentes compostas de curtas-metragens estudantis no Cinema UFPE.

Programação também traz o Festival Cena Brasil e as festas do final de semana. Confira!

Navegue por aqui – Agenda Cultural do Recife


Shows e Festas

Quinta, 26

Lula Queiroga – Capibaribum

O cantor e compositor pernambucano chega aos palcos com o show de lançamento de seu último álbum Capibaribum, lançado no início deste ano. O repertório é composto por algumas faixas do novo projeto, entre elas “A Curva da Luz”, “Passagem Secreta” e “Cerca Viva”. Lula também irá passear por outros sucessos como “Noite Severina”, “Ah, Se eu Vou”, e uma nova versão para “A Ponte”. O show acontece nesta quinta (26), às 20h30, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sexta, 27

Frevo na Rural

Prévia de carnaval traz o músico Deco do Trombone e a Orquestra de Backstage, além do DJ D’Renor, com o Som na Rural de palco. A prévia acontece nesta sexta (27), a partir das 19h, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife. O evento é aberto e gratuito.

Filipe Catto – Voz e Violão

Nesta apresentação intimista, Filipe Catto reúne sucessos dos seus 15 anos de carreira, interpreta hits do Brasil e do mundo e ainda nos brinda com músicas do seu disco mais recente, Belezas São Coisas Acesas Por Dentro, tributo à Gal Costa. O show acontece nesta sexta (27), às 18h30, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sábado, 28

Febre90’s

O beatmaker paulista SonoTWS e o MC carioca PumaPJL retornam ao Recife com o projeto Febre90’s. O show faz parte da Tour Nordeste 2024 que coemeçou ainda no mês de agosto e pretende passar pelas principais capitais da região. Show acontece neste sábado, às 21h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis no Sympla.

RenanRenan

O show Eu Te Conto Tudo com renanrenan e Os Amanticidas chega ao Recife nesta semana. Nascido da união entre a batucada atômica pernambucana de renanrenan e a música de inspiração na vanguarda paulista de Os Amanticidas, o combo que sobe ao palco celebra um potente encontro que gerou um álbum. O show acontece neste sábado (28), às 20h no Teatro do Arraial. Rua da Aurora, 457, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Banda Eddie – 35 anos

Banda Eddie celebra 35 anos de carreira em show especial. Uma das bandas pioneiras do MangueBeat e idealizadora do movimento Original Olinda Style completa três décadas de estrada em 2024 e apresenta show especial revisitando todas as fases da carreira, bem como músicas inéditas levando todo o clima do Carnaval de Olinda. O show acontece neste sábado (28), às 21h, no Clube Atlâtico de Olinda. Av. Sigismundo Gonçalves, 1002, Carmo. Ingressos disponíveis no Sympla.

Noite Passada, um DJ Salvou Minha Vida!

Novo selo da produtora Kissers foca em uma abordagem brasileira da música eletrônica dentro de gêneros como funk, afro beats, pop e mais. No line-up estão IDLIBRA, 440, Makeda, Babilônia, Gael e Wesiley Rodrigues. A festa acontece neste sábado (28), às 23h, no Biruta Bar. Rua Bem Te VI, 13, Brasília Teimosa. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cinema

Sessão Debate – Assexybilidade

Vencedor da categoria Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio, Assexybilidade, de Daniel Gonçalves, traz relatos sobre a sexualidade de pessoas com deficiência com a proposta de desafiar o senso comum que constrói a imagem dessexualizada deste grupo social. Após a exibição haverá um debate com a presença do diretor. A sessão debate acontece nesta quinta (26), às 19h30, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Rua Henrique Dias, 609, Derby. Ingressos com preços entre R$7,00 e R$14,00 estarão a venda na bilheteria.

Sessão Chama Curtas – Brasil-China

A sessão Brasil-China explora, através de produções brasileiras e chinesas, perspectivas sobre o povo, a terra e a cultura chinesa. Serão exibidos os filmes Cry me a River (2008), de Jia Zhangke, A Short Story (2022) e The Poet and The Singer (2012), ambos dirigidos por Bi Gan, e os brasileiros Até o Último Sopro (2023), de Benjamin Medeiros, e Contos da Família Pu (2020), de Pedro Nishi, ambos filmados na China. Após a exibição dos curtas haverá um debate com a presença do pesquisador e professor Camilo Soares. A Sessão Chama Curtas acontece neste sábado (28), às 15h30, na Sala Derby do Cinema da Fundação. Rua Henrique Dias, 609, Derby. A entrada é gratuita.

Festival Mosaico

O Festival Mosaico exibe uma programação de curtas-metragens produzidos por estudantes dos cursos de Cinema/Audiovisual. Divido em diferentes Mostras, o Festival começa nesta quarta (25) e vai até a sexta (27). Além das exibições, o Festival também promove palestras, debates e oficinas. A programação completa pode ser vista nas redes sociais do Cinema UFPE, que recebe o evento. Centro de Convenções da UFPE, s/n, Cidade Universitária. Ingressos gratuitos podem ser retirados no Sympla.


Teatro e Dança

Festival Internacional Cena CumpliCidades

O Festival Internacional Cena CumpliCidades é uma plataforma artística das artes da cena que celebra a arte em diversas linguagens, com foco majoritário na dança. Na sua terceira semana de programação, o festival traz criações argentinas, francesas e brasileiras distribuídas nos teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo e Parque Dona Lindu. Neste final semana o destaque vai para o espetáculo Bílis Negra, performado pelo Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín e do Teatro Colón, ambos argentinos. Outras produções também ocupam os palcos locais com programação do festival. Mais informações, horários e ingressos à venda podem ser encontrados no site do Festival.

Copia de Copia de Post Noticias 74 1
Coletivo À Margem (Divulgação)

Ítàn do Jovem Preto – Brechas da Muximba

Dando continuidade ao projeto Ìtàn do Jovem Preto, no qual jovens negros do Recife contam suas vivências a partir de performances culturais. Dentro dessa proposta o espetáculo Brechas da Muximba, do Coletivo À Margem, reúne quatro jovens negros que trazem à cena relatos inspirados em suas vivências pessoais mesclando Teatro e Hip Hop. O espetáculo tem apenas uma sessão neste sábado (28/09), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Entrada gratuita para o público com parte dos ingressos adiantados no Sympla.

Chegança

O espetáculo acompanha dois personagens do bumba-meu-boi, Mateus e Catirina, viajando em diferentes manifestações da cultura popular nordestina. Frevo, ciranda, xaxado, samba de roda, coco entre diversas outras danças regionais são conhecidas pela dupla, que corre atrás de língua de boi para matar o desejo da grávida Catirina. O espetáculo tem uma sessão nesta sexta (27), às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Encanto

O espetáculo Encanto tem inspiração na cultura do nordestina, toda a sua miscigenação que, apesar de tão sofrida, tem um lado vibrante, místico e rico. Com a direção de Larissa Porto e Vannina Porto, produção explora a mistura de raças rica de conhecimentos, fé, ciência e ancestralidade. O espetáculo tem uma sessão neste domingo (29), às 18h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.


Cultura

Festival gastronomico de terreiro agita a cidade Patrimonio Cultural de Olinda Foto Andrea Rego Barros PCR 5
(Foto: Andréa Rêgo Barros/ Divulgação)

Festival Cena Brasil

O Festival Cena Brasil celebra a cultura e a gastronomia de terreiro com a intenção de refletir sobre fé, da identidade e da espiritualidade afrodescendentes. O s visitantes poderão experimentar acarajé, vatapá e camarão seco, omolocum – que combina o feijão-fradinho com o sabor do azeite -, o ebô e mais outros pratos. Integrando o circuito do Festival Cena Brasil, haverá, ainda, no mesmo local, a Exposição  Fotográfica Orixás do Brasil e uma apresentação do Afoxé Oxum Pandá. O evento acontece neste domingo (29), a partir das 16h, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa. Largo do Varadouro, s/n, Varadouro, Olinda. Ingressos gratuitos podem ser retirados no guichê do Teatro de Santa Cruz.