O final de semana vai ser especialmente agitado para os aficionados pelo teatro. Espetáculos musicais se espalham pelos palcos da cidade, com destaque para o espetáculo Recife Terras de Xangô entre o Rio e o Mar, produção conjunta entre os três afoxés Oxum Pandá, Omim Sabá e Ogbon Obá que ganha apresentação única no Teatro Santa Isabel nesta sexta (08). No Teatro do Parque, a atriz e escritora Maitê Proença traz o espetáculo O Pior de Mim pela primeira vez ao Recife.
O espetáculo Agbará Obirin, da Companhia de Dança Daruê Malungo também aborda temáticas afrodiaspóricas, mas pela perspectiva feminina. Composto por números de danças, o Agbará Obirin tem sessões para esta semana no Recife e na próxima semana em Olinda.
Seguindo nos assuntos afrocentrados, o Aulão “História da África, o berço da civilização e das humanidades”, no Museu de Artes-Afro Rolando Toro (Muafro), promovido pelo coletivo Máscaras Negras propõe uma sessão de arte-educação – exclusivamente para pessoas negras – que discutam relações históricas da África. O aulão é neste domingo (10) com entrada gratuita.
Na Sétima Arte, a Sessão Chama Curtas volta à sala Porto do Cinema da Fundação, no Recife Antigo. Com o mote “Ressaca de Carnaval” a mostra exibe produções de ficção e documentários que contam a história da Folia de Momo em Pernambuco.
Ainda seguindo a programação, as festas deste final de semana ainda navegam entre a música eletrônica, o brega-funk do Recife nas vozes femininas e os clássicos do carnaval. Confira tudo na Agenda:
Shows e Festas
Sexta, 08
NBOMB Summer Edition
Festa voltada para os gêneros eletrônicos e o protagonismo LGBTQIA+, a NBOMB chega a mais edição no Recife, dessa vez com um line up de dez atrações, locais e nacionais, para sete horas de festa. Nomes como IDLIBRA, Geni, Alírio, Santi, Pepapuke e Dandarona compõe os artistas escolhidos para esta edição. A NBOMB acontece nesta sexta (08), às 21h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis na plataforma Shotgun.
Baile Delas #2
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, as DJs Kananda PX, Milena Cinismo e a cantora Rayssa Dias se apresentam. A segunda edição do Baile Delas acontece nesta sexta (08), a partir das 22h, no Armazém do Campo. Avenida Martins de Barros, 387, Santo Antônio. Ingressos disponíveis no Sympla.
Sábado, 09
Relembrando o Carnaval | Axé Music, Samba e Frevo
Yuri Carvalho comandará o show de Axé de Yuri, acompanhado pelos convidados RoberTTinho, Thiago Didier, Nena Queiroga e Nathalia Bellar, com um repertório de clássicos do gênero e hits recentes, além de incluir alguns clássicos do Frevo no setlist. O evento acontece neste sábado (09), às 18h30, no Frege. Av. Rio Branco, 155, Bairro do Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.
Cinema
Sessão Chama Curtas
A primeira sessão desde o Carnaval, a Sessão Chama Curtas volta ao Cinema da Fundação na Sala Porto. Desta vez, a mostra volta com o tema “Ressaca de Carnaval” e reúne produções ficcionais e documentais sobre a Folia de Momo. Além da exibição, os pesquisadores Luiz Vinícius Maciel e João Pedro Nires participam de um debate sobre os filmes. a Sessão Chama Curtas acontecem na próxima quarta-feira (13), às 16h30, no Cinema da Fundação Porto. Cais do Apolo, 222, 16º andar. Entrada franca.
Teatro e Dança
O Pior de Mim com Maitê Proença
A atriz e escritora Maitê Proença estreou em 2020 um experimento digital que se tornou um dos maiores sucessos do ano, e que agora chega ao Recife: a peça de O Pior de Mim, com texto de sua autoria e direção de Rodrigo Portella (“Tom na Fazenda” e “As Crianças”). A peça parte de histórias pessoais para falar de todas as histórias, na medida em que todos desenvolvemos, em maior ou menor grau, bloqueios variados para nos proteger de dores do passado. Em cena, Maitê revisita histórias impactantes de sua vida. Numa interlocução direta com a plateia, a atriz reflete sobre como sua conturbada história familiar repercutiu na vida profissional, os eventuais bloqueios desenvolvidos e tudo que precisou fazer para se libertar. Ela fala ainda da mulher de 60 anos no Brasil, de machismo, misoginia, dos preconceitos enfrentados. Sábado e domingo, 9 e 10 de março, no Teatro do Parque, Rua do Hospício, 81 Boa Vista. Ingressos a partir de R$ 60 no Sympla.
Espetáculo A peleja de Leandro na trilha do cordel
O Grupo de Teatro Imbuaça, de Aracaju, apresentará seu espetáculo de teatro de rua, A peleja de Leandro na trilha do cordel, em Recife. O espetáculo, que é uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, terá duas sessões, uma no sábado (9) e outra no domingo (10). A primeira sessão acontece no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, e a segunda no Parque Dona Lindu, ambas às 16h. As duas sessões têm entrada gratuita.
A Companhia de Dança Daruê Malungo apresenta Agbará Obirin, uma montagem que incorpora as danças negras, enraizadas na corporeidade africana e afrodiaspórica. O espetáculo, composto por oito mulheres, é dividido em cinco atos que exploram os elementos naturais e a energia que molda o mundo através do feminino negro. O espetáculo terá quatro sessões, duas nesta semana, no dias 07 e 08, quinta e sexta-feira, respectivamente, no Teatro Apolo. Já as outras duas serão nos dias 13 e 14, quarta e quinta-feira, no Teatro Fernando Santa Cruz, em Olinda. Os ingressos estão à venda nas bilheterias dos teatros.
Concerto para a Comunidade
A Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã realizará seu primeiro Concerto para a Comunidade na temporada de 2024 em Jaboatão dos Guararapes e sob a regência do maestro José Renato Accioly. O repertório traz obras da música clássica, internacionais e nacionais, além de arranjos especiais de clássicos da MPB. O show acontece neste domingo (10), às 20h, no Cine-Teatro Samuel Campelo. Praça Nossa Sra. do Rosário, 510 – Centro, Jaboatão dos Guararapes. A entrada é gratuita, conforme a disponibilidade de lugares.
Espetáculo Recife Terras de Xangô entre o Rio e o Mar
Os afoxés Oxum Pandá, Omim Sabá e Ogbon Obá estreiam o espetáculo conjunto Recife Terras de Xangô entre o Rio e o Mar, uma reverência exaltam à cidade do Recife e reverenciam os orixás Xangô, Oxum e Iemanjá. O show acontece nesta sexta (08), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com apresentação única. Praça da República, s/n, Santo Antônio. A entrada é gratuita com ingressos distribuídos à partir das 18h.
Museus e Exposições
Aulão “História da África, o berço da civilização e das humanidades”
A aula é promovida pelo grupo Máscaras Negras, que leva adiante a ideia de uma arte-educação feira para e por pessoas negras. O aulão faz parte da programação do Ajeum Literário, um centro de debates baseado nas leituras propostas, como um grupo de leitura. O aulão – que é exclusivo para pessoas negras – acontece neste domingo (10), a partir das 14h, no Museu de Artes-Afro Rolando Toro (Muafro). R. Mariz e Barros, s/n, Bairro do Recife. A entrada é gratuita.