Agenda Cultural do Recife com a volta do Festival Palco Giratório e exposições de arte no Bairro do Recife

Programação também traz primeira edição do Festival Literário das Periferias (Fliperifa) e shows de The Calling e Gustavo Bertoni

Copia de Post Noticias Padrao 69 1
"Herança" (Foto: Pablo Bernardo/ Divulgação)

Nesta semana, a Agenda Cultural traz a volta do Festival Palco Giratório aos palcos do Recife. Realizado pelo Sesc, o Festival passou uma década sem realização, mas volta para sua 26ª edição e ocupara teatros do Centro e da Zona Sul. No cinema, o Festival Jorra! chega no Cinema UFPE com uma programação que celebra produções audiovisuais por pessoas negras e indígenas com debates e mostras competitivas.

Nos museus, o Paço do Frevo recebe a exposição itinerante Favela Em Fluxo, que exibe trabalhos de 22 artistas periféricos do Recife, enquanto a Torre Malakoff exibe mostras de arte contemporânea na Exposição Observa.

a Agenda ainda reúne shows de Gustavo Bertoni – vocalista da banda Scalene -, Glaucia Nasser com o espetáculo Coração de Violão e da banda norte-americana The Calling. Confira!


Shows e Festas

Sexta, 17

Boss In The House

Com foco na música eletrônica, a festa Boss reúne nomes atuantes na cena eletrônica do Recife como IDLIBRA, GENI, GabNaja e Ary Z. A festa acontece nesta sexta (17), no Club Metrópole, às 22h. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.

Sábado, 18

Gustavo Bertoni – Phoropter

Gustavo Bertoni volta ao Recife, dessa vez em show solo, com um repertório de que reúne faixas de seus quatro discos, além de alguns sucessos da banda Scalene. O cantor está acompanhado no palco pela bateria de Gabriel Eubank. O show acontece neste sábado (18), às 19h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos disponíveis no Sympla.

João Pernambuco – Coração de Violão

Espetáculo cantado por Glaucia Nasser celebra os 140 anos de João Pernambuco, um dos compositores e violinistas mais celebrados da música brasileira, tendo composto canções como “Coração Bobo” e “Voltei Recife” de Alceu Valença e “Numa Sala de Reboco” de José Marcolino e Luiz Gonzaga. O espetáculo acontece neste sábado (18), às 20h, e no domingo (18), às 17h, no Teatro Santa Isabel. Praça da República, s/n, Santo Antônio. Ingressos gratuitos retirados uma hora antes na bilheteria do teatro.

Domingo, 19

The Calling

A banda californiana The Calling para no Recife na sua turnê durante pela América Latina. Formado ainda nos anos 1990, o grupo tem canções como “Wherever You a Will Go”, “Adrienne” e “Things Don’t Always Turn Out That Way”, no repertório. O show acontece neste domingo (19), às 18h, no Catamaran. Cais Santa Rita, s/n, São José. Ingressos disponíveis no site Club do Ingresso.


Cinema

Festival Jorra!

O Festival Jorra! tem como intuito celebrar produções contemporâneas inteiramente feitas por pessoas autodeclaradas negras ou indígenas. A programação vai até essa sexta (17) e terá exibições da mostra competitiva e uma sessão especial com foco na obra do cineasta Antônio Carrilho, todas acompanhadas por debates. A exibição dessa sexta (17) começa às 14h, no Cinema UFPE, dentro do Centro de Convenções da UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária, Recife. Entrada gratuita.


Teatro e Dança

Quatro Luas Morgana Narjara
Espetáculo “Quatro Luas” (Foto: Morgana Narjara/ Divulgação)

Festival Palco Giratório

Festival Palco Giratório retorna, após 10 anos, ao Recife na sua 26ª edição. A programação começa nesta quinta (16) e vai até o dia 1º de Junho com espetáculos espalhados em teatros no Centro e na Zona Sul da cidade. A programação e compra antecipada de ingressos estão no site do Festival. Neste final de semana, espetáculos como Yerma Atemporal; Quatro Luas; Nordeste, Dança e Música Irresistível e Circo de Los Pies (SC) estão em cartaz.

Espetáculo Estudo nº 1

A montagem do Grupo Magiluth cria o enredo a partir do poema “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, para abordar as perspectivas dos emigrantes, uma forma de tentar entender quais as motivações de alguém que deixa sua terra. A sessões acontecem desta quinta (16) até o domingo (19). As sessões de quinta à sábado (18) acontecem às 20h, com exceção do domingo, que tem uma sessão às 17h. O espetáculo acontece no Teatro Arraial Ariano Suassuna. Rua da Aurora, 457, Boa Vista. Ingressos disponíveis no Sympla.


Museus e Exposições

Copia de Post Noticias Padrao 62 3
(Foto: Hugo Muniz/ Divulgação)

Exposição Favela em Fluxo

A Favela em Fluxo é a primeira exposição itinerante do Museu das Favelas de SP e tem a primeira parada no Recife. A exposição traz obras de 22 artistas periféricos do Recife em diversas linguagens, como esculturas, vídeos, telas, fotografia, ilustrações e pinturas. A mostra foi inaugurada nesta quarta (14), com horários das 10h às 17h nos dias úteis e 11h às 18h nos finais de semanas. A exposição está no Paço do Frevo. R. da Guia, s/n, Recife. Ingressos disponíveis no Sympla.

Exposição Observa

A Exposição Observa traz mostras de arte contemporânea pernambucana com trabalhos de quatro artistas: Abiniel João, Clara NogueiraHenrique Correia, e Ramonn Vieitez. A exposição é inaugurada nesta quinta (16) e segue disponível para visitação até o dia 14 de julho. As visitas podem ser feitas das 10h às 17h durante a semana e das 14h às 18h nos domingos. A Exposição Observa está na Torre Malakoff. Praça do Arsenal, s/n, Recife-PE Entrada é gratuita.


Livros

Copia de Imagem post padrao 6 2
Foto: Thays Medusa/Divulgação.

Festival Literário das Periferias (Fliperifa)

Festival Literário das Periferias (Fliperifa) realiza sua primeira edição com o tema “O Direito à Literatura” e presta homenagem às escritoras Inaldete Pinheiro e Odailta Alves, mulheres periféricas que contribuem para a literatura brasileira. O festival acontece ao longo de três finais de semanas, sempre em locais diferentes. Neste final de semana, a programação uma roda de conversa com as homenageadas e uma oficina de poesia. O Fliperifa acontece neste sábado (18), a partir das 14h, na RioTeca. Rua Ciclovia República da Argélia, 01, Torre. a entrada é gratuita requer inscrição para as oficinas.