A programação cultural de Recife e Olinda segue intensa neste meio de mês, com destaque para shows, festas, peças e exposições que movimentam diferentes pontos da cidade. Na música, Humberto Gessinger celebra quatro décadas de carreira com a turnê “Acústicos Engenheiros do Hawaii”, baseada nos dois discos acústicos do grupo, com um repertório de clássicos da banda em um formato mais intimista no Classic Hall.
Ao longo do final de semana também há PC Silva com o show “Eu Vou Ganhar O Mundo” na Casa de Alzira, Cláudio Rabeca se apresenta e comemora seu aniversário no Alma Arte Café, além de Milton Raulino e Laura Canabrava juntos na Casa Desmantelo Azul.
Para os fãs de cinema, o Noturno – Festival Internacional de Curtas do Recife inicia sua programação nesta quinta-feira (21) com uma seleção de curtas-metragens divididos em mostras competitivas nacionais e internacionais, sessões de clássicos e inéditos, com exibições no Cinema da Fundação e no Cinema são Luiz. Nas estreias, “Luiz Gonzaga: Légua Tirana” chega na Sala Museu do Cinema da Fundação enquanto “Tijolo por Tijolo” ocupa a Sala Derby e terá bate papo com os realizadores Victoria Alvares e Quentin Delaroche após a exibição.
No teatro, o clássico Um Sábado Em 30 volta com duas datas no Teatro Barreto Júnior, com sessões no sábado (23) e no domingo (24). Já o grupo Magiluth apresenta as últimas sessões desta temporada de Miró: Estudo Nº2 no Teatro Apolo.
Nas artes visuais, o Cais do Sertão recebe duas novas atrações: a exposição individual do artista Afro’G, “Nostalgia: Memória e Infância Negra”, que mergulha nas representações nostálgicas da infância nas periferias do Recife e a exposição Vidas em Cordel, que adapta as biografias e personalidades culturais de Pernambuco na literatura de cordel e nas ilustrações de xilogravura. Confira:
Shows e festas
Quinta-feira (21)
Show “Ensaio aberto de um show que nunca acontece” de Babi Jacques
Babi Jaques traz para o Recife o show “Ensaio aberto de um show que ainda não existe”, onde constrói o repertório com canções inéditas sobre autoconhecimento e desejo, com voz, violão e liberdade para improvisar. O evento contará com participações especiais de Aishá Lourenço, André Macambira, Franklin Silva, Giuseppe Mascena, Larissa Veloso, Sofia Freire e mais. O show acontece nesta quinta-feira (21), às 19h, na Casa de Alzira. Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife. Ingressos na internet.
Cabaré da Ruby
O Cabaré da Ruby retorna nesta semana para mais um episódio da segunda temporada de Drag Race Brasil. Nesta semana o evento convida as queens Paola Hoffmann, Victória Fox, Charlotte Delfina e Dercy Fortunato, e com os sets de Celo e HB, atrações do after Cunt Mayhem Ballcurau. O evento acontece nesta quinta (21), às 20h, na Casa Bacurau. Rua Capitão Lima, 100, Santo Amaro. Ingressos na internet, e com lugares limitados.
Watch Party Phenomena Drag
A Watch Party Phenomena Drag nesta semana terá a edição especial “Lipsync Battle”, com uma série de batalhas ao longo da noite, e no final a vencedora será a primeira Phenomena Lip Sync Killer. Entre as queens que irão se enfrentar estão Norman Bancks, Holly Glory, Mia J e Mayven, além das performances especiais de Bellatroz, Polly Pockety e Flor de Xarque. O evento acontece nesta quinta (14), abrindo às 20h e com a exibição do episódio às 21h, no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Os ingressos na internet.

Sexta-feira (22)
Turnê “Acústico Engenheiros do Hawaii” de Humberto Gessinger
Humberto Gessinger celebra 40 anos de carreira com a turnê “Acústicos Engenheiros do Hawaii”. No palco, o cantor e compositor revisita os álbuns Acústico Engenheiros do Hawaii e Acústico Novos Horizontes, apresentando os clássicos “O Papa é Pop”, “Era um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones”, “Toda Forma de Poder” e “Piano Bar” em um formato intimista. O show acontece nesta sexta (22), às 20h, no Classic Hall. Av. Gov. Agamenon Magalhães, S/N, Salgadinho. Ingressos na internet.
Raulino e Canabrava no Desmantelo
Em formato intimista de voz e violão, Laura Canabrava apresenta canções de seus álbuns AIYE, Transe Noturno e Vontade, enquanto Milton Raulino mostrará faixas de seu álbum de estreia Quem é do mar, ama, como “Suave”, “Sem Perder” e “Comparsa”. A noite terá participações especiais de Enddi, Arthur Rocha e Nathália Queiroz. O show acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 19h, na Casa Desmantelo Azul. Rua do Bonfim, 147, Carmo. Ingressos na internet.
Tagua Tagua
Tagua Tagua apresenta seu novo álbum, RAIO, na turnê homônima que chega agora ao Recife. Gravado em São Paulo, o disco traz uma energia dançante renovadora, com influências que vão de Tim Maia e Cassiano a Daft Punk e L’Impératrice. O show acontece nesta sexta (23), às 21h, no Estelita. Av. Saturnino de Brito, 385, Cabanga. Ingressos na internet.
Baile do Galo Cego
O Baile do Galo Cego recebe os shows de Cleiton Rasta, Banda Sedutora, Mau Lopes e Caio na Real. O evento acontece nesta sexta-feira (22), às 22h, no Capibar. Rua Tapacurá, 101, Monteiro. Ingressos na internet.
Show “Eu Vou Ganhar O Mundo” de PC Silva
O show “Eu Vou Ganhar o Mundo” do pernambucano PC Silva apresenta um voo musical que une a cultura popular do interior à poética urbana contemporânea. O repertório incluirá faixas de seu disco Me Dê Notícias do Universo (2024), canções do álbum Amor, Saudade e Tempo, além de singles e inéditas. O show acontece nesta sexta-feira (22), às 20h, na Casa de Alzira. Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife. Ingressos na internet.
Sábado (23)
Turnê “Ivan Lins 80 Anos”
Ivan Lins traz para o Recife a turnê “Ivan Lins 80 Anos”, celebrando 80 anos de vida e 55 de carreira. O espetáculo revisita a obra do cantor e compositor com clássicos como “Madalena”, “Vitoriosa” e “Lembra de Mim”, além de canções inéditas como “Meninos de Gaza”. O show contará com participação especial e direção artística de Cláudio Lins, filho de Ivan. O show acontece neste sábado (23), às 21h, no Teatro Guararapes. Centro de Convenções. Ingressos na internet.
Festival Beerchef
O Festival Beerchef promete uma viagem musical através de hits dos anos 60, 70, 80, 90 e 2000, com bandas ao vivo e DJs. Entre as atrações, Delrey, Máquinas na Pista, Macfly, Rodrigo Morcego, Overland, Victor Serak, Dimitria, Elias Cabuzz, JV, MauL, Lala K, Sarah Blackbird e a Orquestra Backstage. O show acontece neste sábado (23), a partir das 16h, no Mirante do Paço. Travessa do Amorim, 75, Bairro do Recife. Ingressos na internet.
Aniversário de Cláudio Rabeca
O aniversário de Cláudio Rabeca celebrará os 23 anos de estrada do artista, conhecido por sua história em projetos como Quarteto Olinda, Maracatu Estrela Brilhante do Recife e Cavalo Marinho Estrela de Ouro, além de ser o idealizador do álbum Rabequeiros de Pernambuco. O show acontece neste sábado (23), às 18h, no Alma Arte Café. Ladeira da Misericórdia, 106, Olinda. Ingressos na internet.
Vanguart
Os compositores do duo Vanguart, Hélio Flanders e Reginaldo Lincoln, apresentam o show inédito Dois Cantos, revisitando mais de 20 anos do cancioneiro da banda. Com apenas os dois no palco, alternando entre violão, bandolim, trompete, gaita e piano, eles trazem poesia e o som folk característico do grupo. O setlist incluirá canções emblemáticas desde “Semáforo” até faixas do álbum Oceano Rubi. O show acontece neste sábado (23), às 19h, no Teatro IMIP. Rua dos Coelhos, 300, Coelhos. Ingressos na internet.
Pilhada Drop
A Pilhada retorna ao Quintal do sossego com sets construídos em volta do hardgroove, hardtechno, psytrance latin tech. Como atrações estão Davs, Gabephase B2B Murimetal, Gabnaja e Maitech, além do momento Open XDJ, iniciativa que deixa a mesa controladora livre para quem quiser se aventurar e tocar um set. A Pilhada acontece neste sábado (23), às 23h, no Quintal do Sossego. Rua do Sossego, 1344, Santo Amaro. Ingressos na internet.
Cinema

Estreia de Luiz Gonzaga: Légua Tirana
O filme Luiz Gonzaga: Légua Tirana, de Marcos Carvalho e Diogo Fontes, premiado como Melhor Filme pelo júri oficial e popular no XV Festival de Cinema de Triunfo, estreia na programação do Cinema da Fundação. O filme mergulha na infância e adolescência do Rei do Baião enquanto ainda vivia no sertão pernambucano. O filme entra na programação do cinema a partir desta quinta-feira (21) na Sala Museu. Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte. Ingressos na bilheteria.
Noturno – Festival Internacional de Curtas do Recife
A primeira edição do Noturno – Festival Internacional de Curtas do Recife ocupa as salas do Cinema da Fundação/Derby e do Cinema São Luiz com mostras competitivas nacionais e internacionais, sessões especiais de clássicos e obras inéditas. A programação inclui obras como “Noturno em Ré(cife) Maior” (1981), de Jomard Muniz de Britto, “Festa Infinita” (2024), além de uma sessão especial dedicada aos cineastas Francisco Lezama e Daniel Bandeira. O Festival acontece entre esta quinta (21) e o domingo (24). A programação é gratuita.
Estreia Tijolo por Tijolo
O documentário Tijolo por Tijolo, dirigido por Victoria Alvares e Quentin Delaroche, narra a história real de Cris, moradora do Ibura, periferia do Recife, que, após perder o emprego e a casa no início da pandemia, busca reconstruir sua vida e a de sua família. O filme estreia no Cinema da Fundação e após a exibição haverá debate com a presença dos realizadores. A estreia acontece nesta quinta-feira (21), às 19h30, na Sala Derby. Ru Henrique Dias, 609, Derby. Ingressos na bilheteria 1 hora antes da sessão.
Mostra Cinema e Violência
A Mostra Cinema e Violência apresenta uma seleção de filmes em que a violência é o principal motor narrativo, explorando o papel do audiovisual na compreensão desse fenômeno social. A mostra acontece entre desta terça (19) a quinta (21) de agosto no Cinema UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária, Recife. Todas as sessões são gratuitas, sendo necessário retirar o ingresso presencialmente uma hora antes do início de cada exibição.
Teatro e Dança

Peça Miró: estudo N°2
O Grupo Magiluth realiza as últimas apresentações do espetáculo Miró: Estudo Nº2, uma homenagem ao poeta Miró da Muribeca. A peça, que estreou em 2015, explora a obra e biografia de Miró, resultado da aproximação do grupo com o poeta. As sessões acontece desta terça-feira (19), até a quinta-feira (21), às 20h, no Centro Apolo Hermilo\Teatro Apolo. Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife. Ingressos na internet.
Peça Um Sábado em 30
O clássico Um Sábado em 30 retorna para duas sessões, agora produzida pelo Grupo Teatro de Raízes de Pernambuco (TRP). A trama se passa durante a Revolução de 1930 e acompanha uma família burguesa conservadora e o romance proibido do filho com a empregada doméstica. As sessões acontecem neste sábado (23) e domingo (24) às 19h, no Teatro Barreto Júnior. R. Est. Jeremias Bastos, Pina. Ingressos na internet.
Ìtàn do Jovem Preto
A primeira apresentação do ano no projeto Ìtàn do Jovem Preto é o show solo de Tayná Xambá, estudante de piano, empreendedora e trancista, com forte atuação no Centro Cultural Grupo Bongar. O show acontece nesta sexta (22), às 19h, no espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela internet.

Exposições
Exposição Nostalgia: Memória e Infância Negra
O artista Afro’G estreia sua nova exposição individual, Nostalgia: Memória e Infância Negra. A mostra propõe uma imersão sensorial nas lembranças da infância negra e periférica, reunindo mais de 15 obras inéditas que combinam pintura, materiais recicláveis, brinquedos antigos e elementos do graffiti, resgatando memórias afetivas e cenas do cotidiano. A mostra abre neste sábado (23), às 17h, no 3º andar do Cais do Sertão. Av. Alfredo Lisboa, Bairro do Recife. A visitação é gratuita e segue até 23 de setembro de 2025, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 11h às 17h.
Exposição Vidas em Cordel
A exposição Vidas em Cordel retrata em versos de Cordel e imagens em xilogravura as trajetórias de indivíduos célebres e anônimos. A edição pernambucana incorpora nomes locais como Paulo Freire, Di Melo, Ana Lúcia do Coco e Aninha Ferraz. A exposição ocupa a sala Todo Gonzaga, no 2º andar do Cais do Sertão. Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. A visitação é gratuita e ocorre de terça a sexta, das 10h às 16h, e sábados e domingos, das 11h às 17h.
Exposição A Cara do Brasil – Sal e Sol
A exposição A Cara do Brasil 7 – Sal e Sol, de Max Motta, que marca seu retorno ao Recife após dois anos, reúne cerca de 60 obras, sendo 17 inéditas. A mostra propõe um “grito e um abraço” sobre a identidade brasileira, celebrando o povo e suas origens. A exposição está aberta para visitação de segunda a sábado, das 10h às 17h, no Instituto Ploeg. Rua da Santa Cruz, 190, Boa Vista. A entrada é gratuita.

