Agenda Cultural com Mostra de Cinema Árabe Feminino, espetáculo “Banquete do Amor e Falta” e exposição nova no Cais do Sertão

Foto Claudia Dalla Nora Fotografa pernambucana celebra 300 anos do maracatu rural com exposicao no Cais do Sertao 1
(Foto: Claudia Dalla Nora/ Divulgação)

A programação cultural de Recife e Olinda segue intensa neste meio de mês, com destaque para shows, festas, peças e exposições que movimentam diferentes pontos da cidade.

Na música, Benito Di Paula retorna aos palcos pernambucanos depois de sete anos com a turnê “Do jeito que a vida quer”, que reúne as canções mais marcantes de seu repertório nestes 50 anos de carreira. Outro nome da MPB que se apresenta nesta semana é Sandra Sá, que abre a quarta edição da Expo Preta.

Para os fãs de cinema, a Mostra de Cinema Árabe Feminino chega no Recife com sua quinta edição. A programação, que vai desta quarta-feira (13) até o domingo (17), reúne filmes que refletem criticamente sobre o papel das mulheres no mundo árabe, além de alinhar discussões sobre o papel da imagem entre produções árabes e produções pernambucanas.

No teatro, o espetáculo Banquete de Amor e Falta do Acupe Grupo de Dança, inicia uma série apresentações gratuitas pelas unidades do COMPAZ em todo o Recife. O espetáculo, que é inspirado no livro O Banquete de Platão, utiliza linguagem corporal para discutir sentimentos ligados ao amor.

Encerrando os destaques, o Cais do Sertão recebe a exposição De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo, primeira mostra solo de Cláudia Dalla Nora que celebra os 300 anos do maracatu rural. Confira:


Shows e festas

Quarta-feira (13)

Show “Afronordestina”, de Caetana

A artista Caetana celebra seu aniversário essa semana com um show de seu álbum Afronordestina, performance de dança, um DJ set com DJ 440 e audições exclusivas do novo projeto URBANA. O evento acontece nesta quarta (13), às 22h, no IRAQ. Rua do Sossego, 179, em Santo Amaro. Ingressos na internet

Quinta-feira (14)

Abertura da Expopreta

A Expo Preta RioMar inicia sua quarta edição com um show de Sandra Sá. A artista apresentará um repertório que celebra mais de quatro décadas de carreira e a diversidade da cultura negra. Além de Sandra Sá, Gabi do Carmo também se apresenta com um pocket show. A abertura acontece nesta quinta (14), a partir das 18h, no Teatro Riomar. Av. República do Líbano, 251, Pina. Ingressos na internet.

Cabaré da Ruby

O Cabaré da Ruby retorna nesta semana para mais um episódio da segunda temporada de Drag Race Brasil. Nesta semana o evento convida Adora Black, participante no reality, e a pernambucana Scarlet Sahat, além de Alan Rodrigues e LUCSFDF, atrações da festa Só Toca Pop, after da watchparty. O evento acontece nesta quinta (14), às 20h, na Casa Bacurau. Rua Capitão Lima, 100, Santo Amaro. Ingressos na internet, e com lugares limitados.

Watch Party Phenomena Drag 

A Watch Party Phenomena Drag retorna nesta semana, abrindo às 20h e com a exibição do episódio às 21h. O line-up de atrações é formado por nomes da cena drag local como Lea Farsaid, Flor de Xarque, Dercy Fortunato, Charlotte Delphina, Victória Fox e mais. O evento acontece nesta quinta (14), no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Os ingressos na internet.

Sexta-feira (15)

Freaks 10 anos – Com MC Naninha

A festa Freaks comemora dez anos com um show de MC Naninha, artista carioca que viralizou na internet e ficou conhecidas pelas rimas afiadas no funk e no rap. No repertório traz as suas faixas mais conhecidas – “Me Separei”, “Eu Mat0 Ela” e “Revezamento de Peru com Mc Thammy” – e suas colaborações com Pabllo Vittar, Lia Clark, Danny Bond e Katy Na Voz, e As Abusadas. A festa acontece nesta sexta (15), às 22h, no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Ingressos na internet.

Sérgio Cassiano em 20 anos de Ciência da Festa com o Forró do Suco Elétrico

Sérgio Cassiano celebra os 20 anos de lançamento de seu álbum Ciência da Festa. Conhecido por sua trajetória de mais de 40 anos na música e sua atuação na banda Mestre Ambrósio, Cassiano apresentará seu repertório solo acompanhado pelo Forró do Suco Elétrico. O show acontece nesta sexta (15), às 19h, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos na internet.

Após sete anos, o cantor e compositor Benito Di Paula retorna aos palcos pernambucanos com a turnê “Do jeito que a vida quer” e celebra seus 50 anos de carreira. Show tem participação do pianista Rodrigo Vellozo, filho de Benito. O repertório revisitará clássicos como “Retalhos de Cetim”, “Mulher Brasileira” e “Charlie Brown”, além de canções do álbum Infalível Zen. Show acontece nesta sexta-feira (15), às 21h30, no Teatro Guararapes. Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho. Ingressos na internet.

Imagem do WhatsApp de 2025 08 06 as 10.30.54 8e00e952

Sábado (16)

Odara Ôdesce

Comandada pelas DJs Allana Marques e Lala K como uma celebração da música brasileira, a festa Odara Ôdesce completa 13 anos. Esta edição tem a participação da banda Malícia Champion sob o comando de Urêa, além dos sets das produtoras. A festa acontece neste sábado, a partir das 15h, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313, Carmo. Ingressos na internet.

Agenda Cultural 10 anos

A festa de comemoração de dez anos da Agenda Cultural contará com os DJs Barba, Incidental e Luana Lima. O evento também terá as participações de Larissa Lisboa & Mayra Clara (convidadas do Dunas do Barato) e Bruno Lins, Isadora Melo & Publius (convidados do Regente Joaquim). Show acontece neste sábado (16), a partir das 16h, no Terra Café I Bar. Rua Bispo Cardoso Ayres, 467, Boa Vista. Ingressos na internet.

Vampire

A festa Vampire se volta para uma atmosfera de fetichismo, música e desejo, com dark room, instalações BDSM, cenas fetichistas e performances. No som, DJs Mare, Chaos, Jakka e Mistress Kay passam por gêneros como Techno, Dark Wave, EBM, Dark Electro, Industrial, Post Punk e Minimal Wave. A festa acontece neste sábado (16), às 21h, no Nyx Bar. Rua Visconde de Goiana, 35, Boa Vista. Ingressos disponíveis para compra nas redes sociais da produtora.

Baile da Boneka

Produzido pela DJ e produtora musical Boneka, o Baile da Boneka chega gratuitamente ao Bairro do Recife. A festa tem sets de Geni, Milena Cinismo, Jony P, Iury Andrew, Paulilo Paredão (BA) e a própria Boneka, com participação da Cia La Mafia. A festa acontece neste sábado (16), a partir das 16h, na Rua do Observatório, Bairro do Recife. Ingressos na internet.

Superingosto

A festa Superingosto volta em sua edição clássica. O evento contará com os DJs Orathiago, Bê Formiga e Ggatis, com uma noite de “bons rocks”. A festa acontece neste sábado (16), a partir das 22h, no O Poço. Av. Dezessete de Agosto, 1780, em Casa Forte. Ingressos na internet.

Sagrama 30 anos

O grupo pernambucano SaGRAMA celebra 30 anos de formação com duas apresentações especiais. O espetáculo SaGRAMA 30 anos: Poesia e Música contará com as participações especiais de Petrúcio Amorim, Jessier Quirino, Beto Hortis, Sarah Leandro e Laila Campelo, em uma noite que celebra a trajetória do grupo. Os shows acontecem neste final de semana – sábado (16), às 19h30, e domingo (17), às 17h – no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife. Os ingressos na internet.

Domingo (17)

Original Olinda Style 22 anos

A Banda Eddie celebra os 22 anos do lançamento do disco Original Olinda Style com um show especial. A banda revisitará todas as faixas do álbum icônico, que mistura punk rock, surf music, reggae jamaicano, ska, frevo e samba. O show acontece nesse domingo (17), às 18h, no Alma Arte Café. Ladeira da Misericórdia, 106, Carmo. Os ingressos na internet.


Cinema

Copia de Copia de Post Noticias 124
(Divulgação)

5ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

A Mostra de Cinema Árabe Feminino propõe uma reflexão crítica sobre a posição das mulheres no mundo árabe e a imagem reducionista que ainda é reproduzida em países ocidentais. No Recife, as exibições acontecem na sala Sala Derby do Cinema da Fundação e no Cinema São Luiz, começando nesta quinta-feira (13) até o domingo (17). A programação inclui os filmes palestinos Slingshot Hip Hop (J. Reem Salloum) e O Protesto Silencioso: Jerusalém 1929 (Mahasen Nasser-Eldin), além dos filmes pernambucanos O Canto das Margaridas, do coletivo Mulheres do Audiovisual de Pernambuco (Mape) e Sua Majestado O Passinho (Mannu Costa e Carol Correia). A programação é gratuita, com ingressos distribuidos por ordem de chegada no Cinema São Luiz e pela internet no Cinema da Fundação. Programação completa aqui.

Mostra Olhares Cinematográficos

A 2ª edição da Mostra Olhares Cinematográficos, projeto final da disciplina “Curadoria e Programação”, exibe filmes que propõem leituras diversas do que pode ser entendido com arquivo. As sessões acontecem entre terça (12) e sexta-feira (15), no Cinema da UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Os horários e programação podem ser vistos nas redes sociais do Cinema UFPE. Ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada sessão na bilheteria.

Encontros do Cinema Pernambucano

O projeto Encontros do Cinema Pernambucano realiza mais uma edição, dessa vez participação com o diretor e roteirista Hilton Lacerda. A noite será um passeio audiovisual pelo início de sua carreira, incluindo videoclipes do manguebeat (“Maracatu de Tiro Certeiro” de Chico Science & Nação Zumbi, “Samba Esquema Noise” de Mundo Livre S/A, “Se Zé Limeira Sambasse Maracatu” de Mestre Ambrósio, todos dirigidos por Dolores&Morales) e os curtas Simião Martiniano, o Camelô do Cinema (1998) e A Visita (2001). Após a exibição, haverá um bate-papo com Lacerda, mediado por Thor Neukranz. A noite ainda conta com um cardápio especial para a ocasião pensado pelo chef Rafa Chamié. O evento acontece nesta sexta-feira (15), às 20h, na Casa Capitão. Rua Capitão Lima, 124, Santo Amaro. Entrada gratuita.


Teatro e Dança

Cópia de IMG 20220725 WA0040
Foto: Rogério Alves/Divulgação.

Espetáculo Banquete de Amor e Falta

O Acupe Grupo de Dança apresenta o espetáculo Banquete de Amor e Falta em diversas unidades do Centro Comunitário da Paz (COMPAZ) no Recife. Inspirado no livro O Banquete, de Platão, a obra utiliza a poesia como base para a linguagem corporal, explorando figuras topológicas e sentimentos associados ao amor. As apresentações ocorrem em diferentes datas e horários: nesta terça-feira (12), às 16h, no Compaz Dom Helder Câmara (Joana Bezerra); quinta-feira (14), às 14h, no Compaz Paulo Freire (Ibura); segunda-feira (18), às 17h, no Compaz Miguel Arraes (Madalena); quarta-feira (20), às 10h30, no Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro); e em 3 de setembro (quarta-feira), às 14h30, no Compaz Eduardo Campos (Linha do Tiro). Todas as exibições serão seguidas de uma conversa com o público sobre o processo criativo.

Espetáculo Aurora: Entre Vias e Vidas

O espetáculo Aurora: Entre Vias e Vidas, produzido pelo Centro de Artes Grupo Vida, propõe um mergulho coreográfico na trajetória do Recife, com dança, cenografia e trilha sonora se entrelaçando para retratar histórias de resistência, encontros e renascimentos, homenageando as vidas que ergueram a cidade. O espetáculo tem uma sessão única neste domingo (17), às 17h, no Teatro Luiz Mendonça. Parque Dona Linda, s/n, Boa Viagem. Ingressos na internet.

Sarau das Pretas

a segunda edição do Sarau das Pretas será conduzida pela poeta Jessicalen Conceição e contará com as participações de Agô Mc, Joy Thamires, Nena Callejera, Odailta Alves e Yastricia, nomes de destaque na cena da poesia marginal e cultural da Região Metropolitana do Recife. O sarau acontece nesta sexta (15), às 19h, no Espaço O Poste. Rua do Riachuelo, 641, Boa Vista. Entrada gratuita com ingressos na internet.


Exposições

Copia de Imagem post padrao 6
Foto: Cláudia Dalla Nora/Divulgação.

Exposição Inspirado no livro O Banquete

A exposição De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo, primeira mostra individual da fotógrafa pernambucana Cláudia Dalla Nora, celebra os 300 anos do maracatu de baque solto. A mostra reúne 37 fotografias inéditas, captadas em cidades da Zona da Mata Norte, que retratam ensaios, cortejos e o cotidiano de mestres e brincantes, incluindo registros do Encontro de Maracatus do Engenho Bringa. O horário de visitação é de terça a sexta, das 10h às 16h; e sábado e domingo, das 11h às 17h, no Cais do Sertão. Bairro do Recife. Entrada gratuita.