A programação cultural de Recife e Olinda segue intensa nesta virada de mês, com destaque para shows, festas, peças e exposições que movimentam diferentes pontos da cidade.
Na música, Almério se apresenta no “Projeto Seis e Meia”, enquanto Alcione e José Augusto se reúnem no Classic Hall para o “Paixão em Dose Dupla”. Para os fãs de cinema, o Cinema São Luiz exibe o documentário “Oroboro” no sábado (09) e a pré-estreia do documentário “Tijolo por Tijolo” no domingo (10).
Já nas artes visuais, a Galeria Marco Zero inaugura a exposição Sobressalto e Estripulia de Bozó Bacamarte e o Cais do Sertão recebe De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo de Cláudia Dalla Nora.
O teatro também oferece opções com Mestiço Florilégio, de Antonio Nóbrega e Rosane Almeida, e o monólogo Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio, texto de Lúcia Helena Galvão. Confira:
Shows e festas
Quinta-feira (07)
Cabaré da Ruby
O Cabaré da Ruby retorna nesta semana para mais um episódio da segunda temporada de Drag Race Brasil. Nesta semana o evento convida Mercedez Vulcão e Mellody Queen, competidoras no reality, e a pernambucana Sayuri Heiwa, além de Envy Hoax e Makuza Hoax, atrações da festa Monamu, after da watchparty. O evento acontece nesta quinta (07), às 20h, na Casa Bacurau. Rua Capitão Lima, 100, Santo Amaro. Ingressos pela SHOTGUN, e com lugares limitados.
Watch Party Phenomena Drag
A Watch Party Phenomena Drag retorna nesta semana com o tema “Covers”, com as queens incorporando personalidades da cultura pop. O evento abre às 20h, com a exibição do episódio às 21h. O line-up de atrações é formado por nomes da cena drag local como Mia J, Lea Farsaid, Flor de Xarque, Allura Nox, Holly Glory, Mayven, Latyffa Romayale e Norman Bancks. O evento acontece nesta quinta (09), no Club Metrópole. Rua das Ninfas, 125, Boa Vista. Os ingressos promocionais estão disponíveis no Sympla.
Sexta-feira (08)
Club Vittar
Projeto de Pabllo Vittar focado em música eletrônica e na cultura clubber vem para o Recife durante sua turnê. Além do set de Vittar, também tocam IDLIBRA b2b Dandarona, Maledita Crew (Safira081, Orly, Iury Andrew), Taratina Crew (AdriannoG, Ane, Gibran), além dos lip syncs de Ruby Nox vs Mellody Queen e performance da Snake Dance Crew. O Club Vittar acontece nesta sexta (08), às 22h, no Mirante do Paço. Travessa do Amorim, 75, Bairro do Recife. Ingressos na internet.
Projeto Seis e Meia – Almério
A edição de agosto do Projeto Seis e Meia celebra seus 30 anos com apresentação do cantor e compositor pernambucano Almério. O artista sobe ao palco acompanhado pelo violonista Ruben França, e com o repertório baseado no seu último álbum, Nesse Exato Momento, lançado em 2024. A abertura ficará por conta de Rodrigo Morcego. O show acontece nesta sexta (08), às 18h30, no Teatro do Parque. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos na internet e na bilheteria do evento.
Paixão em Dose Dupla – Alcione e José Augusto
O projeto “Paixão em Dose Dupla” reúne dois nomes de peso da música romântica brasileira: Alcione e José Augusto, que cantam um repertório dos clássicos de amor de sua discografia. O show acontece nesta sexta-feira (08), às 20h, no Classic Hall. Av. Gov. Agamenon Magalhães, s/n, Salgadinho Os ingressos estão à venda na bilheteria do local e na internet.

Sábado (09)
Show “Para minha Tia Nana” de Alice Caymmi
A cantora Alice Caymmi apresenta o show “Pra minha Tia Nana”, uma homenagem à sua tia, a cantora Nana Caymmi. Alice revisitará grandes sucessos da carreira de Nana, como “Resposta ao Tempo”, “Só Louco” e “Suave Veneno”, acompanhada pelo pianista Eduardo Farías. O show acontece neste sábado, partir das 18h, na Casa Estação da Luz. Rua Prudente de Morais, 313, Carmo, Olinda. Ingressos disponíveis na internet e na bilheteria do local.
Brega das Antigas
O Brega das Antigas reúne um time de peso para cantar os grandes sucessos do gênero, incluindo Chama do Brega, Paixão Brasileira do Brega, Walter de Afogados, Amigas do Brega, Nall Topadão, Jacy Deusa do Amor, Eduarda Azevedo e Banda A Cara Dela. O show acontece neste sábado (09), às 20h, no Forró do Sítio Histórico. Rua Barbosa Lima, 154, Centro, Igarassu. Ingressos na internet.
Club Intimista
A Clubx está de volta nesta semana com seis horas de celebração e uma line-up de DJs locais que vêm conquistando a cena: HB, Sidade e Wesiley. A noite será embalada por House Music, Eletro Dance e hinos atemporais. Festa acontece neste sábado (09), a partir das 21h, no Projeto Café Bar. Rua Fernando Lopes, 44, Graças. Ingressos na internet.
Febre90’s + Sain e Febem
A Under Sesh apresenta o projeto Febre90’s, que traz a essência do rap noventista com o beatmaker paulista SonoTWS e o MC carioca PumaPJL. Completando o line-up, o duo HIGHBOYZ, formado pelos rappers Sain e Febem, pela primeira vez no Nordeste. O show acontece neste sábado (09), às 21h, no Armazém 14. Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. Ingressos na internet.
Baile Bagulho é Rap
O “Baile Bagulho é Rap!”, uma celebração do Hip Hop pernambucano com apresentações de diversos artistas da cena local. Entre as atrações confirmadas estão: Machino D’elic, KBS Marques, Fabidonas, Lurofelli, Dichavai, Ayan, Afroh, DJ Charles. O baile acontece neste sábado (09), no Quintal do Sossego. Rua do Sossego, 1344, Santo Amaro. Ingressos na internet.
Cinema

Oroboro
O documentário “Oroboro”, dirigido pelo cineasta e artista visual mineiro Pablo Lobato, chega ao Recife neste fim de semana para uma exibição especial no Cinema São Luiz. Oroboro acompanha dois grupos de alunos que adaptaram para o teatro as obras “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e “A Flauta Mágica”, de Mozart, revelando uma prática formativa inovadora que contrapõe os estigmas da adolescência. A sessão acontece neste sábado (09), às 14h, no Cinema São Luiz. Rua da Aurora, 175, Boa Vista. Ingressos custam entre R$ 5 e R$ 10 e estão disponíveis pela internet.
Pré-estreia Tijolo Por Tijolo
Tijolo por Tijolo, documentário dirigido por Victória Álvares e Quentin Delaroche, narra a história real e comovente de uma família da periferia do Recife, no Ibura, marcada por resiliência e bom humor, abordando temas sociais urgentes no Brasil. A sessão terá presença do elenco, direção e equipe, que participarão de um bate-papo com o público após a exibição. A pré-estreia acontece neste domingo (10), às 16h, no Cinema São Luiz. Rua da Aurora, 175. Boa Vista. Ingressos disponíveis na internet e sujeitos à lotação.
Mostra Olhares Cinematográficos
De 5 a 8 de agosto, a Mostra Olhares Cinematográficos chega à UFPE com a segunda edição, fruto do projeto final da disciplina “Curadoria e Programação”. A mostra abordará o processo de confecção das produções artísticas, explorando o “fazer artístico” sob a perspectiva do indivíduo-artista. Títulos incluem Holy Motors, Retrato de Uma Jovem em Chamas, Isto Não é um Filme e mais. A programação completa pode ser vista nas redes sociais do Cinema UFPE. Av. dos Reitores, s/n, Cidade Universitária. Ingressos gratuitos disponíveis na bilheteria 1 hora antes de cada sessão.
Teatro e Dança

Peça Mestiço Florégio
Antonio Nóbrega e Rosane Almeida trazem ao Recife o espetáculo Mestiço Florilégio, uma montagem que celebra a cultura brasileira em uma fusão de música, teatro, dança e recursos cinematográficos. O show terá duas apresentações no Teatro do Parque, neste sábado (09), às 20h, e domingo (10), às 18h. Rua do Hospício, 81, Boa Vista. Ingressos disponíveis na internet.
Performance Vórtices Errantes
O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) recebe a performance Vórtices Errantes, de Ana Gábri. O evento acompanhará a gravação pública de uma obra que transforma poesia em experiência sensorial, unindo a palavra falada a experimentações acústicas. O evento acontece neste sábado (09), a partir das 14h, no MAMAM. Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Entrada gratuita.
Peça Helena Blavatsky, a voz do silêncio
O monólogo Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio, assinado pela filósofa Profa. Lúcia Helena Galvão, se aprofunda no universo da política e escritora russa Helena Blavatsky em seu último dia de vida, revisitando memórias, conhecimentos adquiridos e a força de sua missão, com destaque para sua ligação com a Índia e o encontro com Gandhi. A peça tem sessões neste no sábado (09) às 20h e no domingo (10) às 18h, no Teatro Luiz Mendonça. Parque Dona Lindu, Av. Boa Viagem s/n, Boa Viagem. Ingressos na internet.

Mostra Comemorativa 15 Anos
A Cia Penduricalho celebra 15 anos de atividades com a Mostra Comemorativa especial, que reúne 15 números circenses em diferentes aparelhos aéreos, encenados por atuais e ex-alunos, incluindo artistas que hoje fazem parte da cena circense local, como integrantes da Cia Devir. A mostra acontece nesta sexta (08) e sábado (09), às 20h, no Teatro Apolo. Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Exposições

Exposição Sobressalto e Estripulia
A exposição Sobressalto e Estripulia mergulha no universo lúdico do artista pernambucano Bozó Bacamarte. Com curadoria de Guilherme Moraes, a mostra reúne 23 pinturas que abordam os festejos e manifestações culturais de Pernambuco, mitologia, sincretismo religioso, personagens populares e referências às tradições do Nordeste. A mostra será aberta nesta quinta-feira (07), às 18h. Já a visitação segue até 25 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h; na Galeria Marco Zero. Av. Domingos Ferreira, 3393, Boa Viagem. A entrada é gratuita.
Mostra Inferno – Cânticos
As galerias Amparo 60 e Garrido Galeria se unem em uma parceria inédita para apresentar a mostra coletiva Inferno – Cânticos, sob curadoria de Rita Vênus. Inspirada na Divina Comédia de Dante Alighieri, a exposição propõe diálogos artísticos sobre o sagrado, o erótico e o litúrgico, reunindo pinturas, instalações, desenhos e releituras de símbolos religiosos. A abertura do Ato 1 acontece nesta quarta-feira (6), às 19h, na Galeria Amparo 60. 3º andar da Dona Santa, Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 187, Boa Vista. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 15h (com agendamento prévio).
Exposição De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo
Chega ao Recife a exposição De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo, a primeira mostra individual da fotógrafa pernambucana Cláudia Dalla Nora. Celebrando os 300 anos do maracatu de baque solto, a exposição reúne 37 fotografias inéditas, captadas em Nazaré da Mata, Tracunhaém e Buenos Aires, que retratam ensaios, cortejos e o cotidiano de mestres e brincantes. A mostra abre na próxima terça-feira (12), no Cais do Sertão, e fica até o dia 12 de setembro. Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife. O horário de visitação é de terça a sexta, das 10h às 16h; e sábado e domingo, das 11h às 17h. A entrada é gratuita.


