A atriz, cantora e ícone da moda, Jane Birkin, morreu aos 76 anos, em Paris, informaram neste domingo (16) a imprensa francesa (via Le Parisien). A artista foi encontrada sem vida em seu apartamento em Paris e a causa da morte não foi revelada.
O Ministério de Cultura da França lamentou a morte e declarou que Birkin um “ícone francófono atemporal”. Em junho deste, a cantora cancelou uma série de datas em Paris por questões de saúde. Em setembro de 2021 ela sofreu um “pequeno derrame”, segundo a AFP, que a fez cancelar uma série de eventos. Em 2002 ela foi diagnosticada com leucemia.
Jane Birkin nasceu em Londres em 14 de dezembro de 1946, mas fez sua carreira na França. Ela foi um dos maiores nomes da cultura pop francesa e estrelou filmes clássicos como Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1968) e Paixão Selvagem (1976). Em 1969 a música “Je T’aime moi non plus”, ao lado do seu então companheiro Serge Gainsbourg tornou-se um sucesso mundial e a imortalizou como uma das mais sensuais intérpretes na música. A música também causou polêmica à época por seu erotismo sem rodeios.
O casal ficou junto por mais de uma década, com Jane Birkin colaborando com Gainsbourg em filmes e discos. Eles tiveram juntos uma filha, a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg, em 1971.
Sua carreira artística seguiu após o fim do relacionamento em 1980. Birkin lançou mais de 15 álbuns solo e fez aparições em vários filmes. Seu último disco foi Oh! Pardon tu Dormais… em 2020.