O Acervo RecorDança, coletivo de pesquisadoras que vêm catalogando e difundindo as memórias das danças de Pernambuco em um acervo digital, está comemorando 20 anos. Para isso, o grupo prepara uma programação com ações presenciais e virtuais nos próximos dias 7, 14 e 15 de dezembro, nas cidades de Olinda e Recife. O incentivo é do Funcultura.
Durante a programação, serão apresentados os resultados dos projetos “Memória da Dança em Pernambuco: artistas com deficiência e acessibilidade”, que mapeou artistas com deficiência e criações artísticas no campo da acessibilidade, e “Comunidades-Dança: que mundos movem?”, que investigou o conceito de comunidade dentro das realidades das danças frevo e vogue. Ambos conteúdos também serão disponibilizados no site do Acervo RecorDança com acesso público e gratuito.
Veja a programação completa:
- Lançamento da entrevista com Adriana do Frevo e do vídeo “Comunidades-dança: Cia Brasil por Dança”: 07 de dezembro, às 19h, no Clube Vassourinhas de Olinda. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com interpretação em Libras.
- Lançamento do episódio especial do podcast “Histórias ao Pé do Ouvido – Vogue” e o vídeo “Comunidades-dança: Vogue 4 Recife”: 15 de dezembro, às 15h, no MAMAM. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com interpretação em Libras.
- Apresentação pública do projeto “Memória da Dança em Pernambuco: artistas com deficiência e acessibilidade”: 14 de dezembro, às 16h, pelo canal do YouTube do Acervo (lançando cinco novas entrevistas em vídeo – Andreza Nóbrega, Jefferson Figueirêdo, John Lopes, Matheus Pimentel e Victor Marley; um ensaio sobre o projeto em texto e áudio; e versão do registro em vídeo do espetáculo Leve, do Coletivo Lugar Comum, com audiodescrição). O evento contará com interpretação em Libras.